terça-feira, 2 de junho de 2009

Refrigerantes: em excesso eles são um perigo


As pessoas que bebem muito refrigerante podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue, revela um estudo publicado pelo International Journal of Clinical Practice. A ingestão exagerada dessa bebida reduz o nível da substância no sangue, o que provoca transtornos do ritmo cardíaco, que podem até matar.
Antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjoos. O estudo foi realizado com pessoas que bebiam entre dois e nove litros diários de refrigerante, incluindo mulheres grávidas internadas.
Uma gestante que bebia três litros de refrigerante por dia apresentava cansaço, perda de apetite e vômitos, enquanto outra, que consumia até sete litros diários (antes da internação), sofria de debilidade muscular.
Após deixar de beber refrigerante e tomar potássio, as duas pacientes se recuperaram, destaca o estudo. A redução do potássio é provocada por três componentes muito presentes em certos refrigerantes: glicose, frutose e cafeína.

0 comentários:

Postar um comentário