terça-feira, 26 de novembro de 2013

Guia para iniciar uma vida saudável




Guia de como iniciar uma vida saudável, ativa e com reeducação alimentar

O medo de falhar, ou simplesmente não chegar às nossas metas às vezes é suficiente para desanimar muitas pessoas quando pensamos em mudar nosso estilo de vida.  Por isso hoje lhe damos dicas de como iniciar um plano para mudar a sua alimentação, nível de atividade física e bem-estar em geral, que lhe ajude de uma vez por todas à superar qualquer obstáculo entre você e o seu objetivo.

Planejamento
Para colocar em prática o que você tem em mente é necessário um plano. Reserve um tempo de ao menos 2 horas, uma vez por semana para que você possa planejar a sua rotina. O seu plano deve incluir: lista de compras para o supermercado, cardápio para a semana, tempo de preparo dos alimentos com ao menos 3 dias de antecedência e organização da sua rotina de exercícios.

Círculo Social
Para conseguir atingir seus objetivos é preciso que você esteja cercado de pessoas com interesses semelhantes. Procure outros membros em sua academia ou familiares que também queiram levar uma vida ativa e saudável. Dessa maneira você estará evitando se encontrar em situações que podem colocar o seu objetivo em risco.

Foco
Seja perseverante e mantenha o seu objetivo em mente. Aceite que deslizes irão ocorrer, o importante é evitar que isso ocorra com frequência e retornar ao seu plano. Se você recomeçar o seu plano hoje, verá resultados mais rapidamente do que se retomar amanhã, ou segunda-feira.

Descanso
Inclua ao menos 1 dia da semana para descansar. Você não vai perder o peso que levou a vida toda para ganhar em uma semana, mesmo que esteja na academia 24 horas por dia, 7 dias da semana. O corpo precisa de períodos de descanso para se recuperar, prevenir lesões musculares e recontruir tecido muscular.

Seja Realista
Tenha como meta algo possível de alcançar. Seja paciente consigo mesma e eventualmente chegará onde quer. Ter como objetivo algo muito difícil não só provocará mais deslizes como frustações e uma chance maior de que você desista do seu plano de vez. Mude seus hábitos aos poucos e aprecie cada pequena vitória! Dessa maneira você se manterá motivada e terá mais chances de chegar onde quer.

Ferramenta para ajudar:
E então, por onde começar? Existe uma ferramenta gratuita, o Contar Calorias que lhe ajuda a manter um diário alimentar e conta suas calorias. Dessa maneira você pode ver exatamente o que está consumindo e não só irá saber a quantidade de calorias que ingere mas os detalhes nutricionais das suas refeições como quantidade de gordura, proteína e carboidratos. Para se registrar é muito simples, você só precisa responder algumas perguntas como idade, sexo, peso e altura para que o sistema possa lhe oferecer a quantidade ideal de calorias diárias a serem consumidas, baseado no seu grau de atividade física.
Depois de cadastrado, você vai ter acesso à sua agenda e começar a montar seu cardápio. O importante é que na barra de cálculo embaixo do seu cardápio, você se atente à quantidade que está ingerindo de cada tipo de nutriente. Ou seja, você pode estar montando seu cardápio até com calorias a menos do que você pode, porém os alimentos que você adicionou podem estar excedendo a sua cota diária de açúcar, sódio, carboidrato e etc. Essa agenda vai ser muito importante para isso, para você aprender que não importa somente a quantidade de calorias que você ingere no seu dia, mas a qualidade delas.
Você pode até adicionar exercícios na sua agenda. Vale ficar sentado, dormir, tudo isso queima calorias, você sabia? Mas os exercícios realmente efetivos são aqueles feitos por mais de 30 minutos consecutivos.

Comece já a mudar seu estilo de vida, nunca é tarde para começar! Saúde!

Andrea Lane, Nutricionista para ContarCalorias Brasil

5 comentários:

  1. Foco é um negócio complicado, noções de realismo então... mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, gostei do contador de calorias, já me cadastrei. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. O círculo social é de dar dó, rsrs ... ambiente de trabalho, então, é pior ainda (na minha realidade) ... Não é à toa que me isolei de todos, Rô !! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!!!
    não deixem de visitar meu blog:
    www.blogeutambemposso.com
    bjs
    Rosângela

    ResponderExcluir
  5. Amei muitíssimo suas dicas!!
    Obrigada!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...