quinta-feira, 14 de março de 2013

Persista, você pode!

CLIQUE na foto para AMPLIAR
Foto: Um pouco da minha trajetória - Final da gravidez em 2000, depois em 2002, primeira corrida em 2009 e as duas últimas fotos são atuais. Persistência e disciplina são as palavras de ordem. Reeducação alimentar, treino 6x na semana e muita paciência para esperar os resultados.
Os exercícios foram e são essenciais para mim, me acalmam, aliviam a ansiedade, transformam o corpo e tira o foco das comidinhas gordas ;)

Dicas do Site Minha Vida:
Que atire a primeira pedra quem nunca começou e parou várias dietas. "A persistência é, ao mesmo tempo, o segredo e o maior desafio de quem vive na luta contra os quilos a mais", orienta Sonia Trecco, nutricionista-chefe do Serviço de Atendimento Ambulatorial do Hospital das Clínicas. Quando o ato de comer, no entanto, transforma-se num vício a melhor saída é buscar ajuda de um psicólogo. "As pessoas não engordam por acaso", diz a psicanalista Andrenei de Dantas, da Clínica Escuta Analítica. "É importante questionar quando você começou a engordar e por quê". Com ajuda dela e da nutricionista do Hospital das Clínicas, separamos uma série de dicas que vão ajudara você a respirar fundo e seguir adiante:

Diário alimentar
Comece fazendo um diário de tudo o que come diariamente e avalie se tudo o que ingere é realmente necessário. 


Controle as emoções
Pense se você não está comendo para preencher algum vazio existencial. Se achar que sim, procure uma maneira de solucionar o problema. "Banhá-lo" de chocolate ou caramelo só complica a sua situação. 


Ajuda profissional
Procure sua nutricionista  para que ela possa acompanhar o desenvolvimento da sua dieta. 


Comece aos poucos
Coloque na sua cabeça que caminhar todo dia um pouquinho vai fazer bem não só para a sua dieta, como para a sua saúde. Para quem está muito acima do peso, o ideal é começar devagar, caminhando cerca de 10 minutos por dia, aumentando gradativamente.


Coma devagar
Toda vez que for comer, lembre-se de que você está fazendo uma degustação e, por isso, precisa mastigar devagar, sentindo o sabor dos alimentos. Entre uma garfada e outra, descanse os talheres. 


Invista na salada
Muita salada ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos. Oriente-se pela cor dos alimentos, ou seja, quanto mais variado, melhor.  


Concentre-se na refeição
Não coma no sofá ou em frente ao computador ou da tevê. Lugar de se comer é à mesa, onde você presta atenção nos alimentos e evita exageros. 


Mudanças levam tempo
Lembre-se sempre de que não é possível dormir gordo e acordar magro. Você demorou meses e, às vezes, até anos para engordar. Também vai demorar um pouco para emagrecer. Mas nada de desanimar. Não existe fórmula mágica. Mas pode reparar: fazendo tudo certinho, todos os dias você enxuga um pouquinho da barriga. 


Coma de três em três horas
Aquela velha lição continua valendo: faça de quatro a cinco refeições diárias, intercalando com frutas. Procure comer nos horários corretos para disciplinar o seu organismo e não sentir fome o dia todo. 


Água
Tome muita água durante o dia. Mas entre as refeições, e não durante. Os líquidos em excesso dificultam a digestão.


Diminua as quantidades
Se aparecer um programa que inclua pizza, não precisa sair correndo. Procure diminuir a quantidade. "Em vez de quatro pedaços, coma dois, e prefira as menos calóricas como de mozarela ou de verduras", aconselha Sonia Trecco. 


Lanchinhos
Tenha sempre à mão alimentos como tomate, pepino, pedacinhos de queijo branco ou frutinhas picadas. Eles são ideais para enrolar a fome. Procure levar para o trabalho uma fruta, barra de cereais ou torradas. 

Não pule refeições
Mesmo que esteja atrasada, não pule nunca o café da manhã nem as outras refeições. Isso te deixará com muita fome na refeição seguinte, levando ao exagero. 


Relaxe
Nunca entre em casa e vá direto para a cozinha. Ao chegar do trabalho, o melhor é ficar na sala, tomar um banho, relaxar e só então fazer a refeição.


Estímulos
Se é a sua primeira dieta, recorra às dicas da psicóloga. Colocar uma foto em que você aparece gorda na porta da geladeira é um estímulo poderoso. Aproveite a vá colocando outras fotos com o seu avanço. Outra dica é ir tentando diariamente experimentar aquela calça que você tanto gosta e não te serve. Pense que você logo, logo vai conseguir entrar nela. 


Não desista!
Se você pisou na bola uma vez, não fique pensando que é o fim do mundo - volte a andar na linha e mantenha o foco nos resultados. Você verá que um deslize não é o fim do mundo.
 


22 comentários:

  1. Amei o post. e que barriguinha sarada viu!! parabens

    ResponderExcluir
  2. Muito bom as dicas.... e principalmente ver sua evolução que, como disse não é da noite para o dia.
    Muito bom mesmo o post.
    Eu estou a perguntar-me quando comecei a engordar? E realmente preencho os meus momentos de angustia, tristeza, despeero e outros sentimentos com a comida.... queria eu poder controlar.

    Parabéns Rô, vc é um exemplo e tanto!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica Ro, fiz um blog pra me ajudar nessa caminhada, é meu diário, posto minhas refeições e esta dando certo, consigo me policiar.
    Beijos
    http://lindaebelaunhas.blogspot.com.br/

    Agora com um novo blog, venha me visitar ^^ http://lindabelaemagra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. vc é um exemplo !!!
    Que Deus abençoe todos os seus projetos, bjs.

    http://www.rosiicom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Linda!! Otimo post cheio de dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  6. dicas otimas e valiosas como sempre!

    bjks
    paula beça

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Estou precisando seguir o seu exemplo e me disciplinar.

    Infelizmente não tenho noticias boas, andei engordando. Mas, ler blogs me dá muita força e ânimo e tenho fé que voltarei a rotina de AF e RA esta semana.

    Beijos!!!!

    http://dietapedagogica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Rosângela ver a sua evolução nas fotos dá um super ânimo pra quem, como eu, está iniciando o processo de reeducação. Belo exemplo, Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. ôh Rosangela adoro seus posts, sempre nos incentiva, nos anima a continuar =) parabéns pelas vitórias! =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não li o post, mas vou ali vomitar pq vi essa barriga irritante! Humpf!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! As dicas são valiosas!
    Parabéns pelo shape, estás linda!
    bJoss.

    ResponderExcluir
  12. Adorei Ro, persistir é mesmo muito difícil, mas é o único caminho para o emagrecimento saudável. Adorei as fotos, sua barriga ta linda, e vc notou aqueles caras te olhando no final da corrida :D ... tá podendo amiga!!! Beijão
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro!

    Pois é... atividade fisica tem ajudado na minha ansiedade. Qnd penso mto em comida vou malhar hahaha

    Tem q ter mta paciencia mesmo e nao desistir nunca!

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Pois é, a persistência é uma característica para o sucesso de nosso emagrecimento. Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Persistência é algo que preciso. Vou conseguir! Com fé. Post muito animador =)

    bj

    ResponderExcluir
  16. Focaaaaaaaaaaaa na barriga da Rô gente!!!
    EU BABO!

    ResponderExcluir
  17. Rô vc ta linda e eu to fazendo tudo pra chegar aí, penso que falta pouco to treinando pra isso, dia 24 de março vou correr 5km, corrida chamada corrida do coração aqui na minha cidade, to firme sofrendo um pouco com os treinos, mas muito confiante que vou relaxar... na verdade tinha parado de treinar e relaxei na alimentação engordei 4k afs! me desesperei mas agora retomei com toda garra. Força na peruca correr, correr! Bjão e obrigada pelo incentivo foi a partir do seu Desafio de Páscoa que me animei...Valeu!

    ResponderExcluir
  18. E O QUE TU FEZ COM AS ESTRIAS ,NÃO TO VENDO AI.

    ResponderExcluir
  19. Que nojo desta barriga negativa hehehe SUALINDA

    ResponderExcluir
  20. Sem palavras, só posso te parabenizar pela dedicação e dizer que vc me inspira.
    Bjs

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...