quinta-feira, 4 de abril de 2013

Disciplina Bebê!!!!



Uma pessoa sem disciplina pode ter um potencial enorme, mas terá dificuldade de atingir seus objetivos.
Quantas pessoas decidem entrar em dieta e acabam engordando mais do que quando começaram? Situações como esta mostram que, sem disciplina, nossas ambições não saem do papel. Os quatro elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são:
1) Motivação;
2) Objetivos;
3) Auto-controle;
4) Persistência.

A motivação é o princípio de tudo e só quando o indivíduo está verdadeiramente motivado é que tem forças para buscar os objetivos sonhados. Um problema que grande parte das pessoas enfrenta ao tentar encontrar motivação para operar uma mudança em sua vida são os falsos motivadores. Este é o caso, por exemplo, daqueles que decidem emagrecer pressionados por expectativas familiares. Considerando que esta fonte de motivação é externa ao indivíduo, ele dificilmente reunirá forças para atingir o alvo proposto.
Ter objetivos claros e precisos é outro ponto fundamental, pois permite que a pessoa direcione os pensamentos, ações e esforços para alcançá-los. Uma estratégia interessante para a definição de objetivos é escrever uma lista com as metas que se quer atingir e enumerar quais atitudes devem ser tomadas para que se chegue lá. Esta estratégia permite que os objetivos tomem forma e aumenta as chances de sua concretização.
O próximo fator a ser observado é o auto-controle e para atingi-lo é necessário que a pessoa não sucumba aos desejos momentâneos. Deve-se aprender a adiar a satisfação instantânea (de comer uma barra de chocolates, por exemplo) e aguardar para obtê-la no futuro (ao vislumbrar um corpo magro).
O último ponto: a perseverança. Perseverar significa persistir apesar das dificuldades. Winston Churchil certa vez disse, que "o sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo". Saber tolerar os erros e ter forças para superá-los é o que nos torna persistentes e, no futuro, vencedores.
Como se percebe, a auto-disciplina é uma característica que pode ser conquistada. O indivíduo disciplinado atinge seus objetivos com maior facilidade e coloca-se cada vez mais próximo de seus sonhos. Vale a pena tentar!
Fonte:  Por: Flávia Leão Fernandes  CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade. Mais Equilíbrio 

8 comentários:

  1. Oiii

    A mais pura verdade, eu vejo meninas emagrecendo 10kg em pouco tempo e no primeiro deslize desanimam e recuperam tudo de volta, falta exatamente isso disciplina.

    Saudades da minha amiga...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Roh , realmente se não formos disciplinados não somos nada....

    bjus

    ResponderExcluir
  3. gata vc ta mais lida que nunca viu, voltei a blogar tu lembra de mim ne kkk fiz um post hj contando as novidades se der passa a bjnhos mil

    ResponderExcluir
  4. Disciplina e determinação é tudo para conseguir um bom resultado e vc fez isso parabéns querida Rosângela.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.comn

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, me deu um up para recomeçar!

    ResponderExcluir
  6. Nossa vou te falar a verdade me deu uma vontade de chorar quando vi seu blog..sei lá as vezes acho que sou eu que não vou conseguir..mais ai olhando o seu e de um monte de meninas..me deu uma força..muito obrigada..estou com vontade e determinação para emagrecer espero conseguir..beijo bom fds..
    me segue http://boraemagrecerfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Verdadeiro, amiga ... são itens necessários para conseguirmos nossos objetivos. Grande beijo, aos poucos vou lendo os amigos.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...