sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sorria!!!!!


É fato: levar a vida menos a sério faz bem à saúde. O mais recente argumento a favor do bom humor vem da cardiologia. Segundo um estudo da Universidade de Maryland (EUA), pessoas capazes de encarar com tranquilidade adversidades, como um pneu furado em dia de chuva, correm menos riscos de ataques cardíacos. O estado de espírito tem efeitos fisiológicos significativos.

Dar risada faz bem porque estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor que ativa as células de defesa do organismo, protegendo os órgãos. Rir ainda ativa a produção de endorfina, neurotransmissor que promove relaxamento do corpo, diminui o estresse e proporciona bem-estar.

Mais do que gargalhar, uma pessoa bem humorada é aquela que consegue se adaptar aos problemas e sofre menos com eles, explica a psicóloga Sâmia Aguiar Brandão Simurro, especialista em estresse e saúde mental da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

A vantagem das pessoas bem-humoradas é que elas produzem menos cortisol e adrenalina, hormônios que a longo prazo elevam a pressão arterial. Por outro lado, uma vida de impaciência, raiva e atitudes hostis está associada a um maior risco de pressão alta, piora do controle dos níveis de glicose e ainda aumento do risco de doença isquêmica do coração e de morte, relaciona Ricardo Teixeira, doutor em Neurologia e diretor do Instituto do Cérebro de Brasília.

A favor do bom humor há ainda outros dois aspectos: a melhora das relações sociais e o lado fitness da alegria. A movimentação do diafragma e dos músculos abdominais em 10 minutos de gargalhadas é capaz de queimar até 50 calorias.

Sempre rir

O riso atua no hipotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas, que anestesiam o corpo e proporcionam bem-estar.

É considerado um ótimo exercício aeróbico, pois exercita os músculos do rosto, dos ombros e do diafragma.

Ajuda a melhorar o relacionamento consigo próprio e com as outras pessoas.

É um mecanismo importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, sendo um forte aliado do professor, porque ajuda a reter o conhecimento.

Une a todos por meio da experiência, do aprendizado e da diversão.

http://www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...