Pular para o conteúdo principal

Proteínas: o que elas fazem pela sua boa forma

Uma grande preocupação manifestada por quem precisa perder peso ou quer se manter magro é ingerir a quantidade adequada de proteínas. Mas é bom saber o quê elas realmente podem fazer por você. A famosa dieta das proteínas não costuma ser recomendada por profissionais de nutrição. Entenda:

As proteínas são estruturas químicas complexas que contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Muitas estruturas e substâncias do organismo são compostas por proteínas como tecidos, ossos, unhas, pele, cabelo, hormônios, enzimas etc. Assim, suas funções englobam a construção de músculos, de células vermelhas do sangue e de anticorpos, produção de enzimas e hormônios que regulam diversos processos do organismo e ainda transporte de diferentes substâncias como gorduras, minerais e oxigênio.

O consumo elevado de alimentos ricos em proteína não significa que leve ao aumento de massa muscular. O ganho de massa muscular é resultado do estímulo do exercício físico e é necessária a ingestão de nutrientes na proporção correta. A proteína repara a lesão das fibras musculares depois do exercício, mas isso só acontece se houver uma ingestão adequada de carboidratos, pois na ausência de carboidratos, as proteínas são usadas como fonte de energia levando a perda de massa muscular.

Até uma hora antes da atividade física e durante o exercício também é necessária a ingestão de carboidratos. Logo após o término do exercício é necessária a ingestão de um lanche ou uma refeição que tenha uma proporção de três partes de carboidratos para uma parte de proteína, dizem os livros de nutrição esportiva. É neste momento que os nutrientes são mais rapidamente absorvidos pelo músculo, podendo aumentar o aumento muscular e prevenir a degradação de massa magra.

Os alimentos fonte de proteínas são carnes vermelhas, aves, peixes, leite, iogurte, queijos, ovos e as leguminosas (feijão, lentilha, soja etc.). Tanto as proteínas como os carboidratos fornecem a mesma quantidade de calorias (4kcal) por grama de alimento.

www.clicrbs.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …