Pular para o conteúdo principal

Não exagere! Existe vida depois do Natal!

A grande preocupação de quem está querendo ou tentando perder peso são as festas durante o ano.

Então, mais um Natal e Ano Novo vem chegando para perturbar as mentes mais comilonas!
Para seguir a tradição, a mesa deverá estar repleta de alimentos e, se não tomar alguns pequenos cuidados, você poderá ganhar um presente de grego do bom velhinho. Mas, isso não significa que você precisará se esconder na lareira para esperar a chegada do Papai Noel.

É festa e a ordem é se divertir, conversar, rir muito e, é claro, comer. Comer com moderação e fazendo as escolhas certas para que tudo o que foi conquistado, ou melhor, perdido, não vá por água abaixo. Assim, elaboramos uma série de dicas e uma tabela com as calorias dos alimentos típicos das festas de Natal e Fim de Ano para te auxiliar no caminho que te leva ao peso desejado!

Dicas

1. Como a ceia será somente no final da noite, evite ficar sem comer durante o dia. Isso poderá fazer com que você não resista aos alimentos mais calóricos! Pensar que somente por que não comeu durante o dia, a ceia estará liberada é um passo para cometer o pecado da gula durante a ceia.

2. As pessoas, normalmente, não fazem o jantar esperando a hora de saborear as delícias da ceia. Por isso, é importante comer uma fruta ou beber um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia.

3. Entre as frutas secas, escolha o damasco que é o menos calórico. Cada unidade fornece 8 Kcal.

4. Evite beliscar as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas) pois elas são muito calóricas. Prefira os picles.

5. Durante a ceia faça somente um prato. O segundo irá fornecer calorias extras ao seu plano alimentar.

6. Deixe as peles das aves de lado. Elas são ricas em gorduras e calorias. Prefira sempre o peito à coxa.

7. Dê preferências às frutas menos calóricas como melancia, melão, ameixa e pêssego.

8. Durante os preparativos, controle-se para não ficar beliscando e experimentando as comidas. Senão, o seu plano alimentar ganhará calorias extras!

9. Os salgadinhos são ricos em calorias! Prefira uma fruta a eles.

10. As frutas em calda possuem mais calorias do que as frescas. Por isso, a melhor escolhas são as frutas naturais.

11. Se não resistir aos doces, prefira as mousses de frutas menos calóricas.

12. Se for consumir uma bebida alcoólica, prefira o champagne. Ele contém menos calorias do que a cerveja e o vinho. Mas não exagere! Uma taça é suficiente para brindar o Natal e a chegada do Ano Novo!

Tabela Calórica dos Alimentos:
Faça o Natal e as Festas de Ano Novo mais Light
Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

  1. Nossa, acabei de comer uma fatia de panetone de café da manhã!! Sei q é calórico, mas não sabia q era tanto!! Vou me segurar, pois adoro!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahah Adorei MESMo. eu ri com esse título, porque realmente para mentes comilonas, não só o natal é pavoroso! Mas o natal, o ano novo, o carnaval, a páscoa, o dia dos namorados, e se deixar o ano todo..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas também assim, pela dica da nutricionista, se deixar não vai ser ceia, vai ser uma noite tropical né? com muita fruta e suco! rsrsr..mas tá certa. Amanhã vou lá na minha nutri-esportiva. Vamos ver o veredicto. As vezes lembro de vc fazendo exercicios. Lembro pelo estimulo, pela motivação. Eu entrei agora [nunca tinha feito musculação], e tem sido muito bom. Não só pra treinar, mas pra consertar até minha postura, que estava pessima.
    bjoca!
    ADOREI este post.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou sincera ,como todos os anos eu comia um panettone sozinha ,esse ano vou comer so uma fatia no dia da ceia ,pois esse ano nao comprei ainda e penso de nao comprar!!

    ResponderExcluir
  4. Gente!!!
    Tô passada com as castanhas.
    Eu não gosto delas, mas meu marido adora.
    Vou ter que mostrar isso a ele.

    Como sempre, vc arrebentando com seus posts. Amei!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. É, Rô, dá para passar muito bem o Natal sem exageros, é fácil, é só a gente querer ... Comer demais e ingerir alimentos calóricos não terão vez por aqui !! Continuo firme no meu propósito ! Beijos mil, ivana.

    ResponderExcluir
  6. ja salvei a tabela de calorias aqui pra planejar o q comerei na ceia.


    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

    ResponderExcluir
  7. O segredo é moderacão sempre!
    Legal a lista
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oii

    existe mesmo... e para o natal escolhi um cardápio mais leve, por aqui tbm.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …