Pular para o conteúdo principal

Gordura na cintura duplica chances de hipertensão e infarto

Ao mapear o perfil nutricional de alunos e funcionários da UFRJ, pesquisadores do Instituto de Nutrição descobriram que um mal, muitas vezes esquecido, tem grande incidência, sobretudo entre mulheres. Fator de risco para problemas cardíacos, o acúmulo de gordura na cintura foi visto em 16% das mulheres pesquisadas e em 8,6% dos homens.

A pesquisa verificou também peso, estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura, além de hábitos alimentares. De acordo com o cardiologista do Hospital Balbino Rogério Moura, a medida máxima para a cintura é 94cm para homens e 80cm para mulheres. Quando o índice ultrapassa 102 e 88cm, respectivamente, é sinal de alerta. "Isso duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes. É preciso melhorar a alimentação, parar de fumar e praticar exercícios", explica.
Segundo a coordenadora do projeto, Glória Valéria da Veiga, o excesso de peso foi identificado em 29% dos homens e em 18% das mulheres. Por outro lado, nenhum homem estava abaixo do peso, enquanto 12% das mulheres estavam. Resultado semelhante foi encontrado no índice de gordura corporal. Segundo Glória, metade das mulheres apresentou percentual de gordura abaixo da normalidade e 19% dos homens estavam acima. "Quem está abaixo do peso deve aumentar as calorias de forma saudável, priorizando carboidratos (pães e massas). Quem está acima precisa evitar doces, consumir frutas e praticar exercícios", diz, acrescentando que 50% dos voluntários não fazem exercícios.
Cerca de 20% dos entrevistados nunca tomam leite e 51% não comem frutas. Mas 82,6% consomem legumes e verduras. E só 7,2% ingerem sempre fast food.
Males detectados no estudo:
IMC alto
É fator de risco para doenças cardiovasculares, menor qualidade de vida e sobrecarga nas articulações.
IMC baixo
Provoca desnutrição, além de massas muscular e óssea reduzidas e funções mental e cognitiva prejudicadas pela falta de nutrientes.
Pouco leite
Consumo insuficiente da bebida causa falta de cálcio no organismo, o que favorece doenças como osteoporose.
Exercício físico
Índice muito elevado de pesquisados não faz exercício. A falta de atividade física favorece o ganho de gordura e também as doenças cardiovasculares.

O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …