Pular para o conteúdo principal

Chá - Mistura quente



Chás e infusões carregam uma cultura secular

A tradição secular de beber chá vem ganhando aos poucos novos adeptos. Descoberta por acaso há cerca de 5 mil anos pelo imperador chinês Shên Nung, a bebida é a estrela do Jardim do Chá, aberto recentemente pelas irmãs Ivana, 28 anos, e Ângela Rigotto Eberle, 29, na chácara que leva o sobrenome da família, no bairro Exposição. Por lá, é possível encontrar cerca de 40 variedades nacionais e importadas, além de doces, salgados e utensílios para o preparo.

Conta a lenda que enquanto o imperador fervia água sob a sombra de uma árvore durante um de seus passeios, folhas da planta caíram no líquido, deixando-o com uma tonalidade diferente. Curioso, o soberano resolveu provar a tal água colorida e, satisfeito, decidiu fazer experimentos com outras plantas.

Estava descoberto o chá, que com o passar do tempo tornou-se uma das bebidas mais consumidas no mundo.

– Na China, os chás são comparados a vinhos de grandes safras. Há todo um ritual para o seu consumo – explica Ivana.Infusões saudáveisNem tudo o que chamamos de chá pode ser assim nomeado. Conforme Ivana, somente são consideradas chás as ervas provenientes da planta Camellia sinensis. De acordo com o tempo de fermentação durante a produção, os chás dividem-se em verde, branco, oolong, preto e amarelo. Ou seja, aquele “chazinho” de macela, erva-doce, boldo, maçã e outros são apenas infusões.Um dos fatores que ajudou a popularizar o hábito de beber chás por aqui, principalmente o verde, são as propriedades antioxidantes e de queima calórica atribuídas a eles. Com alto teor de cafeína e sais minerais, eles facilitam a queima de gordura e auxiliam no combate ao envelhecimento precoce.

– Temos de deixar claro que, sozinho, o chá não faz milagre. É preciso uma dieta balanceada e exercícios – frisa Ivana.Incluído entre os chás pretos, o Darjeeling, produzido apenas na primavera na região homônima da Índia, é um dos mais populares. Há ainda o Rooitea, proveniente de uma planta conhecida como Árvore do Mel, na África do Sul. Livre de cafeína, é indicado para crianças e gestantes por proporcionar uma boa noite de sono. Rico em sais minerais, ele também é recomendado para atletas após a prática de exercícios. Pelo fato de a bebida ser quente, o organismo absorve melhor tais nutrientes.

Só são considerados chás aqueles extraídos da planta Camellia sinensis. De acordo com o tempo de fermentação, eles são classificados como:
- Verde: não é fermentado
- Branco: fermentação curta
- Oolong: semi-fermentado
- Preto: totalmente fermentado
- Amarelo: fermentado em várias etapas
Assim como os vinhos, cada tipo de chá combina melhor com determinada comida.

- Verde e Amarelo: indicado pela manhã e como acompanhamento de bolos e tortas
- Branco: pela manhã e em refeições leves como saladas e peixes
- Oolong: após o almoço ou janta
- Preto: café da manhã e à tarde. Por ser mais forte, não deve ser ingerido com o estômago vazio, pois pode causar irritação à mucosa do estômago
Assista a um vídeo com curiosidades sobre os chás e dicas de preparo
da bebida
- Os chás são ricos em polifenóis, que auxiliam no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce da pele.
- Por terem alto teor de cafeína, atuam na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso.
- A água não pode estar fervendo. A temperatura ideal deve ser entre 80°C e 90°C. Se ferver, deve-se desligar o fogo e esperar cinco minutos antes de iniciar o preparo. Caso contrário, queimará as folhas.
- Recomenda-se o uso de água mineral. Caso seja utilizada água da torneira, o ideal é fervê-la por cerca de cinco minutos para evaporar o cloro.
- Alguns tipos de chás pedem o uso de infusor no seu preparo. Outros podem ser preparados colocando as ervas direto na xícara. Para cada xícara de água, recomenda-se uma colher (chá) de ervas.
- O tempo de infusão deve ser entre três e cinco minutos. Quanto mais tempo, mais amarga e forte será a bebida.
- O ideal é que os chás sejam bebidos sem açúcar ou adoçados com uma colher (chá) de mel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…