sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dicas e trocas saudáveis para final de semana


Um dos maiores medos de quem começa a fazer reeducação alimentar é saber como passar pelo final de semana e os dias fora da rotina sem prejudicar todo seu esforço de durante a semana em fazer tudo certinho. Mas veja que é possível comer o que se gosta de forma saudável e com moderação, isto é, unir prazer com saúde.
Nessa matéria vamos te dar algumas dicas:
- No café da manhã: Primeiramente é fundamental que se realize essa refeição todos os dias. Muitos a deixam de lado no fim de semana, isso é um erro. Ter um café da manhã equilibrado vai te ajudar a se controlar melhor diante das "tentações" que podem surgir no decorrer do dia.
Troque o pão francês pelo pão ou torrada integral ou por uma porção de cereais como: aveia, linhaça, flocos de milho, granola. Você pode consumir o cereal com iogurte ou frutas. Escolha apenas uma opção dessas sugestões fontes de carboidrato. Troque o leite integral pelo leite ou iogurte desnatado.
Prefira os queijos brancos (ricota, cottage), ao invés dos queijos amarelos. A fruta ou o suco de fruta natural sem açúcar também são excelentes pedidas.
Se você gosta de acordar um pouco mais tarde, mas ainda resta pelo menos duas horas antes do almoço, faça essa refeição normalmente. Caso você acorde bem mais tarde, próximo ao horário do almoço, consuma algo mais leve, como, por exemplo uma fruta ou um suco de fruta natural.
- No almoço: Para o almoço de domingo o prato escolhido pela família foi um filé a parmegiana, ou outros prato bastante calórico. Como proceder, comer moderadamente ou substituir?
Se você seguiu a risca a reeducação alimentar durante a semana e não abusou de frituras e alimentos gordurosos, você pode comer algo mais "pesado" no almoço de domingo, por exemplo. Evite o exagero, ou seja, comer porções grandes e também evite ter vários alimentos no prato que são muito calóricos. Por exemplo: filé à parmegiana, arroz, batata frita, banana à milanesa, etc. Troque a batata frita por salada e exclua a banana à milanesa.
Se você gosta de massa, evite as com recheio e escolha molho ao sugo ou à bolonhesa.
Comida japonesa é uma ótima opção, mas cuidado com as friturinhas dos rodízios. Prefira o sushi, sashimi, temaki, etc.
- Sobremesa: A sobremesa vai depender da escolha do almoço, se você comeu algo mais calórico e "pesado" na refeição, prefira fruta, gelatina, flan, picolé de fruta, mas se você comeu algo mais "leve" no almoço e adora uma sobremesa mais elaborada, consuma uma porção pequena.
O chocolate meio amargo tem propriedades interessantes à saúde e pode ser uma opção para a sobremesa. De 10g a 20g é a quantidade ideal.
- Lanche da tarde: Se você estiver na rua pode optar por um salgado assado, por exemplo: um pastel de forno ou uma esfiha com um copo de suco de fruta natural. Ou até mesmo uma fatia pequena de bolo caseiro com uma xícara de chá. Ou um chocolate quente pequeno. Caso esteja em casa aposte na fruta, iogurte, oleaginosas (castanha-do-Pará).
- Jantar ou lanche: Que tal manter a tradição da pizza, mas de uma forma mais saudável. Você já experimentou a pizza de frigideira integral? Você encontra em supermercados, fica pronto rapidinho. Utilize ingredientes saudáveis como: atum, frango desfiado, alho poró, queijo branco, molho de tomate, ervilha, milho, tomate, cenoura ralada, cebola, palmito, brócolis, espinafre e outras folhas. Você pode trocar a pizza por pão sírio, wrap.
Mas se for a uma pizzaria, evite as pizzas com recheio muito calóricos como: calabresa, catupiry, bacon, 4 queijos. Hoje em dia, muitas pizzarias têm em seu cardápio opções de pizzas light, com ingredientes mais saudáveis e menos calóricos.
- Bebida alcoólica: Para muitos passar o fim de semana sem um copo de cerveja ou uma taça de vinho é uma tortura! Pois bem, se for apenas uma taça ou um copo e houver moderação na alimentação, acredito que não irá prejudicar a sua dieta, mas se for muitos copos, taças, com certeza. Então pense bem se vale a pena: será que não é melhor resistir e deixar para exagerar na comemoração de quando você conquistar seu objetivo de peso?
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112 http://cyberdiet.terra.com.br

18 comentários:

  1. OIee
    Passei pelo find passado super bem, consegui me manter e não ganhei peso...não pesei na segunda mas pesei na quarta e até diminuiu 100g...
    Agora esse find vai ser tortura, marido tá de niver, ou seja torta, mandei fazer uma pequena e simples, mas ai domingo vai ter festival de pizza, eu mesma que vou fazer...medo medo medo...
    Vou me esforçar pra comer pouco...
    Espero que dê certo...
    Bjssssssssssssssssss obrigada pela força sempre

    ResponderExcluir
  2. amiga adorei as dicas hoje pela manhã desanimei pois nao fiz nada tao errado para engorda 1 kg mas desencanei como estou deixando de amamentar minha bb e mei peito está explodindo de leite pode ser dali...
    vamos ver com o passar dos dias
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ROOO...ADOREI ESTE POST...DIZ TUDINHO TUDINHO...DELICIA HEIM...E QUE ME FAZ MOTIVAR...É O CORPO QUE EU SEMPRE DESEJEI...BORAAA

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. adorei,

    Vou tentar seguir isso no fim de semana, vou tentar fazer meu marido irmos caminhar na lagoa, enquanto meu filho anda de bicicleta ele esta querendo perde peso tem fazer exercício físico.

    ResponderExcluir
  5. Rô,
    Entrei em 'extreme' e machuquei a 'patinha'. Estou tendo que diminuir um pouco o ritmo esta semana,mas parar jamais!!!
    Bora pro resultado positivo...Comi lasanha no domingo, mas foi um quadrado pequenino.Ok?
    Beijos, maravilhosaaaaaaa!!!

    Cleide.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Adorei o post...
    Esse será meu primeiro fim de semana depois q recomecei , estou bem determinada, tenho certeza q vou passar por ele numa boa!!
    Seu blog é show, me inspirou !!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. otimas dicas, eu sempre tenho problemas no findy, shopping aqui é regra no sabado,ja que sarah vai pros brinquedos, e acabamos no lanche...

    vou focar em coisas mais saudaveis...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu amoooooooo pizza integral!
    acho mtooo bom!
    Vale a pena buscra opções saudáveis sempre!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas Rô.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa matéria.
    ADOREI!!!
    Bjão lindona!!!

    ResponderExcluir
  11. Ai Rô que vontade de mudar! Beijos e um fim de semana maravilhoso pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosas dicas pra quem está meio 'perdido na poeira' no findi ! Beijos, Rô.

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas!
    Já salvei no meu PC...

    bjinhos

    emagrecendocomthaine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas!!! Atualmente meus deslises só ocorrem nos fins de semana. Pra mim ainda é um pouco difícil manter a linha quando estou fora da rotina diária.
    Rô, obrigado pelo carinho lá no blog.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  15. Pizza integral, é uma delícia. Adoro!
    Mas de frigideira? Não conhecço.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Fala musa...to indo certinho viu...adorei as dicas...bah muito bom...
    Hj eu corri na rua a noite...\o/...a guerreira voltou...
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  17. Adorei!!
    Eu gosto de quase todo dia tomar meia tça de vinho, a família toda faz isso para o coração..será que estraga muito minha RA? não costumos tomar refrigerante, nem sucos depois só o vinho mesmo e água.

    ResponderExcluir
  18. DICAS EXCELENTES COMO SEMPRE RO!!OBG E OTIMA SEMANA. :)

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...