segunda-feira, 16 de julho de 2012

Temperos que substituem o sal

Como comentei AQUI o sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins. 

Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. "Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados", explica a nutricionista Maíra Malta, da Unesp. Por isso, confira abaixo alguns temperos que te ajudam a se manter longe do sal.  



Alho e Cebola: Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem a nossa saúde. "O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose", diz a especialista. A duplinha também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.


Sálvia: Esta erva é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão. "A sálvia é indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves", diz Maíra Malta. A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.


Manjericão: A erva já é amiga da cozinha há muito tempo. Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas, saladas ou no clássico molho pesto. "O manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal."


Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha. "O alecrim faz bem porque combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata."


Salsa: A salsinha também já é famosa conhecida de quem cozinha. Seja ela desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois, como ensina a nutricionista, a salsa combate doenças do coração e dos rins.


Pimentas: Não é só na Bahia que este condimento é popular. Há quem ame e quem não viva sem. Mas, o importante é saber que a pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. "Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento."


Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.


Estragão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Experimentar estragão vai garantir um sabor novo, levemente adocicado, à comida, além de aliviar a cólica menstrual e auxiliar na digestão.


Hortelã e menta: Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, a nutricionista Maíra Malta nos ensina que essas plantinhas são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses. Com o tempo seco, o temperinho cai muito bem.


Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. "Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases", ensina a nutricionista.


Orégano: Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.


Tomilho: Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações. Além de muito saborosa, a plantinha é também muito bonita com suas folhas verdes em formato de coração e pequenas florzinhas. Por isso, além de usá-la como tempero, vale também investir na decoração do prato.


Açafrão: Está faltando uma corzinha no seu prato? Invista no açafrão. Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatória que melhoram a digestão.


Gengibre: Bom e velho conhecido dos japoneses, o gengibre com seu sabor picante e adocicado, pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas. "O gengibre tem propriedades que combatem a dor de cabeça, o enjoo e as náuseas. Por ser também um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura do corpo, obrigando o organismo a gastar mais energia", ensina a nutricionista da Unesp Maíra Malta.

Fonte: Minha Vida

12 comentários:

  1. Eu não sou fã do sal... todo mundo já sabe... mas tipos, eu vou nos churras dos amigos e TUDO é muito carregado (desde a carne, passando pela salada... TUDO MESMO!) beijos ro!

    ResponderExcluir
  2. eu aboli o sal da minha vida ja tem uns 4 anos por conta da pressão alta! e ja uso tudo isso ai!
    eu vi hoje no bom dia brasil falando sobre isso e achei muito interessante! tem algumas pessoas que tem medo de mudar e não gostar!
    meu marido foi um deles!!! agora quando ele come algo com sal ja logo reclama!!!!!!
    vida saudavel sem o sal bom de mais!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rô,

    Que Legal! Olha, nem obesa eu era hipertensa,mas o sal dá aquela inchada. Tentava usar uns truques: a nutricionista pediu para usar o little salt, da línea(mas, é horrível). Vou temtar caprichar nos temperos.

    Beijos,

    Cleide.

    ResponderExcluir
  4. se tem uma coisa ke eu gosto e muito é tempero, principalmente alho, pimenta, gengibre, orégano e louro.. nao fico sem esses temperos nem sob tortura..rs.. bjokas lindeza e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Rô, amiga querida voltei pra vidinha...kkk
    Tava dando um tempinho, nem entrava na internet, acredita?
    Estou me sentindo renovada e confiante pronta pra enfrentar os desafios mas, dessa vez, com menos estresse...kkk
    Ainda estou num endereço improvisado mas, essa semana já tõ indo pro meu cantinho, aí te conto tudinho!

    Beijoooossss

    ResponderExcluir
  6. Temperinhos deliciosos!!
    Valeu a dica!

    bjinhos...

    ResponderExcluir
  7. Bah, amiga, eu fujo do sal, sempre, não consigo ingerir alimentos carregados neste tempero ... Prefiro qualquer coisa, menos o sal ... Um beijo, boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Ei amiga parabéns pelo post, muito interativo e instrutivo, posso dizer com propriedade com estudante de nutrição que sou, e realmente se nós nos utilizassemos mais dos temnperos e menos do sal todo o nosso organismo iria agradecer, beijos boa semana !!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu já diminui bastante o sal da minha vida, mas trocar por essas ervas seria uma guerra pois marido e filho são uma frescura só com alimentos e se tiver ervas eles reclamam mesmo e não dá de fazer almoço separado. :( Mas as dicas são ótimas! :)

    ResponderExcluir
  10. Divino esse post viu? Obrigada.....bjo

    ResponderExcluir
  11. Baní temperos prontos da minha cozinha e diminuí o sal. Investi em temperos naturais e frescos (plantei alguns) e digo que foi ótimo fazer isso. Acrescentei sabor e saúde à alimentação.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post!

    Só tem que ficar de olho no iodo também, né?! Consumir alimentos com iodo, se decidir eliminar mesmo o sal da alimentação, é essencial.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...