terça-feira, 17 de julho de 2012

Você está determinado(a) a emagrecer? Faça o teste!

"Eu não tenho tempo"é a versão adulta de "o cachorro comeu meu dever de casa"

Peso excessivo é um grande drama para as pessoas que se preocupam tanto com o visual quanto com a saúde. Muitos estão nesta situação, mas geralmente não param para pensar a respeito ou nem assumem que precisam mudar.
Alguns, conformados com a situação, adiam a cada dia a decisão de reduzir de peso. Outros, dão o primeiro passo, mas voltam atrás, fazendo com que o plano de emagrecimento não siga adiante.
Alguns alimentos nos levam a cometer os deslizes, mas, mesmo assim, insistimos em exagerar na pizza de quatro queijos na sexta-feira à noite, na lasanha do domingo e na cervejinha do final de semana, geralmente acompanhados por petiscos muito calóricos. Depois, não entendemos o resultado assustador que o ponteiro da balança indica e deixamos de lado o ideal emagrecimento.
Se você está acostumado a assistir televisão com um pote de sorvete do lado e é capaz de assistir um filme inteiro sem prestar atenção no que está consumindo, cuidado! Este tipo de situação revela hábitos e comportamentos alimentares equivocados, que, muitas vezes, carregamos desde a infância e que acabam se tornando os grandes inimigos de quem deseja emagrecer.
O objetivo desta matéria é alertá-lo em relação aos hábitos e comportamentos envolvidos na sua alimentação que podem ser modificados, contanto que você queira melhorar. Se após realizar este teste você perceber que está cometendo equívocos com o seu corpo e a sua saúde, é hora de dar a volta por cima! Há momentos na vida em que precisamos tomar algumas decisões sérias e definitivas, para assim, evitar problemas maiores, - doenças relacionadas à alimentação é um deles - mas isso, evidentemente, exigirá mudanças de atitude.
Não deixe para amanhã dar um passo à frente e iniciar as mudanças em sua alimentação. Para começar, responda o mini teste. Ele é muito rápido e simples, mas poderá ajudá-lo a se autoavaliar.
Teste a sua motivação para perder peso
Escolha dentre as alternativas, aquela com que mais se identifica:
(A) Eu não consigo - e nem pretendo - modificar a minha alimentação evitando alimentos gordurosos (manteiga, bacon, queijos amarelos, creme de leite, chantilly e doces em geral) ou consumindo mais frutas, verduras e legumes.
(B) Acredito que ter uma alimentação saudável, balanceada com mais frutas, verduras e legumes seja importante não só para a aparência, mas para a saúde. Estou pensando em trocar alguns dos meus hábitos alimentares.
(C) Ultimamente tenho me preocupado mais com a alimentação. Evito gorduras em excesso, inseri frutas, verduras e legumes nas refeições e penso duas vezes na hora de escolher a pizza.
(D) Eu tenho agido para tentar melhorar a minha alimentação: consumo mais frutas, verduras e legumes e consigo consumir menos alimentos gordurosos e calóricos.
(E) Atualmente, eu faço uma alimentação mais saudável. Legumes, frutas e vegetais fazem parte de minhas refeições diárias e consigo evitar alimentos gordurosos. Estou me sentindo melhor e não acho que alimentação saudável seja um bicho-de-sete-cabeças.
Resultado: Veja em qual situação você se encontra
Se você escolheu a letra (A): você precisa mudar.
Você está na defensiva: não tem intenção de tornar a sua alimentação saudável e ainda não está preocupado com os riscos que uma alimentação rica em gorduras (gordura saturada e colesterol) e poucas fibras - pelo baixo consumo de vegetais - podem causar a sua saúde. Ou você está inseguro sobre a sua capacidade de modificar os seus hábitos alimentares, ou ignora informações a este respeito. Cuidado! Procure refletir sobre a sua alimentação, assim, poderá perceber o que está errado no seu dia-a-dia. Se você decidir modificar pequenos hábitos alimentares, estará cuidando do seu corpo, se sentirá mais bonito e o principal, terá muita saúde para esbanjar.
Se você escolheu a letra (B): você sabe o que fazer para mudar, mas ainda não fez.
A primeira atitude para passar por uma reeducação alimentar você já tomou. Você tem refletido sobre a sua alimentação e já tem intenção de modificá-la. Por isto, você não deve desanimar agora e deixar a sua meta anotada num papel, sem concretizá-la, pelo contrário, lute por ela! Se você pretende eliminar peso e ter uma alimentação saudável, este é o momento ideal para começar a modificar os seus hábitos. Antes de consumir aquele doce que você intitula como "irresistível", procure se distrair com outra atividade: procure caminhar, assistir um bom filme, ouça uma música agradável, cultive amizades (ligue para aquela sua amiga que você não vê há meses) ou, porque não, consuma uma fruta, que é mais leve e nutritiva. Vamos lá, mãos a obra!
Se você escolheu a letra (C): você está tentando mudar.
Você já deu os primeiros passos e pretende tentar mudar ainda mais a sua alimentação. Talvez você já tenha elaborado estratégias para perder peso ou para ter uma alimentação mais saudável, como, por exemplo, matricular-se numa academia e tentar seguir um plano de emagrecimento. Lembre-se, no entanto, que o mais importante é que você esteja determinado a passar por uma reeducação alimentar, somente desta maneira você conseguirá atingir a sua meta. Você tem se informado sobre hábitos alimentares saudáveis e sabe o que precisa fazer para chegar lá, portanto, agora você deve ir para a fase de ação, ou seja, deve começar criando pequenas metas de mudança. Após conseguir atingir uma meta, planeje uma outra e assim por diante. Lembre-se: o seu sucesso depende de você, portanto, encare as mudanças de forma positiva!
Se você escolheu a letra (D): você está agindo para mudar.
Muito bem, você já está em fase de ação: se comparar a sua alimentação atual com a de seis meses atrás, com certeza verá que houve melhoras. Você sabe o que fazer e sabe que é capaz de melhorar, mas, não deixe isto acabar aqui. Para que você consiga chegar ao peso que deseja e manter-se saudável, terá que continuar mudando seus hábitos. Portanto, se você deslizar em um final de semana e perceber que consumiu alimentos calóricos além da sua necessidade, não jogue tudo para o alto, procure apenas reduzir a quantidade de alimentos no dia seguinte (isto não significa que você deve ficar sem comer); além disto, procure gastar energia caminhando, dançando ou jogando, desta forma é mais fácil se livrar dos quilos extras. Você está a caminho da sua meta. Continue firme!
Se você escolheu a letra (E): você já conseguiu mudar.
Você já chegou onde desejava: consumir verduras, frutas e legumes e ter uma alimentação pobre em gorduras já faz parte da sua rotina de vida. Você realmente fez as mudanças que precisava para conseguir chegar no seu peso ideal. Mantenha seus hábitos saudáveis, pois você só tem a ganhar, em beleza e em saúde. Parabéns!


Fonte: CyberDiet

12 comentários:

  1. Ai ai ai...
    escolhi B -> sabe o que deve fazer mas ainda não faz...
    pior que é verdade...
    mudando isso AGORA!!!!!
    Bjo RÔ !!11

    ResponderExcluir
  2. Adorei a materia!!!!!!!
    preciso pensar bem antes de responder!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou agindo para mudar....D...
    Vamos que vamos!!

    bjim

    Thaine
    emagrecendocomthaine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoreei rô....vc linda como sempree. Me diz como consegue heim rs. :)

    ResponderExcluir
  5. Estou entre o D e o E, mas cometo deslizes. Ainda não exterminei completamente a cabeça de gordinha.

    ResponderExcluir
  6. Bom teste e a minha classificação foi E, por isso acho que estou no bom caminho
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  7. A sopa de abóbora ficou divina. Postei lá no blog, dá uma olhada!!!

    ResponderExcluir
  8. AHAHAHA e se eu num cumpro a decepção também!
    Coloquei todos os mínimos ali! O que vier além disso é lucro!
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Eu escolhi a letra (B): você sabe o que fazer para mudar, mas ainda não fez. Adorei o teste! E com isso posso mudar meus hábidos alimentares. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  10. Bah, amiga, pra mim só dá E, sem sombra de dúvida ! Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Eu fico variando em (D) e (E), a mente gorda ainda quer me levar para o buraco de vez em quando. Mas estou feliz com os resultados que conquistei até aqui.
    Ótimo post Rô.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...