Pular para o conteúdo principal

Aliados no emagrecimento: Alimentos termogênicos

Olá Pessoal!
Como estão no segundo dia do Desafio da Rô? Tudo bem?
Não esqueçam de se exercitar \o/


Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento. Porém é importante deixar claro que só consumir estes alimentos não vai adiantar, é preciso antes de mais nada ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos.

Alguns alimentos considerados termogênicos  você poderá incluir em seu cardápio para dar uma forcinha no processo de emagrecimento.
Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, são apenas indicações. Outra coisa importante a ressaltar é que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica.

Pimenta

A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde

O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre

Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada

Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera um gasto de energia maior.

Canela

A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?
É bom esclarecer que a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
Perguntas feitas nos comentários, respondo no próprio comentário ;)
Enviei e-mail ontem e alguns e-mails  voltaram para mim:
Se você se inscreveu e não recebeu e-mail, deixe seu nome e e-mail no comentário.




Comentários

  1. Esses alimentos são aliados mesmooo!
    amo canela e gengibre, mas pimenta eu não dou conta!
    uiii
    bjo

    ResponderExcluir
  2. oi coloquei o email errado Rô,por favor mude,,luciana.ferrari78@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. o gengibre eu tomo batido com suco de limao...ajuda paca...bjao lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Gosto de todos, menos da pimenta ... Beijo, Rô !

    ResponderExcluir
  5. Cha verde...muiiito chá verde eu tenho tomado...Gengibre me deu gastrite...não posso tomar.Adorei as dicas...bjus

    ResponderExcluir
  6. Adoro pimenta, gengibre e canela. Chá verde... ECA!!
    Firme e forte no Desafio.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Estou indo bem no desafio!! AS dicas são ótimas colocarei em prática... beijos

    ResponderExcluir
  8. Estou firme no desafio,amei o post me ajudou mto..Bjos linda♥.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muuuuito de todos, o chá verde me esforço pra tomar. Firme e forte no desafio! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas. Vou tentar incluir todos os dias, o mais difícil vai ser a pimenta. Não gosto.

    ResponderExcluir
  11. já uso todos ..rsrsrs.. logico que a dica pequei daki neh ..rsrsrs. beijos.

    ResponderExcluir
  12. to com a gengibre ,dando meus passinhos devagarinho....mas nao vou parar vou chegar lá.....kkkkotimas dicas

    ResponderExcluir
  13. oi more.. tô treinando direitinho, mas minha RA tá devagar, férias dos filhotes, almoços e guloseimas, estou lutando aqui, mas vou me focar e com certeza essa listinha do post entram no meu cardápio gosto de tudo...

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca por pimenta, como boa baiana que sou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …