Pular para o conteúdo principal

Como manter a forma no inverno

Foto: Eu e a Fabi no treino de sábado, nesse treino foi a estréia do meu Garmin - 12,5km de corrida \o/

A chegada dos dias mais frios acaba sendo um tormento para aqueles que se preocupam em manter a forma ou estão em processo de emagrecimento. Isso porque a preguiça é maior e a fome também, na maioria das vezes.

A seguir algumas dicas para te ajudar a passar pela estação mais fria do ano sem colocar em risco a sua alimentação. 
- Não deixe de praticar atividades físicas. No inverno, nosso corpo gasta ainda mais calorias para mantê-lo aquecido, então aproveite para "queimar" mais;
Veja outras dicas aqui: SUPEREI o FRIO e CUIDADOS para se exercitar no inverno
EXERCÍCIOS EM CASA
- Aposte em sopas quentinhas para o jantar, mas evite cremes com muitos queijos e creme de leite. E atenção aos carboidratos, não esqueça que batata, macarrão e mandioquinha são todos deste mesmo grupo alimentar, escolha apenas um para acrescentar na sua sopa;
- Não deixe de comer saladas, mas se quiser, dê preferência aos legumes cozidos ou verduras refogadas;
- Beba mais chás. E acrescente gengibre ou canela, que são alimentos termogênicos;
- Uma taça de vinho no inverno é sempre bem vinda, mas evite o exagero. Uma tacinha é a medida certa;
- Comer fondue no inverno é tradição para algumas pessoas, mas faça um lanche antes para que não chegue com muita fome e acabe exagerando na quantidade;
- Substitua o pão consumido junto com o fondue de queijo, por legumes como: pepino, cenoura, couve-flor, brócolis;
- Não deixe de beber água;
- Não abra mão das frutas. Elas podem também ser utilizadas no preparo de sucos ou adicionadas em vitaminas;
- Se sente mais fome no frio, fracione mais as refeições;
- Evite o consumo de doces muito elaborados, com creme de leite, chocolate, chantily. Prefira os doces à base de frutas;
- Cuidado também com as massas. Prefira os molhos ao sugo ou bolonhesa e entre as massas recheadas, prefira os recheios de carne, frango, ricota;
- Nos rodízios em churrascarias, comece pela salada e abra mão dos petiscos como pasteizinhos, pão de queijo, banana à milanesa, batata ou mandioca frita, prefira também as carnes de cortes mais magros como: filé mignon, maminha, alcatra. Mas se não abre mão da picanha, pelo menos retire a gordura aparente. O frango sem pele e o peixe são ótimas opções.
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112 Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br

Comentários

  1. Amei as dicas Ro!!! O inverno acaba com agente né?? Mas temos que ter foco que queremos estar lindas para o verão!
    beijos
    Isa
    http://heloisamelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Chove bastanta aqui no inverno e eisso acaba atrapalhando que faz atividade ao ar livre. O jeito é recorrer a academia!

    ResponderExcluir
  3. As dicas são ótimas!
    Rô fazer AF nesse frio ta dureza mais vamos la! Nada de desistir!
    Foco no desafio...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Com o sempre dicas motivantes e fáceis de serem seguidas. Vc é um arraso!

    ResponderExcluir
  5. Quanto aos rodízios, já sou mais radical: passe longe deles! Hehehe!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi RÔ...
    Tô tentando fazer exatamente tudo isso...como dá vontade de comer...bahhh...mas eu to me controlando..vamos lá...bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosângela...
    Descobri seu blog ao acaso e adorei... estou no inicio da minha RA e também AF. Li sua história e me identifiquei muito. Também engordei durante a gravidez e os mesmos ainda me perseguem. Atualmente minha filha está com 3 anos e resolvir dar um UP...
    Estou te seguindo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É Ro, a gente que mora em cidades frias sabe o quanto é difícil manter alimentação saudável e exercícios em dia... mas já estou me acostumando, apesar de odiar!!! haha! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rô!

    Comecei a te seguir hoje e fiquei sabendo do desafio... Mesmo tendo passado o dia da inscrição vou tentar fazer e no dia 20/07 uero estar com um ótimo resultado.

    Mil bjus

    ResponderExcluir
  10. É, o inverno é difícil, ainda mais o nosso friozinho gaúcho, mas a gente tem como continuar com a atividade física, sem problema algum. Hoje corri meus dez quilômetros. Beijo, Rô, estou te esperando com nosso chazinho.

    ResponderExcluir
  11. graças que não sei o que é inverno!!! Do jeito que passo mal com frio,eu não moveria nem o dedo mindinho. =D

    ResponderExcluir
  12. A dica do chá é bárbara: quando temos o hábito de tomar chá (estou falando de chá de verdade, e não de sucos que usam chá como base), sem adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçantes, evitamos a injestão de venenos, como refrigerantes.

    ResponderExcluir
  13. adoro seus desafio pq sempre vem seguido de ótimas dicas .. te adoro flor .. quero ver se começo a correr na rua ..falta me coragem .. beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga ,estou de blog novo se der depois de uma olhada lá ,estou te acompanhando Bjoss e muita força.

    ResponderExcluir
  15. menina, as dicas sobre corrida me ajudaram bastante... terça to com meu cardio marcado, fazer tudo como deve ser feito e sair correndo da "pulicia"! hehehehe bjuuus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …