terça-feira, 20 de novembro de 2018

O terror da Fascite Plantar


O terror de todo corredor é se lesionar, interromper os treinos, perder ritmo, não participar de provas, não sentir o gostinho da endorfina.
Depois de toda mudança (país e rotina) correndo sozinha e tentando me adaptar em uma nova academia, em novembro do ano passado comecei a sentir dor no meu pé direito. Dei uma pausa de alguns dias, voltei a correr, mas o desconforto sempre presente.
Claro que procrastinei os alongamentos, justamente por correr sozinha acabei deixando de lado.
Entre pausas para tentar recuperar e treinos, a dor sempre incomodava, mas aquele sentimento e esperança de que iria melhorar, além da minha resistência de procurar um médico que não conheço no Porto, saudades do amigo e Dr Nilvio Severo!!
Então em abril deste ano procurei um ortopedista, fiz Raio X, ressonância e o resultado foi uma Fascite Plantar.

O que é Fascite plantar?

fascite plantar ou fasceíte plantar é a inflamação da fáscia plantar. A fáscia plantar é uma banda espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até aos dedos dos pés. Esta banda está recoberta de gordura para absorver choques e suporta a arcada plantar. A fascite plantar é a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 a 7,0% da população.  (www.saudebemestar.pt)
Tomei anti-inflamatório, o que não teve muito resultado. Por indicação médica e sem correr desde fevereiro, comecei a fazer fisioterapia e gelo. Foram 20 sessões de fisio, muito alongamento e gelo.
Após tudo isso, ainda sentia um certo incômodo no pé, também descobri que meu pé é cavo nível 4, ou seja, o pior. Fiz palmilhas e preciso usar diariamente.
Voltei a correr muito de leve em julho, mas a dor persistia...então procurei outro médico, ortopedista esportivo e especialista em atletas. Dia 22 de outubro fiz infiltração, dói bastante na primeira semana. Estou seguindo todas as recomendações médicas e por enquanto voltei apenas para a musculação e bike. Nada de rasteirinhas, chinelos havaianas nunca mais, gelo todos os dias e alongamento.
Desde que comecei a correr, há 9 anos atrás, esse certamente foi o meu pior ano relacionado a treino. Mas como desistir não é uma opção, estou contando os dias para voltar a correr e sentir aquela sensação maravilhosa de liberdade e missão cumprida no final do treino.

2 comentários:

  1. Desistir jamais será nossa opção..Aprendi com você esse amor pela corrida, por se cuidar..Aprendi tantooo com vocêRô, que mesmo com as adversidades eu não desisto..Obrigada..Melhoras

    ResponderExcluir
  2. Estou passado por essa terrível experiência, há quase 40 dias sem correr. Depois de 6 anos correndo essa foi e está sendo minha pior lesao. Uma fase ruim, mas tenho Fé que irá passar. Um grande abraço. Ronald Silva.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...