domingo, 19 de julho de 2009

Trocar pão por biscoitos de água e sal é um erro comum de quem quer perder peso


Pães são mais calóricos, mas também mais saudáveis

Trocar pão por biscoito água e sal ou cream cracker é um erro cometido por quem quer perder peso, segundo nutricionistas e o teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos.


A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso – entre eles, fibras e gordura.

– Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura.

Nos pães, há mais fibras e menos gordura, embora o número de calorias seja maior. Outra vantagem dos pães: a sensação de saciedade é maior do que a experimentada com a mesma quantidade de biscoitos.

A pesquisa avaliou 15 marcas de biscoitos. Uma delas, da Mabel, tinha alto teor de gordura trans, considerada vilã entre nutricionistas. Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, seis biscoitos (cerca de 30 gramas) do tipo água e sal têm 1,2 grama de gordura trans. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo dessa gordura não seja superior a dois gramas por dia.

– É difícil evitar a gordura trans hoje. E, se em apenas seis biscoitos, consome-se mais da metade, o risco de ultrapassar os dois gramas é muito alto.A Mabel não respondeu aos pedidos de informações sobre a pesquisa da Pro Teste.

Segundo Manuela, o tipo água e sal da Adria tinha cerca de 12% da quantidade máxima de sal recomendada (quatro gramas). No biscoito da marca Tostines, o nível chegou a 14%.– O excesso de sal pode levar à hipertensão – alerta.

Em nota, a Nestlé (proprietária da marca Tostines) informou que está reduzindo o teor de sal em seus produtos. A Adria disse seguir o padrão praticado no mercado e que pesquisa formas de tornar seus produtos mais saudáveis.


ZH/VIDA

0 comentários:

Postar um comentário