segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Proteínas: o que elas fazem pela sua boa forma

Uma grande preocupação manifestada por quem precisa perder peso ou quer se manter magro é ingerir a quantidade adequada de proteínas. Mas é bom saber o quê elas realmente podem fazer por você. A famosa dieta das proteínas não costuma ser recomendada por profissionais de nutrição. Entenda:

As proteínas são estruturas químicas complexas que contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Muitas estruturas e substâncias do organismo são compostas por proteínas como tecidos, ossos, unhas, pele, cabelo, hormônios, enzimas etc. Assim, suas funções englobam a construção de músculos, de células vermelhas do sangue e de anticorpos, produção de enzimas e hormônios que regulam diversos processos do organismo e ainda transporte de diferentes substâncias como gorduras, minerais e oxigênio.

O consumo elevado de alimentos ricos em proteína não significa que leve ao aumento de massa muscular. O ganho de massa muscular é resultado do estímulo do exercício físico e é necessária a ingestão de nutrientes na proporção correta. A proteína repara a lesão das fibras musculares depois do exercício, mas isso só acontece se houver uma ingestão adequada de carboidratos, pois na ausência de carboidratos, as proteínas são usadas como fonte de energia levando a perda de massa muscular.

Até uma hora antes da atividade física e durante o exercício também é necessária a ingestão de carboidratos. Logo após o término do exercício é necessária a ingestão de um lanche ou uma refeição que tenha uma proporção de três partes de carboidratos para uma parte de proteína, dizem os livros de nutrição esportiva. É neste momento que os nutrientes são mais rapidamente absorvidos pelo músculo, podendo aumentar o aumento muscular e prevenir a degradação de massa magra.

Os alimentos fonte de proteínas são carnes vermelhas, aves, peixes, leite, iogurte, queijos, ovos e as leguminosas (feijão, lentilha, soja etc.). Tanto as proteínas como os carboidratos fornecem a mesma quantidade de calorias (4kcal) por grama de alimento.

www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...