Pular para o conteúdo principal

Tireóide e Metabolismo


DISFUNÇÕES DA TIREÓIDE
HIPERTIREOIDISMO E HIPOTIREOIDISMO


A tireóide é uma glândula que rege o funcionamento de todo o corpo. Mas quando os hormônios T3 e T4 são produzidos em maior ou menor quantidade, todos os órgãos sofrem as conseqüencias
As disfunções da tireóide são mais comuns em mulheres a partir de 35 anos
Hipotireoidismo (doença de Hashimoto): faz com que o organismo produza anticorpos contra a própria tireóide, e ela desacelere seu funcionamento, o que pode gerar cansaço, batimentos cardíacos lentos e aumento de peso.
Hipertireoidismo (doença de Graves): é hereditário e se caracteriza por um anticorpo que estimula a produção excessiva de hormônios. Ansiedade, insônia, aumento da freqüência cardíaca e perda de peso são os sintomas mais evidentes.


Alimentos que aceleram o metabolismo:


Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
Pimenta vermelha: Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.
Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.


Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:
Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.


Fonte: O Guia das Curiosas

Comentários

  1. otima materia, minha esposa esta sofrendo com esses sintomas a 2 meses, em São leopoldo é dificil achar especialista no assunto. Consultamos num medico em Esteio, ele receitou um caminhao de medicamentos e falou que vai dar reações mas é preciso tomar os medicamentos, desde então ja paramos no pronto socorro duas vezes essa semana. A primeira foi sabado, ela foi levantar do sofa e simplesmente desabou dizendo que nao tinha força nas pernas, sem desmaios, apenas sem força. Ontem retornou ao HPS pois as mãos incharam e junto uma coceira urticaria, o pescoço dela esta maior que minha coxa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Termogênico: SmartCaps Energy

Como já comentei algumas vezes aqui no blog, eu treino 6x na semana: 3x musculação e 3x corrida. 
Nos dias de corrida estou tomando o termogênico  Smarcaps Energy da Smart Life.

O que é o Smartcaps Energy?
É um energético em cápsulas é uma solução portátil de energia com ação rápida. Aumenta o desempenho físico e mental, melhorando a concentração e estimulando a disposição geral do corpo. Auxilia na reposição das vitaminas do complexo B e vitamina C.

Especificações fornecidas pela Smart Life

É um alimento funcional, ou seja, não é remédio. Possui embalagem pequena, prática e conveniente, num formato inovador e funcional. As cápsulas gelatinosas de são comprovadamente a preferência do consumidor. Dados técnicos O extrato de guaraná (cafeína) é um estimulante natural do sistema nervoso central e do metabolismo basal. As vitaminas do complexo B são vitais para as atividades do cérebro e coração. A vitamina C ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e possui ação antioxidante. Minha opiniã…