terça-feira, 5 de maio de 2009

Drenagem Linfática e a Celulite


A saúde do sistema linfático está muito relacionada com a celulite. Para manter o corpo saudável e sem celulite é necessário um sistema linfático saudável e com bom funcionamento. Este sistema serve para trazer nutrientes e levar desperdícios de entre as células e levar esses desperdícios para o sistema circulatório principal. A linfa também absorve a gordura no intestino delgado e faz parte do sistema imunitário do corpo.
Quais são as ligações do sistema linfático e a celulite?
Apesar da linfa estar ligada ao aparecimento da celulite isso não dá a resposta completa para tratar a celulite.
A linfa é também importante para transportar nutrientes e para remover fluidos e proteínas em excesso para prevenir o inchaço do corpo. Este sistema serve para manter as células irrigadas mas também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células.
O sistema linfático é composto por muitos vasos linfáticos. A linfa está em todo o lado e quando este sistema não está a funcionar corretamente os resíduos e toxinas no corpo começam a acumular e tornam-se tóxicos pois já não conseguem ser removidos, levando a doenças degenerativas e à celulite. A celulite não é causada só pela falta de circulação da linfa. O problema da celulite é mais profundo pois tem a ver com a alimentação. A celulite também é originada por falta de exercício físico.
O que faz circular a linfa é o movimento do corpo e os músculos. Enquanto a circulação do sangue é feita pelo coração que bombeia o sangue, o sistema linfático não tem esta vantagem. A linfa mexe-se com a contração dos músculos, exercício físico e massagem drenagem linfática. Este sistema é composto por milhões de vasos unidirecionais, que ao contrario do sangue só permitem que a linfa tenha uma direcção, dos tecidos até ao sangue. Apesar de operar separadamente da circulação sanguínea, o sistema linfático é muito importante mas não é reconhecido com a importância devida.
Ao entender o funcionamento do sistema linfático podemos perceber melhor como a celulite aparece. A celulite aparece porque existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Depois estas impurezas misturam-se com gordura e criam a celulite. A celulite são pequenos entupimentos sólidos mesmo debaixo da pele.
A drenagem linfática ajuda na remoção da celulite pois solta alguns nódulos de celulite e evita o aparecimento de mais celulite. Se continuar a comer mal vai ter mais celulite.
O fato da maioria das mulheres terem celulite pode tornar o problema “genético” mas não quer dizer que isso seja uma desculpa para ter essa celulite. Comer hamburgueres, bolos e doces todos os dias tem a consequência de aparecer celulite. Isso não é genético, a celulite vem devido ao estilo de vida. Desporto e comida saudável evitam o aparecimento da celulite.
Fonte: http://drenagemlinfatica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...