quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Chocolate Amargo - doce amigo

Chocolate amargo
Veja porque ele é um doce amigo do sangue.

O chocolate há muito faz a festa dos apreciadores. Tem até aqueles que são tão fanáticos que autodenominam “chocólatras”.Só que agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmaram ter descoberto que o chocolate meio amargo melhora o funcionamento dos vasos sangüíneos. O artigo foi publicado na imprensa americana.

Segundo os cientistas, o chocolate meio amargo tem altas concentrações de flavonóides, substâncias antioxidantes e que são encontradas em larga escala neste alimento.

Pessoas que fizeram uso deste tipo de chocolate apresentaram uma capacidade maior de dilatar as artérias, o que representa melhora da saúde vascular, proporcionando menor risco de doenças cardíacas.

O bom funcionamento de veias e artérias ajuda a prevenir infartos, derrames e outras doenças ligadas à má circulação. Na experiência realizada na Califórnia, 11 pessoas ingeriram 46 gramas de chocolate amargo, rico em flavonóides por dia, enquanto outras dez comeram a mesma quantidade de chocolate com poucos flavonóides.

No fim do estudo, no grupo que ingeriu o chocolate rico em flavonóides, a dilatação dos vasos aumentou em 10%, enquanto no outro grupo houve uma queda de 10%.

Apesar dos resultados da pesquisa, cardiologistas alertam que estudos anteriores mostraram que os componentes do cacau podem melhorar a dilatação dos vasos sangüíneos a curto prazo, mas ainda não foi realizado um estudo dos efeitos a longo prazo. Estes médicos lembram que o chocolate é um alimento muito calórico e tem grande quantidade de gorduras, que se ingeridas em grande quantidade podem trazer problemas de saúde.

http://bemstar.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...