quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dieta Paleo




O QUE É DIETA PALEOLITICA?



Antes de mais nada, vamos retirar o rótulo, pois assim como a ideia da dieta é reduzir consumo de alimentos industrializados e consequentemente empacotados, um rótulo de “dieta” também acaba levando à algo “engessado”.
 Estilo de alimentação paleolítico, ou simplesmente comida de verdade, é justamente resgatar, melhorar ou manter saúde através da adoção de alimentos sem aditivos químicos, sem processamento, sem alterações na sua composição.
 Basicamente se refere à comer comida natural, genuína, sem lista de ingredientes intermináveis, ou com o mínimo de ingredientes, tentando adaptar para nossa realidade evolutiva.
 Ainda assim, parece confuso para compreender? Vamos simplificar: comer comida de verdade nada mais é do que evitar produtos refinados, açúcares, alimentos processados e grãos. Traduzindo para nossa realidade, seria como se cortássemos a base da pirâmide alimentar onde constam: massas, pães, biscoitos, etc, e mantivéssemos apenas aqueles alimentos que são plantados e colhidos, de forma natural. Ainda dos alimentos de origem animal, todos os tipos de carnes que existem e que cada cultura detém o consumo como habito regional. Sem necessidade de passar por maquinas ou processos que tirem sua gordura original, já que esse é um alimento naturalmente presente, cultivado, etc, não há motivo algum para ter medo dos seus componentes, pelo contrário. As doenças modernas que estão surgindo cada vez mais “fortes”, tem uma única origem: sobrecarga do nosso pâncreas pelo excesso de insulina secretada ao receber a alimentação moderna em sua corrente sanguínea. Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são fortes indutores do aumento do tecido adiposo.

 Sem sombra de dúvida, a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten e pó branco) fornece talvez 70% de todo o benefício não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias autoimunes.

Quer saber mais? Acesse: www.lowcarb-paleo.com.br

Adriane Rodriguez
Nutricionista
Paleo - Low Carb
Especialista em Fisiologia do Exercício & Nutrição Esportiva
Mestre em Biologia Celular e Molecular. Bióloga
INSTAGRAM: @adrinutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...