Pular para o conteúdo principal

Cuidado com o sódio


A hipertensão é responsável por 54% das mortes por derrame e 47% das mortes por infarto. Depois da genética, descobriu-se que o excesso de consumo de sal é o fator de maior influência para a pressão alta.
Mas outros fatores também têm influência, como a obesidade, estresse e sedentarismo.
Pensando nisso, as Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Nefrologia e Hipertensão diminuíram a indicação de consumo máximo de 6 gramas de sal por dia para no máximo 5g, ou 2000mg de sódio. Essa já era a quantidade estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.
Nem todo componente do sal é sódio, em cada 1g de sal há 400 miligramas de sódio, os outros 60% são de cloro.
Na tabela abaixo você vai saber quais alimentos, sozinhos, já tem mais de 50% da quantidade máxima de sal recomendada por dia, ou mesmo ultrapassam a recomendação.






Além da pressão alta, o excesso de consumo de sódio pode prejudicar seu emagrecimento, devido a maior retenção de líquidos. Portanto, modere no consumo de alimentos industrializados e utilize pouca quantidade de sal para preparar suas refeições.
A Rô quer saber: Perguntinha:
Meninas e meninos,
Qual a sua maior dificuldade em relação ao emagrecimento???

Comentários

  1. Respondendo a pergunta da Rô.
    A ansiedade e maior vila.

    ResponderExcluir
  2. ANSIEDADE, TUDO DESCONTO NA COMIDA
    BJS,
    VAN.

    ResponderExcluir
  3. Ansiedade, pensamentos dominadores em relação a comida! Vontade sem fim de comer e comer! aff perdão Rô, mas para mim é tudo isso rsrs

    ResponderExcluir
  4. Minha maior dificuldade é o carbohidrato. Tenho que come-lo em quase todas as refeições, não tenho comido ao jantar a 2 semanas mas sinto falta. Não consigo ficar o dia todo sem carbs, sinto-me a morrer.


    bjnho

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Meu maior problema hoje é controlar a ansiedade, ela tem sido maior que a força de vontade pra me manter na linha.
    Agora estou realmente com um problema, uma "queda" por frituras... já pode jogar o chinelo...tô esperando já.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Minha maior dificuldade é controlar a ansiedade tb..

    ResponderExcluir
  7. A ansiedade, sem sombra de dúvidas. Quando estou com crise, mando tudo que vem pela frente. Só não é mais devido à academia. Malhar me ajuda muito. :D

    ResponderExcluir
  8. não consigo controlar a ansiedade, amo carboidrato e morro de preguiça de fazer af....cheiro amiga...

    ResponderExcluir
  9. Ótimas informações!
    Tirando a linguiça toscana, parte dessa lista eu já não comprava, e o restante, baní daqui de casa, incluindo os temperos prontos. Senti diferença para melhor no meu corpo. Evito comida pronta e industrializados, prefiro eu mesma preparar. Mas acabo abrindo exeção para alguns poucos embutidos.
    Lembro muito bem, quando comecei a prestar mais atenção a rótulos e embalagens: quando li a quantidade de sódio que tinha na lasanha pronta, nunca mais quis comprar.

    ResponderExcluir
  10. Respondendo pergunta: quando eu desando, bate maior preguição. A ansiedade até acontece, mas consigo driblar maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  11. Oii Rô...O sal é o vilão número um da minha lista...
    Bom vamos à resposta.

    Minha maior dificuldade é a falta de disciplina...não sou...
    Sempre procuro me corrigir, mas é dificil.

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Meu maior desafio é controlar nos finais de semana, principalmente, o doce, o chocolate (que eu amo!). E é difícil comer só um pedacinho... Quero logo a barra inteira! Tanto que durante a semana procuro não fugir da linha senão desanda tudo...
    Em relação ao sódio, minha alimentação é bem reduzida em sal, mas também, quando enfio o pé na jaca, o efeito do aumento de sódio no meu organismo é quase que instantâneo! Fico mega inchada, retenção de líquido bizarra!

    ResponderExcluir
  13. açucar...Esse é o pior!!!
    Depois vem a ansiedade somanda com a compulsão...
    é um efeito cascata...Se me passo no almoço por exemplo, para mim o dia já é perdido e deu!!! acabou f* com o resto do dia...
    Essa é a realizadade.

    Bjokas...

    Munique

    ResponderExcluir
  14. Meu maior problema em relação ao emagrecimento são os finais de semana, pois é quando eu acho que posso, que mereço e, já que comi, como cada vez mais - compulsão, principalmente por doces. Josi coelho

    ResponderExcluir
  15. Respondendo a pergunta: minha maior dificuldade é controlar a ansidade por doces. Principalmente após o almoço sempre quero um docinho de sobremesa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Pra mim a maior dificuldade está nos finais de semana que acabam fazendo o sacrifício da semana ser perdido, pois acabo saindo e comendo alimentos não recomendáveis!!!

    ResponderExcluir
  17. A minha maior dificuldade eh o auto controle no fim de semana pq enfio o pé na jaca e o meu marido adora comer td o q eu nao devo, entao mtas vezes acabo sedendo a tentação, até pq na maior parte das vezes eu q tenho q cozinhar pra ele. Legal vc fazer essa pergunta pq eu nunca me fiz pra perceber o meu erro. Aii Jisus, kd o meu auto controle?? BJs

    ResponderExcluir
  18. O sódio é verdadeiro veneno ao nosso organismo. Muito bom, Rô, beijos !!!

    ResponderExcluir
  19. Eu me esqueciiiii ... minha maior dificuldade é a fruta, ou melhor, são as frutas ! As tais cinco frutas por dia ... rsrs ...

    ResponderExcluir
  20. Eu ando passando longe de muito sal, marido diz que ando fazendo a comida sem gosto kkkkk, mas eu retenho muito liquido

    sobre a pergunta é doce, esse é o meu vilão...beijos!

    ResponderExcluir
  21. eu cometo um pecadão em relação ao sódio toda noite há mais ou menos uma semana... pra aliviar minha gastrite e pro meu estomago "dormir" bem, tomo uma caneca milagrosa que consiste em: um limão espremido, completo o ke falta da caneca com agua quente e meia colher de café de sal grosso.. santo remédio.. bjokas lindea

    ResponderExcluir
  22. Oi Ro, minha maior dificuldade e comer frutas e beber agua, tomo 500 ml só por dia, o doce consegui vencer....bju

    ResponderExcluir
  23. nossa ate a linguiça .. que tenso .. mas sempre leio as embalagens ... evito muito ... boa dica ..beijos linda ... espero que tenhas bons treinos ... rumo a vitoria ..

    ResponderExcluir
  24. Oi Rô!
    Ah, vários...a boa e velha ansiedade, a preguiça p/ fazer exercícios, a falta de disciplina...mas a pior, sem dúvida, é controlar a compulsão por doces...

    bjs!

    ResponderExcluir
  25. Rô,
    Mnha maior dificuldade é com a quantidade, principalmente de pão e chocolae amargo.
    Tb tudo piora qdo estou ansiosa e ultimamente estou passando por problemas pessoais que têm contribuído para com a minhacompulsão por comer sentimentos... uma loucura!!!!!!!!!
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  26. Ansiedade, ansiedade, ansiedade X mais hábitos.
    =/

    ResponderExcluir
  27. Minha maior dificuldade é manter a linha no fim de semana. Faço tudo certo durante a semana e chega fim de semana desanda. talvez por não precisar fazer comida correndo, não precisar arrumar marmita... Mas a partir do desafio sem doce, tomei outras decisões, e uma delas é escolher uma refeição no fim de semana pra comer besteira. Não obrigatoriamente, mas sem me culpar tanto. Resolvi essa semana entrar na linha de verdade, e deixar de beliscar que é uma outra dificuldade. Hoje já é quinta e estou firme.
    Sheila Paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …