quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Meu início na corrida


Já falei sobre como iniciei na corrida  por aqui, mas como sempre me perguntam, vale a pena o respost com algumas atualizações, é um assunto que amo tanto e mudou minha vida.
Sempre achei lindo as pessoas correndo na rua, olhava os corredores treinando na Orla do Guaiba em Porto Alegre, achava o máximo, mas pensava que não conseguiria correr, apesar de ter emagrecido, ainda me achava uma pata sem jeito pra corrida. 
Até que um dia...em 2009 perguntei para o meu professor/treinador Guilherme Maciel: -"Será que eu consigo correr?" Ele me disse: -"Se você quiser eu te treino." 
Não pensei duas vezes, aceitei iniciar os treinos de corrida na esteira, caminhava 4 minutos e corria em ritmo de trote leve 2 minutos, total de 30 minutos no início, depois aumentava semanalmente, eram dois longos minutos, cansava muito mesmo, mas não desisti, assim seguimos 3x na semana trote leve de corrida e 3x musculação. Eu queria e precisava muito de um novo desafio, então seria a corrida de rua minha nova meta - desafio dos 30 anos.
Nesta época fiquei sabendo que existia provas de corrida de rua para amadores e profissionais, que eu poderia participar sem pensar em tempo de prova. Comecei a pesquisar mais sobre o assunto e claro me inscrevi na primeira prova. Após um mês treinando participei do Circuito Adidas em junho de 2009, a minha primeira prova de 5km. 
Foi apaixonante, Amei, curti cada momento, aquela energia maravilhosa, várias pessoas alegres e vários vários biotipos. Concluí os 5km em 40 minutos feliz da vida. A partir daí não parei mais. Já foram mais de 90 provas de corrida de rua: 5km, 6km, 8km, 10km, 15km, 16km, 21km no asfalto e 25km pela areia da praia, prova que fiz em dezembro de 2016, meu maior desafio até hoje,

Como mudei desde 2009, minha forma física mudou,  o volume de gordura corporal diminuiu muito, por isso é tão importante acompanhar seu %percentual de gordura e medidas, não somente o peso na balança. Gordura faz/tem muito volume, o músculo te ajuda a queimar mais gordura e melhora o funcionamento do metabolismo. 
Procure um profissional/nutricionista para te acompanhar e medir seu % de gordura, assim você irá melhorar nos treinos, além de se sentir "mais leve" para correr, caminhar, se exercitar.



CLIQUE AQUI para ver um guia para começar a correr. Lembre-se: faça exames de rotina e procure um profissional para te orientar.

Hoje, quase 8 anos depois, totalmente "viciada" na corrida de rua, adoro tudo isso, aprendi a gostar de treinar,  aprendi a gostar de cuidar de mim. Fácil? Nada vem fácil, treino, disciplina, renúncias, muitas renúncias, se superando a cada passada, mas os resultados são recompensadores.
Já ensaiei algumas vezes em fazer uma maratona que são 42km, mas isso é assunto para outro post, but... ando namorando a Maratona de Porto Alegre que acontece em junho de 2017. 
Desafie-se, mexa-se, saia da zona de conforto! Se você realmente quer, você consegue!!! 

2 comentários:

  1. Então estou no caminho certo..Ótimo post...Meu lugar é correndo na rua, sinto isso. Vc aflorou em mim esse desejo e essa possibilidade. .Obrigada Rô.

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e inspiração! Estou voltandoooo Bjos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...