segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Comprometa-se!



O que você incluiu nas suas resoluções de ano novo? Emagrecer e manter o peso ideal? Então é hora de mudar já alguns hábitos. Veja aqui quatro dicas do especialista em qualidade de vida, Márcio Atalla, do quadro Medida Certa, em entrevista à revista BOA FORMA.
1. Fuja das dietas malucas
Ninguém aguenta fazer dietas super-restritivas por muito tempo. Manter uma alimentação equilibrada e comer aquelas delícias que dão água na boca esporadicamente é uma atitude inteligente. O segredo é incluir na dieta todos os nutrientes encontrados em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, proteínas magras e frutas oleaginosas (fracionados em seis refeições diárias).
2. Durma mais
Cuidado! Menos de seis horas de sono desregulam uma série de hormônios. O organismo libera menos GH, que troca gordura por músculos, mais cortisol, que estoca gordura na barriga, mais grelina, responsável pela fome, e menos leptina, que dá sensação de saciedade. A boa notícia é que quem se alimenta bem e faz exercícios com regularidade costuma ter uma boa noite de sono.
3. Comprometa-se a treinar por 90 dias
Passado esse período, a probabilidade de você desistir é menor, indicam estudos. Se você persistir por pelo menos três meses, praticando exercícios de 22 a 24 dias em cada um deles, seu corpo, habituado ao padrão sedentário, vai deixar de se sentir agredido com o treino. Você já terá se acostumado aos benefícios da malhação e assim um novo padrão será criado.
4. Não abra mão do prazer de comer
Comida é fonte de prazer e tem que fazer parte da vida de uma forma agradável. Comer coisinhas gostosas é algo que precisamos, mas não todos os dias. Manter uma relação de consciência pesada com a comida não é saudável. Para acertar, foque na qualidade e não na quantidade. Gosta de sorvete nesse calor? Então compre o sabor de que mais gosta, nem que seja apenas uma bola (mas só isso mesmo, viu) e não é todos os dias.
Fonte: M de Mulher

Eu tenho uma refeição livre por semana, acho super importante, assim matamos a vontade de comer o que queremos mas sem exagerar, equilíbrio é fundamental.
O exercícios trazem muita disposição, energia para meus dias, além de ajudar a melhorar a autoestima. O que você está esperando? Focoooo bebê, foco!





12 comentários:

  1. Comprometimento... tá aí disse tudo... acabei de ler um post meu antes de atingir minha primeira meta e falei exatamente isso.
    Estou comprometida a voltar aos 50kg, tem um escorregão aqui outro ali, porém, uma hora ou outra ele vai voltar...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Comprometimento... A palavra já diz por si só! É o que me falta! Obrigada pela luz!

    ResponderExcluir
  3. Comprometimento.....comprometimento, preciso colocar um lembrente com a palavra comprometimento, no meu PC....já que olho pra ele praticamento o dia inteiro......

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei suas dicas, comprometimento e foco

    bjus

    te seguindo

    ResponderExcluir
  5. Quero tal determinação... tava tão bem,tô falhando tanto agora...
    Mas vamos que vamos... o que importa é daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  6. Tudo isto eu tenho praticado, o problema maior é dormir melhor ... acordando às 05,15 hs da matina e com este horário de verão, fica difícil dormir mais cedo ... Beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rosângela!

    Tenho me cuidado, ainda bem. Não posso perder o foco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tentei manter essa de refeição livre em um dia nos finais de semana e geralmente era num domingo. Não achei muito produtivo pata mim, pois além de ficar com a consciência pesadona desfazia, sim todo o trabalho durante a semana. Acho que até é válido quando já estamos no processo de manutenção, mas nesse momento do vamos ver, cada deslize é contabilizado. Não vou dizer que nunca cometo deslizes ou que não me permita uma liberdade, mas nada como rotina!Pra mim pelo menos, não funcionou.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. "Foco é saber dizer não." Tou levando isso como um mantra, Ro. E tá dando certo ;)

    Mas, também tenho uma refeição livre e um dia 'off' de exercícios. rs Aprendi com você, lindona!


    beijos e um bom pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Quando estiver perndendo o foco vou sempre abrir seu seite, é muito inspiradora sua história, e sua determinação!
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei Ro!!! Obrigada pelo estímulo!!!
    Beijao
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Rô, pra mim este é o principal fator para se alcançar/conseguir qualquer coisa na vida.
    Quando compremetida com o seu propósito tudo é possível.
    Beijos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...