Pular para o conteúdo principal

TPM? Controle esse mau (humor!) comendo certo

Durante cerca de uma semana, todo mês, a mulher enfrenta os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), que costumam piorar sua qualidade de vida. Dá sono, mau humor, dores de cabeça, desânimo, cólicas... A alimentação é um dos fatores que pode ajudar no controle do mau (humor!) da TPM, que atinge mais de 70% das brasileiras.

Alguns nutrientes são ótimos aliados para diminuir as sensações de cólicas e de irritabilidade. Os principais aliados são: vitamina B6, as fibras, o triptofano e os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. A nutricionista Márcia Daskal ensina como eles podem ajudá-la:

- A vitamina B6 melhora as sensações de irritabilidade e as dores de cabeça. Ela é encontrada principalmente em grãos e cereais integrais (linhaça, trigo, aveia..) e nas leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha. Estes cereais e leguminosas também são ricos em fibras, fundamentais para regularem o funcionamento intestinal e controlarem a ansiedade de comer porque promovem a sensação de saciedade. As fibras também estão presentes nas frutas e nas folhas e legumes.

- O triptofano é um aminoácido precursor de um hormônio relacionado à sensação de prazer e relaxamento e, por isso, melhora a irritabilidade comum durante a TPM. O triptofano está presente principalmente no leite e em seus derivados, como iogurtes e queijos.

- Os ácidos graxos (gorduras) ômega 3 e ômega 6 ajudam a modular a resposta inflamatória e, assim, reduzir as dores e desconfortos causados pelas cólicas. As principais fontes deste ácidos graxos são os peixes como salmão, atum e arenque.

Por outro lado, há alguns alimentos que podem piorar os sintomas da TPM. Alimentos e bebidas ricos em cafeína, por exemplo, podem aumentar a irritação. São eles: café, chá mate e chá preto, chocolate, energéticos, guaraná em pó e refrigerantes de cola.

Já os alimentos industrializados, como salgadinhos, sopas em pó, enlatados e refeições congeladas, são ricos em sódio e podem aumentar a retenção de líquidos, comum nesta época.

E se bater aquela tradicional vontade de doces, prefira aqueles à base de frutas, como pêssego, abacaxi ou figo em calda ou frutas desidratadas, como banana, damasco e maçã secas.

fonte: www.clicrbs.com.br e Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…