Pular para o conteúdo principal

Corrida - Uma Paixão em Grupo

A corrida está na moda no Brasil. Estima-se que, hoje, mais de 4 milhões de pessoas estejam acelerando passadas em busca de benefícios como músculos tonificados, perda de peso, melhora da capacidade cardiorrespiratória e bom humor, uma vez que o exercício libera endorfina, neurotransmissor produzido no cérebro e enviado para a corrente sanguínea em momentos de estresse.

Para começar, motivação é essencial, mas não basta. Na mesma proporção em que o esporte é um ótimo exercício físico, também oferece riscos, como os de lesões. Antes de colocar o pé na estrada, é fundamental realizar exames médicos e buscar orientação com um profissional de Educação Física.

Quem nunca se exercitou num treino de corrida pode iniciar com caminhada ou corrida intercalada com caminhada. Correr com segurança é a garantia de uma evolução natural e da conquista dos benefícios do esporte.

Confira algumas dicas para começar a se exercitar:

Correr melhora a capacidade cardiorrespiratória e a postura, emagrece e previne osteoporose. Também faz bem ao humor devido à liberação de endorfina após o exercício.

Ninguém nasce com resistência para correr longas distâncias, mas a condição genética de alguns é mais favorável do que a de outros. Cada um tem seu tempo para ganhar resistência física e velocidade.

Para iniciantes, o treino pode começar intercalando corrida com caminhada. Praticando de duas a três vezes por semana, em dias intercalados, o condicionamento físico melhora cerca de 10% por semana.

Procurar ajuda de um profissional de Educação Física é fundamental. Praticada da maneira errada, a corrida pode resultar em fraturas, contusões e alterações cardiovasculares, metabólicas e hormonais.

Quando praticada em excesso e sem o descanso necessário, a corrida pode gerar a síndrome de overtraining.

Principais sintomas de overtraining: dificuldade para dormir, perda de apetite, dores frequentes em mais de um ponto, pequenas lesões, mudança de humor, irritação constante, cansaço em demasia, aumento da frequência cardíaca em repouso e inchaço.

Erros de principiante:

Não aquecer antes e depois da corrida. O aquecimento adequado melhora o desempenho, e a desaceleração pós-corrida faz com que a recuperação seja mais rápida.

Comer demais antes de treinar. Apesar da necessidade de combustível para um melhor desempenho, correr com o estômago cheio pode causar indigestão, náuseas e vômito.

Acelerar muito cedo. A maioria dos corredores iniciantes larga em ritmo muito forte e sofre para concluir os últimos quilômetros.

Prato de corredor

Fonte: The Gatorade Sports Science Institute (GSSI Brasil)

ANTES
O ideal é fazer uma refeição de duas a cinco horas antes de correr. A refeição ideal deve ser composta basicamente por carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras. Os carboidratos são digeridos rapidamente, enquanto a digestão de proteínas e de gorduras é mais lenta.

DEPOIS
A refeição adequada reabastece a energia dos músculos. O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas depois de duas e quatro horas.
Se não conseguir ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos ou se não houver alimentos disponíveis, procure beber dois a quatro copos de alguma bebida esportiva ou comer uma barra energética.

http://www.clicrbs.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Termogênico: SmartCaps Energy

Como já comentei algumas vezes aqui no blog, eu treino 6x na semana: 3x musculação e 3x corrida. 
Nos dias de corrida estou tomando o termogênico  Smarcaps Energy da Smart Life.

O que é o Smartcaps Energy?
É um energético em cápsulas é uma solução portátil de energia com ação rápida. Aumenta o desempenho físico e mental, melhorando a concentração e estimulando a disposição geral do corpo. Auxilia na reposição das vitaminas do complexo B e vitamina C.

Especificações fornecidas pela Smart Life

É um alimento funcional, ou seja, não é remédio. Possui embalagem pequena, prática e conveniente, num formato inovador e funcional. As cápsulas gelatinosas de são comprovadamente a preferência do consumidor. Dados técnicos O extrato de guaraná (cafeína) é um estimulante natural do sistema nervoso central e do metabolismo basal. As vitaminas do complexo B são vitais para as atividades do cérebro e coração. A vitamina C ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e possui ação antioxidante. Minha opiniã…