Pular para o conteúdo principal

Obesidade- A Busca pelo "Corpo Ideal"

A idéia de um corpo escultural é muito divulgado pela mídia por meio de mensagens implícitas e, muitas vezes, explícitas. Esse culto à bela forma arrasta milhares de pessoas a beira da depressão e engorda, sem duplo sentido, a conta das indústrias farmacêuticas. Fármacos usados no combate à obesidade são modestamente efetivos, pois provocam efeitos colaterais indesejados e não liquidam totalmente o excesso de sobrepeso. Podemos dizer que eles se incluem numa estratégia terapêutica na neutralização da obesidade. Estão classificados em três grandes categorias que:
- atuam sobre o sistema nervoso central modificando o apetita ou a conduta alimentar;
- atuam sobre o metabolismo aumentando a termogênese;
- atuam sobre o sistema gastrointestinal diminuindo a absorção de gorduras.


Analisando um exemplo de cada podemos citar a Sibutramina que afeta a recaptação de noradrenalina e serotonina diminuindo a ingesta alimentar e aumentando o gasto calórico; a Efedrina que promove aumento na produção de calor e, portanto, maior consumo de energia; o Orlistat que bloqueia a absorção de triglicérides no intestino e diminui a ingesta alimentar.

Agora vamos analisar os efeitos colaterais de cada um: a Sibutramina causa taquicardia e aumento da pressão arterial; a Efedrina tem efeitos semelhantes ao remédio anterior; o Orlistat provoca incontinência fecal com diarréia gordurosa além de diminuição na captação de vitaminas lipossolúveis (K, A, D, E). Além desses, o Rimonabant provoca náuseas, diarréias e problemas psíquicos (principalmente depressão).Esses fármacos são usados por pessoas obesas que tentam emagrecer, mas também por pessoas magras que sonham em alcançar um corpo perfeito (que não existe, uma vez que perfeição está muito associado a gostos e preferências individuais). Entretanto, novas estratégias estão sendo repensadas como forma de minimizar os efeitos viciantes e erradicar a procura desenfreada por esses medicamentos que são, teoricamente, de comercialização proibida sem o uso de receita médica. Assim, estudos realizados procuram um mecanismo de ação molecular que seja capaz de bloquear a ação dos neuropeptídeos estimuladores do apetite, bem como a inibir a ação de outras proteínas relacionadas à resistência à leptina.
Antes de buscarmos um corpo ideal por que não pensarmos num tratamento ideal? Assim, o mais recomendado é sempre procurar um médico que lhe oriente quanto ao que deve ser feito. Importante também salientar a importância da atividade física em nossa vida, além de outros tratamentos estéticas sem efeitos colaterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…