terça-feira, 3 de maio de 2011

Os 10 piores alimentos para sua saúde

 Para esclarecer esses nossas dúvidas a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos: 


10º lugar: Sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.



9º lugar: Salgadinho de milho



De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.



8º lugar: Pizza


Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.



7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.



6 lugar: Salgadinhos de batata


Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.



5º lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.



4º lugar: Cachorro-quente


Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.



3º lugar: Donuts (Rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.



2º lugar: Refrigerante

De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.


1º lugar: Refrigerante Diet
“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.
Informações:Web frogger 
Obrigada pela dica @annatrein 

27 comentários:

  1. menina olha só o tal refri diet encabeça a lista, bom eu tenho q mudar algumas coisitas na alimentação q ainda como errado mas os ditos refris já expulsei da minha vida kkkkk
    bjim flor e amei o post

    ResponderExcluir
  2. De todos ai, gosto de verdade é da pizza e do sorvete!! Ai, como eu gosto de sorvete!!

    ResponderExcluir
  3. oie flor

    a troca do refrigerante normal

    pelo diet é um perigo né ...

    eu preciso banir esta bebida

    na minha vida, eu tomo apenas

    quando almoço fora ....

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ro tudo que tem passagem livre aqui em casa...agora é procurar melhorar a alimentação né!
    Beijokas Divas
    Deby

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Do refri diet eu fujo! Odeio o gosto, mas o resto nhamy! Eu adoro rsrsrrs! Tenho que diminuir a ingestão de cachorro quente, meu vicio! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha ainda bem que refri eu cortei da minha lista, mas pizza, chips de batata, cachorro quente e sorvete, esta difícil cortar.

    ResponderExcluir
  7. Dessa lista aí o meu maior consumo é de pizza e em segundo cachorro-quente. Os outros como eventualmente, muito raro mesmo, e NUNCA tomo refri diet. Odeio o gosto, rs.
    Ótima terça!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Olá..

    Ainda bem que desses eu só consumo pizza e batata frita...e sorvete lá muito de vez em quando...hehehe

    Amei a matéria..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Primeiro fiquei assustada pois adoro sorvete e também gostei de comer uma vez tiras de milho (apesar de só ter comido uma vez).
    felizmente o resto e até as tiras de milho não entram na minha alimentação nem na minha casa. Já o gelado/sorvete...há quase em permanência.
    Como pouco mas como.
    Beijocas linda

    PS Gostei do novo visual do blog

    ResponderExcluir
  10. Pizza e cachorro-quente eu até como de vez em quando, mas a pizza costumo fazer em casa, fica menos pior!

    A cilada em que caímos (e isso tb se refere ao xis), é que pensamos "ah, mas é só pão, molho de tomate, milho, ervilha, carne..." O problema são os complementos (maionese, batata-palha) e o processamento dessas carnes suspeitas! Desconfie sempre de uma salsicha que parece inofensiva! :) Ali vão os restos do que não pôde ser aproveitado... Infelizmente!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ro,

    Os perigosos são os mais gostosos né... Alguns eu já aboli da minha vida como o refri, não tomo nenhum... Tem outros q eu tb tinha abolido, mas agora q estabilizei o peso vira e mexe devoro, como cachorro quente e esses salgadinhos.. aiii meu Deus...
    Amei o post... me alertou...
    Imprimi seu treino para iniciantes e vou seguir...
    beijos e uma linda terça

    ResponderExcluir
  12. ai flor eu ja tinha passado por aki, mas nunca parado pra ler seus posts anteriores... ameeii... pode ter certeza q vou vir sempre agora.

    Mostrei pro marido a lista dos 10 alimentos prq ele so toma refri é mto dificil tomar água, ele é magro mas msmo assim eu me preocupo. Só fiquei na duvida agora é melhor o normal q o diet,então!?

    1000bjs e ótimo dia :D

    ResponderExcluir
  13. Q droga eu gosto amo tudo isso aiiiiiii:-(

    ResponderExcluir
  14. Nossa, amiga, fiquei até assustada.
    Eu era viciada em refrigerante zero, mesmo. Sabia que não era legal mas, não tanto assim.
    Vou me policiar mesmo daqui para frente.
    Ótima postagem! Obrigada.
    beijoo

    ResponderExcluir
  15. Oi miga,

    Verdade que certos alimentos trazem "dores de cabeça" - Pra mim eram "depois" com a barriga be cheinha,rs! Aos poucos consegui me livrar da maioria, mas hot hog final de semana...com a turminha aqui fica difícil*

    Beijus

    ResponderExcluir
  16. Nossa quanta coisa, preciso rever meus habitos rsrs
    Amei seu blog e já estou te seguindo.
    Visita meu cantinho, vou adorar te receber

    www.rosantanaeamigas.blogspot.com

    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Oi Rô, Obrigada por sua visitinha.
    VOu tentar ficar dessa vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gzuis que medo dessa lista!!

    Dai so o que não faço questão de comer é o bacon... do resto uma vez ou outra como!! O_O

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oii..
    adorei o post.. e to ate satisfeita comigo rs.. dos 8 itens, so bebo ainda o refri normal, o diet eu detesto, e de vez em quando a batatinha frita.. o resto uma vez no ano e olhe la rs..
    bjss

    ResponderExcluir
  20. ei querida por incrivel que pareça tem tudo que gosto, rsrs tenho msm que mudar meus hábitos affff. Amiga tem sorteio no blog vai lá bjs

    ResponderExcluir
  21. Minha nossa!! Estou lascado!!

    Tirando o refri diet, o bacon, as rosquinhas e o salgadinho de batata, como todos com frequência demasiadamente alta!!

    Me tira algumas dúvidas, por gentileza:
    1)O que contem nitrito de sódio é a salsicha em sí, ou outras coisas do cachorro quente também? Trocar a salsicha normal pela de frango ajuda?

    2) Sobre as pizzas, as que comemos em pizzarias, com massas feitas na hora, também contém os condicionadores e conservantes aos quais te referistes?

    3) Se o refri diet causa isso tudo por causa do aspartame, então todos os adoçantes que contém aspartame também causam? (sempre falei q esses adoçantes era um problema hehehe)

    4) Como viver sem sorvete, salgadinho de milho e pizza? Me conte este segredo!!!

    ResponderExcluir
  22. Ahh, já ia esquecendo... O que me diz de patê, empanados, hamburgueres, etc - já que as carnes processadas são problemas? Eles ficam próximos de constar nesta lista??

    Beijão e obrigado!!

    ResponderExcluir
  23. Dessa lista os únicos que consumo são sorvete e refri diet. Prometo beber menos refrigerante e deixar o sorvete só parao verão mesmo.

    ResponderExcluir
  24. O meu Deus só coisa boa mais que em excesso faz mal mesmo
    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  25. Oi lindona!!! Nossa, quase todos esses alimentos são os meus piores pesadelos!!! rsrsrsrrs... Coca-cola, pizza, sorvete, batata-frita, salgadinho de milho... Nossa!!! Só tentações, e os nossos piores inimigos né?!
    Quero lhe agradecer pela força e pelo carinho. Vim aqui lhe retribuir todo o carinho. É muito bom ter pessoas como vc ao meu lado, me apoiando e me incentivando.
    Muito obrigada mesmo.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  26. Sabe que passei o dia de ontem todo pensando nas 10 colheres de açucar numa latinha de refri?...é coisa demais....fiquei chocada...qdo eu penso me dá ânsia...eca!...ainda bem que não bebo refri.....quantas colheres de acuçar tem em uma barra de chocolate?...hehehehehe

    ResponderExcluir
  27. Tudo oq eu gosto ): , menos o refri diet

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...