segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TPM? Controle esse mau (humor!) comendo certo

Durante cerca de uma semana, todo mês, a mulher enfrenta os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), que costumam piorar sua qualidade de vida. Dá sono, mau humor, dores de cabeça, desânimo, cólicas... A alimentação é um dos fatores que pode ajudar no controle do mau (humor!) da TPM, que atinge mais de 70% das brasileiras.

Alguns nutrientes são ótimos aliados para diminuir as sensações de cólicas e de irritabilidade. Os principais aliados são: vitamina B6, as fibras, o triptofano e os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. A nutricionista Márcia Daskal ensina como eles podem ajudá-la:

- A vitamina B6 melhora as sensações de irritabilidade e as dores de cabeça. Ela é encontrada principalmente em grãos e cereais integrais (linhaça, trigo, aveia..) e nas leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha. Estes cereais e leguminosas também são ricos em fibras, fundamentais para regularem o funcionamento intestinal e controlarem a ansiedade de comer porque promovem a sensação de saciedade. As fibras também estão presentes nas frutas e nas folhas e legumes.

- O triptofano é um aminoácido precursor de um hormônio relacionado à sensação de prazer e relaxamento e, por isso, melhora a irritabilidade comum durante a TPM. O triptofano está presente principalmente no leite e em seus derivados, como iogurtes e queijos.

- Os ácidos graxos (gorduras) ômega 3 e ômega 6 ajudam a modular a resposta inflamatória e, assim, reduzir as dores e desconfortos causados pelas cólicas. As principais fontes deste ácidos graxos são os peixes como salmão, atum e arenque.

Por outro lado, há alguns alimentos que podem piorar os sintomas da TPM. Alimentos e bebidas ricos em cafeína, por exemplo, podem aumentar a irritação. São eles: café, chá mate e chá preto, chocolate, energéticos, guaraná em pó e refrigerantes de cola.

Já os alimentos industrializados, como salgadinhos, sopas em pó, enlatados e refeições congeladas, são ricos em sódio e podem aumentar a retenção de líquidos, comum nesta época.

E se bater aquela tradicional vontade de doces, prefira aqueles à base de frutas, como pêssego, abacaxi ou figo em calda ou frutas desidratadas, como banana, damasco e maçã secas.

fonte: www.clicrbs.com.br e Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida.


0 comentários:

Postar um comentário