Pular para o conteúdo principal

Exagerou? Hora de desintoxicar




Depois do feriado, o prejuízo aparece já no dia seguinte: cansaço, gases, desconforto abdominal e inchaço. Culpa da gordura, do sal e do açúcar. Imagine se você também exagerar no álcool. “Em excesso, essas substâncias interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado”, diz Giovanna Arcuri, nutricionista da Clínica Gionutri, em São Paulo. Resultado: sobram toxinas, que, acumuladas no organismo, trazem vários prejuízos. Só para citar alguns deles: retenção de líquido, inflamação e ganho de peso. Por isso, quanto antes você eliminar essas substâncias inimigas, melhor. A nutricionista sugere um dia de detox pós-festa. Ou seja, seguir um cardápio rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Você ainda tem o direito de comer alimentos fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas. ficam fora do cardápio: fritura, carne vermelha, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) e glúten (proteína do trigo e da cevada presente em pães, bolos e biscoitos). “São alimentos com potencial alergênico e, por isso, podem provocar inflamação e o acúmulo de mais toxinas”, diz a nutricionista. Difícil ficar sem esses alimentos? É só por um dia! Mesmo porque o dia de detox tem apenas 800 calorias. 

Para potencializar a dieta:



Consuma mais água 
Além dos chás e sucos sugeridos no cardápio, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins. 

Beba água com limão 
A fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas. 

Aposte nos sucos com couve 
É uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado. 

Corte refrigerante 
Mesmo a versão diet, zero ou light têm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, não consuma bebida alcoólica. 

Evite café 
A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você 
dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas. 

Capriche no chá de hibisco 
“As pesquisas mostram que o chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas. Também é importante para quem retém líquido e tem celulite”, afirma a nutricionista e pesquisadora Andrea Dario Frias, de Piracicaba (SP). Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas ruguinhas precoces. Outros chás com potencial desintoxicante: dente-de-leão e chá branco (tem menos cafeína que o chá verde).



Detox intenso de 1 dia 

Com chás e sucos, o cardápio assinado pela nutricionista Giovanna Arcuri tem 800 calorias. Siga-o apenas por um dia para livrar seu organismo dos excessos à mesa 


Ao acordar 
.1 copo (200 ml) de água em temperatura ambiente com suco de 1 limão (sem açúcar nem adoçante) 

CAFÉ DA MANHà
.Suco verde: bata o suco de 2 laranjas, 2 ameixas pretas, 1 folha de couve e 1/2 copo (100 ml) de água (beba sem coar) 

LANCHE DA MANHà
. 1 taça de salada de frutas (maçã, abacaxi e melão) com 1 col. (sopa) de aveia e chá à vontade (hibisco, dente-de-leão ou chá branco) 

ALMOÇO 
.1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes-escuras (rúcula, agrião, escarola) com 1/2 cenoura ralada 1 filé (100 g) de frango grelhado com 2 col. (sopa) de vagem refogada com cebola e tomate 

LANCHE DA TARDE 
.1 cenoura e 1 pepino cortados em palito e chá à vontade (hibisco, dente-de-leite ou chá branco) 

JANTAR 
.1 prato (fundo) de sopa de mandioquinha (ou salada de folhas verdes à vontade) e 1 ovo mexido com 1/2 tomate em cubos e orégano 

CEIA 
.Chá à vontade (camomila, cidreira ou erva-doce) 

Beba água com limão (sem açúcar) ao acordar. Hidrata, equilibra o pH do organismo e desintoxica. Transformar essa sugestão num hábito diário resulta em quilinhos a menos.

Fonte: Boa Forma



Comentários

  1. ótimas dicas, já estou colocando em pratica. :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga, por incrível que pareça, não exagerei "nadica de nada" mas, adorei essa desintoxicação...será que consigo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rosangela parece que vc me descreveu, só não exagerei no álcool, pois detesto. adorei as dicas

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosas sugestões, amiga. Por aqui, também, nada de exageros, inclusive dei uma baixadinha de peso. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Ro, acho que eu to precisando tomar um banho com chá de hibisco, kkkkk!!!
    Beijao
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica. Estava precisando mesmo....

    Beijo.
    Chelly

    ResponderExcluir
  7. tomei shake no almoço e na janta com banana .. e comi frutas tipo ameixa e pêssego e manga .. muita água .. muita mesmo ... kkkkk beijos

    ResponderExcluir
  8. Ótima dica.
    Vou comprar limão. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. preciso cortar a coca zero...já diminui bastante. mas sei que ainda falta...

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  10. adorei as dicas!! Essa da água com limão é ótima mesmo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…