Pular para o conteúdo principal

Corpo inchado? Saiba o que fazer!


Qual mulher que nunca se viu às voltas com este vilão: o inchaço no corpo. Tanto nas pernas, quanto na barriga, durante a gravidez, às vezes nas articulações ou até mesmo no corpo todo. Quando ele se instala, enche o corpo e a paciência. Além do desconforto físico, existe a questão, sempre latente, da aparência.

O inchaço deriva da retenção de líquidos no corpo e suas causas são variadas:
- No corpo todo pode ser problema de rins ;
- Nas articulações, muitas vezes, é reumatismo;
- Nas pernas acontece frequentemente durante a gravidez;
- Na região abdominal pode ser algum medicamento, período pré-menstrual, intestino preguiçoso ou, até mesmo, gases.

Sempre é bom consultar um médico especialista para saber o que fazer. Porém, desde já, algumas dicas podem ser úteis, tais como: cuidado com o sal na comida, observe se você não está exagerando; note também com que frequência tem comido carne derivada de porco ou alimentos processados. Eles são, muitas vezes, causadores da retenção de líquidos. Já feijão, pão, frituras e refrigerante, em excesso, contribuem para a formação de gases. Fique atenta!

No sentido oposto, alguns alimentos vêm ajudando a combater esse mal, que atinge, principalmente, as mulheres, somente por terem propriedades diuréticas e induzirem o corpo a eliminar líquidos mais facilmente através da urina, reduzindo o inchaço e trazendo bem-estar. “Os diuréticos são um grupo de fármacos que atuam nos rins, aumentando o volume e o grau de diluição da urina”, explica Rafael Hassin, nutricionista. O chá verde, o suco de melancia e o aspargo verde são as vedetes no assunto. O primeiro tem ainda efeito anti-oxidante, graças aos polifenóis. O aspargo verde, para vocês futuras mamães, além de não ter quase nenhuma caloria, é rico em ácido fólico.

Se a questão for melhorar o desempenho intestinal, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida, as fibras insolúveis fazem um bom trabalho. São elas: farelo de arroz, cereais, pão integral, batata, cenoura, espinafre e laranja.

A drenagem linfática vem ganhando cada vez mais adeptas nas clínicas de estética. Apesar de reivindicar para si a eliminação da celulite, o rejuvenescimento e o emagrecimento. Sua função efetiva é a redução dos líquidos acumulados no organismo porque estimula o sistema linfático e faz com que a pessoa urine mais. Reduz, assim, o inchado e proporciona uma sensação de emagrecimento. Mas não acaba com o problema em si. Janice Rastrello, uma simpatizante, fez durante dois meses, uma vez por semana e gostou muito. “Me sentia mais leve e realmente percebi a considerável perda de líquidos depois de cada sessão”, diz ela.

Beber bastante água diariamente, ainda é o melhor e o mais natural dos remédios, força a eliminação de líquidos, toxinas e sódio do organismo. E há quem diga que emagrece. Quer melhor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …