quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Alfarroba: o novo ‘chocolate’ que você pode comer sem culpa!

Se você, como a grande maioria das mulheres tem um grande problema em se controlar à frente de uma barra de chocolate ou simplesmente não pode ver um bolo de chocolate que diz adeus à dieta, fique tranquila pois a salvação chegou. Disfarçada de vagem mas com um sabor delicioso muito similar ao do cacau, e com muitos benefícios à sua saúde, a alfarroba promete ser o seu grande aliado na dieta e pode até ser usado em receitas para substituir o chocolate. Use e abuse em caldas, recheios ou sobremesas quando tiver aquela vontade irresistível por um doce ou barra de chocolate.

A alfarroba é originária do Medterrâneo e vem sendo usada há milhares de anos, porém somente nos últimos tempos foi descoberta pela gastronomia Brasileira e vem cada vez mais ganhando destaque em receitas fitness e dietas. Ela fornece inúmeros benefícios à saúde e possui uma concentração menor de açúcar, gordura e menos calorias do que o chocolate, além de não conter cafeína, glúten ou lactose. Por ser muito rica em fibras a alfarroba pode baixar colesterol ruim no sangue e auxiliar o funcionamento do aparelho digestivo, e de quebra manter a sua saciedade por mais tempo. Ela também possui uma grande concentração de vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo como a vitamina B1, B2, magnésio, cálcio e ferro. Esse grão também é riquíssimo em antioxidantes, reparando danos e mantendo a saúde da sua pele e das células no organismo em geral.
Para usar a alfarroba é muito simples, use em receitas que levam o chocolate em pó e substitua pela alfarroba em pó também. Você obterá o sabor similar do chocolate porém com uma quantia consideravelmente menor de calorias e com muito mais benefícios para a sua saúde. É possível também incluir a alfarroba na confecção de pães e bolos, porém lembre-se que a sua cor marrom poderá mudar a aparência do produto final.

Substituir ingredientes ricos em açúcar por opções mais saudáveis é um grande passo para mudar o seu estilo de vida e ter hábitos alimentares mais saudáveis!

Andrea Lane,
DTR e Nutricionista do Blog ContarCalorias


Estou usando alfarroba nas minhas receitas, uso em pó como substituto do chocolate e fica uma delícia.
Também adoro as alfarrobas em barra, pouco calóricas e sacia a vontade de doces.
Em Porto Alegre compro na loja Porto Mais Verde:


Um comentário:

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...