terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas para correr no verão sem passar mal

Foto: Guto Oliveira/Transpire

Para praticar atividade física ao ar livre, é preciso saber se proteger do calor. Caso contrário, vários problemas podem colocar seu treino em risco: hipertermia, moleza, desidratação ou até mesmo cãibras, ainda mais se você for um corredor que pegou leve o ano todo e resolveu investir no exercício só na estação mais quente. "É essencial se preocupar com o horário da corrida ao ar livre, priorizar tecidos leves e manter o corpo sempre hidratado", afirma o fisiologista Diego Barros, do HCor. Confira os problemas mais comuns dessa época e veja o que especialistas recomendam para evitá-los.

Hipertermia 
A hipertemia acontece quando o corpo atinge uma temperatura muito alta, prejudicando o funcionamento de muitos órgãos e o próprio metabolismo. "A partir de 41 graus, começam os riscos graves à saúde, incluindo desmaios e perda de consciência, além de sangramentos no nariz", afirma o médico do HCor. Para evitar essa reação do corpo, é preciso praticar exercícios em horários em que o sol esteja mais ameno, utilizar roupas que facilitem a transpiração e não se esquecer de beber água.  


Desidratação 
"Com a redução de líquidos no corpo, o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai e rins, fígado e coração passam a ter funcionamento prejudicado", afirma o fisiologista Diego Barros. "Em estágios mais severos, ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte." 

Além de água, o corpo perde sais minerais quando exposto ao sol. "Numa corrida de intensidade moderada, o atleta pode perder até um quilo do peso corporal", afirma o especialista. O cardiologista Nabil Ghorayeb, do HCor, afirma que a reposição apenas com água costuma ser suficiente. "Caso a perda ultrapasse dois quilos, isotônicos são indicados. Além de água, eles contêm altas doses de sais minerais", diz. 

Terminada a corrida, o cardiologista recomenda outro cuidado: 'Evite bebidas alcoólicas em seguida ao treino. Tome apenas água ou suco de frutas na primeira hora para repor carboidratos e líquidos". 


Cãibra
Durante a corrida, as altas temperaturas do verão podem levar à perda de água e à queda no nível de sódio do corpo. "Além da perda de sódio pelo suor, há o uso deste sal, presente no músculo, quando acaba o glicogênio (substância que serve de fonte de energia para as atividades). Como resultado, há o aumento de contrações espontâneas dos músculos, ou seja, as cãibras", afirma o ortopedista Moisés Cohen, da UNIFESP. 

Para evitar esse problema, é importante: 
1. Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física; 
2. Hidratar-se antes, durante e após a atividade física; 
3. Tomar isotônicos durante os intervalos de corridas intensas;
4. Ingerir carboidratos nas refeições, evitando o uso de proteína muscular como forma de energia. 


Preguiça típica do calor 
A causa dessa moleza do verão pode ser a redução da pressão arterial, provocada pelas altas temperaturas. "Para reduzir a preguiça, é conveniente fazer refeições mais leves, de fácil digestão, e manter uma garrafa de água sempre próxima", recomenda o fisiologista Diego Barros, do HCor. 


Insolação 
O excesso de sol pode causar sintomas como falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura. "Para evitar a insolação, é necessário evitar os raios entre 10 e 15 horas, passar sempre protetor solar, usar bonés e beber água sempre", indica Diego Barros. 


Queimaduras na pele 
Não adianta passar protetor solar uma vez só no dia e achar que ele vai durar durante toda a corrida. "É preciso repassar a cada duas horas, pois o suor atrapalha a durabilidade do protetor", afirma a dermatologista Gabriela Casabona, de São Paulo. 

Tenha cuidado também na escolha da camiseta, preferindo um modelo com proteção UV no tecido. "Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como tecido de nylon e moletom. Use algodão ou dry-fit, já que ambos também ajudam a prevenir desidratação e hipertermia", aconselha o cardiologista Nabil Ghorayeb. 


Desconforto na vista 
O uso de óculos escuros é muito mais do que uma questão estética. "Óculos de qualidade, que absorvem e refletem os raios solares durante a prática de esportes, ajudam a prevenir doenças oculares, como a catarata", esclarece o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares. Segundo ele, a luz ultravioleta pode causar sensação de corpo estranho nos olhos, dor e irritação ocular. "O desconforto costuma aparecer de seis a dez horas após a exposição aos raios solares e pode chegar à perda da visão com o passar do tempo", afirma.  


Fonte: Minha Vida


6 comentários:

  1. Oiii

    Muito legal as dicas!!
    Tem dias que pra caminhada já ta difícil imagino pra correr, um sol...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii estou de volta e vim te fazer uma visitinha.. andei desanimada sem vontade de cuidar de mim...ainda estou um pouco desanimada... mas estou buscando forças para recomeçar...
    Vamos juntos nessa ok
    Suas dicas são otimas... gostaria de começar a correr...mas nem sei por onde começar... é ruim caminhar/correr só.
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Ro, parabéns pelo blog e pelas conquistas, vim ver e conhecer seu blog. Me vi um pouco na sua história, também sequei 28kg com dieta e CORRIDAS pelas quais sou APAIXONADA ! =) Passa no meu blog pra vc conhecer... beijos

    ResponderExcluir
  4. Dicas valiosíssimas, amiga ! Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que ótimas dicas. Sou uma iniciante no assunto, mas muito interessada...hehe
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, passando só pra deixar um beijinho e dizer que sentimos sua falta nos nossos encontros! Bjokas!!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...