Pular para o conteúdo principal

As verdades sobre o leite

Desde a infância o ser humano é acostumado a ingerir leite e os seus derivados. Desta forma, você já deve ter ouvido algumas vezes de sua mãe que precisa beber este líquido para crescer forte e saudável. E ela tinha razão, já que ele é rico em cálcio, mineral mais abundante no corpo humano, e fundamental na formação óssea.

Luís Ricardo de Souza Alves, nutricionista da clínica Nutrição Fácil , explica porque o leite é essencial para crianças e adultos, e como a ausência de cálcio na alimentação pode acarretar alguns problemas na constituição dos ossos, além de dores e doenças mais graves.

“A falta de cálcio em crianças e adolescentes pode causar raquitismo (falta de mineralização óssea) ocorrendo deformações e dores nos ossos e fraqueza muscular. Em adultos esse processo é chamado osteomalácia. A falta desta substância também pode gerar convulsões musculares e a osteoporose (ossos extremamente fracos ficando mais suscetível à fratura), este último sendo mais comum em idosos”, afirma.

O leite e o corpo humano
Apesar de o leite animal não ter as mesmas propriedades que o leite materno, que é composto com todos os nutrientes e vitaminas necessários para o lactante, ele também tem suas vantagens. Por ser rico em proteína, substância essencial para quem pratica esportes, ele pode ser aproveitado desta forma.

“Não digo que o leite é indispensável para um atleta, até porque existem outros alimentos que contêm as substâncias necessárias na dieta de um corredor, e muitas pessoas sofrem intolerância à lactose. Mas o leite é rico em proteína, muito importante para o corpo humano”, explica Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva.

Mas será que essa proteína animal pode ser bem aproveitada pelo humano? Luís explica. “Sim, a proteína do leite de vaca é excelente, e pode ser bem aproveitada pelo organismo. Alimentos como carne em geral (carne vermelha, peixe, frango), ovo, carne de soja, queijos magros e combinações de proteínas vegetais (como feijões, lentilhas, grão de bico) são excelentes proteínas para o organismo”.

Para quem sofre de intolerância à lactose, o açúcar do leite, outros alimentos podem substituir a bebida, para suprir a falta dos nutrientes encontrados nela. “Outros alimentos fontes de proteína são as carnes, os ovos, o tofu e alguns suplementos como whey protein e a albumina”, resume a nutricionista.

Com moderação
Alguns nutrientes do leite, como a proteína beta-lactoglobulina, não são aproveitados pelo corpo humano. Quando o intestino não está saudável esta substância, em vez de ser eliminada, é absorvida pelo corpo, mas não é aproveitada, podendo causar alguns problemas como cistite, celulite, resistência à insulina etc.

Porém, se utilizado sem exagero, e em pequenas quantidades, não há problema quanto à ingestão da bebida. “Algumas pessoas fazem uso diário do leite e nada sentem. Desta forma, não precisam excluí-lo do dia-a-dia. Já quem sofre à intolerância ou mal estar com consumo de leite deve evitá-lo sempre”, explica Priscila.

Já quando o assunto é a ingestão do leite antes de provas, Luís explica. “O leite é principalmente fonte de proteínas, e antes de exercícios e provas devemos ingerir mais carboidratos, por isso a ingestão de leite não deve ser exagerada antes desses momentos”, diz o nutricionista, que completa.

“Mas não é necessário eliminá-lo da alimentação. A palavra chave é moderação. Um copo de 200ml de leite 60 a 90 minutos antes de treinos ou provas (para quem não tem problemas com esse alimento) não fará mal algum”.

Prós e contras
A pedido do O2 Por Minuto o nutricionista Luís Ricardo de Souza Alves listou as vantagens e desvantagens do leite na dieta diária.

Prós:
Uma proteína de alto valor biológico
Uma das melhores fontes de cálcio
Uma boa fonte de vitamina A
Fácil e barata de achar em, praticamente, qualquer parte do Brasil.

Contras:
Para alguns indivíduos pode desenvolver ou potencializar certas patologias: colites; flatulência; crises de diarréias; desconforto abdominal; doenças alérgicas como asma, bronquite, rinites; dores musculares e articulares; diminuição das plaquetas; dermatites; agitação, enxaqueca e arteriosclerose.

http://o2porminuto.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …