domingo, 29 de novembro de 2009

Corrida - Uma Paixão em Grupo

A corrida está na moda no Brasil. Estima-se que, hoje, mais de 4 milhões de pessoas estejam acelerando passadas em busca de benefícios como músculos tonificados, perda de peso, melhora da capacidade cardiorrespiratória e bom humor, uma vez que o exercício libera endorfina, neurotransmissor produzido no cérebro e enviado para a corrente sanguínea em momentos de estresse.

Para começar, motivação é essencial, mas não basta. Na mesma proporção em que o esporte é um ótimo exercício físico, também oferece riscos, como os de lesões. Antes de colocar o pé na estrada, é fundamental realizar exames médicos e buscar orientação com um profissional de Educação Física.

Quem nunca se exercitou num treino de corrida pode iniciar com caminhada ou corrida intercalada com caminhada. Correr com segurança é a garantia de uma evolução natural e da conquista dos benefícios do esporte.

Confira algumas dicas para começar a se exercitar:

Correr melhora a capacidade cardiorrespiratória e a postura, emagrece e previne osteoporose. Também faz bem ao humor devido à liberação de endorfina após o exercício.

Ninguém nasce com resistência para correr longas distâncias, mas a condição genética de alguns é mais favorável do que a de outros. Cada um tem seu tempo para ganhar resistência física e velocidade.

Para iniciantes, o treino pode começar intercalando corrida com caminhada. Praticando de duas a três vezes por semana, em dias intercalados, o condicionamento físico melhora cerca de 10% por semana.

Procurar ajuda de um profissional de Educação Física é fundamental. Praticada da maneira errada, a corrida pode resultar em fraturas, contusões e alterações cardiovasculares, metabólicas e hormonais.

Quando praticada em excesso e sem o descanso necessário, a corrida pode gerar a síndrome de overtraining.

Principais sintomas de overtraining: dificuldade para dormir, perda de apetite, dores frequentes em mais de um ponto, pequenas lesões, mudança de humor, irritação constante, cansaço em demasia, aumento da frequência cardíaca em repouso e inchaço.

Erros de principiante:

Não aquecer antes e depois da corrida. O aquecimento adequado melhora o desempenho, e a desaceleração pós-corrida faz com que a recuperação seja mais rápida.

Comer demais antes de treinar. Apesar da necessidade de combustível para um melhor desempenho, correr com o estômago cheio pode causar indigestão, náuseas e vômito.

Acelerar muito cedo. A maioria dos corredores iniciantes larga em ritmo muito forte e sofre para concluir os últimos quilômetros.

Prato de corredor

Fonte: The Gatorade Sports Science Institute (GSSI Brasil)

ANTES
O ideal é fazer uma refeição de duas a cinco horas antes de correr. A refeição ideal deve ser composta basicamente por carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras. Os carboidratos são digeridos rapidamente, enquanto a digestão de proteínas e de gorduras é mais lenta.

DEPOIS
A refeição adequada reabastece a energia dos músculos. O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas depois de duas e quatro horas.
Se não conseguir ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos ou se não houver alimentos disponíveis, procure beber dois a quatro copos de alguma bebida esportiva ou comer uma barra energética.

http://www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...