sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Emagrecimento saudável - O melhor caminho!


Minha querida nutricionista esportiva enviou por e-mail este texto, achei ótimo para compartilhar aqui no blog. Espero que gostem, com a palavra Nutricionista Adriane Rodriguez:

Trago aqui umas frases de incentivo e para tentar conscientizar do porque está no caminho certo da reeducação alimentar:

1- Amplie o seu foco de interesse. Se você se concentrar em todas as coisas diferentes que você deve fazer para perder peso, você vai se sentir muito cansada e preguiçosa, porém, se você pensar em todas as grandes coisas que irá melhorar em sua vida se começar a comer direito e a exercítar o seu corpo, passará a sentir-se mais vibrante e bem viva, sua motivação vai aumentar, e o entusiasmo para perder peso, tornar-se-á uma crescente, só de imaginar o quanto bem vai sentir.

Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é só aumentarem os problemas dia após dia.  

2-
 Comece o seu dia como uma vencedora. Uma ótima maneira de encontrar uma boa atitude no que diz respeito a perder peso, é criar a sua motivação pessoal logo pela manhã, começando o dia com uma vitória. Faça seu desjejum, com queijos magros,  pães integrais, frutas e, se for seu horário, faça  exercício, você vai ver que se sentirá motivada por todo o dia. 

3-
 Saiba exatamente aquilo que você procura quando se refere a perder peso. Se o seu objetivo é vago: “Estou numa de perder peso.” Então você não se vai sentir muito motivada para alcançar esse objectivo, pois este é muito ambíguo. No entanto, se o seu objetivo é claro e específico, “Eu vou perder 20 quilos e definir meu corpo para este verão.” Então aí você vai encontrar motivação extra e fará tudo para conseguir vestir um bikini, antes do verão chegar.

4-
 Comprometa-se a fazer uma coisa sem falta. Quando você achar que tem de mudar muitas coisas sobre o seu estilo de vida, a fim de perder peso, você pode sentir-se paralisada. Para transformar isso em motivação, você deve comprometer-se a fazer uma coisa de cada vez, e só deve partir para outra quando conseguir fazer a anterior naturalmente. Por exemplo, comprometa-se a fazer exercicio todos os dias da semana, sem falta, e quando você dominar isso completamente você vai se sentir extremamente pronta para adicionar mais e mais coisas que vão alterando o seu estilo de vida.

O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.

Pare, pense e reconheça que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. 
Te dou minha palavra que ao sentir os benefícios de todas essas mudanças de comportamento, tu vai te perguntar um dia: como eu podia viver daquela forma?


13 comentários:

  1. Escrito com sabedoria e muita propriedade ... É a voz do profissional competente ! Beijo, Rô.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosângela, seu blog é o máximo e sua história mais ainda. Eu sou uma food blogger que decidiu virar o jogo da obesidade quando descobri que tinha gordura no fígado, desde então estou dando meus primeiros passos na RA. Seu blog é uma inspiração! Beijos e tenha um ótimo final de semana, divertido e saudável! =*

    ResponderExcluir
  3. Rô,seu blog é muito bacana. Estou contagiada a começar a correr. Muito gostoso ler cada post. Adoro esse cantinho. Beijocas flor!!

    ResponderExcluir
  4. É aqui que busco força e animo para continuar, Rô recomeçar sem passar por aqui e sair com a certeza de que vale a pena não dá... adoro suas postagens, mais seu exemplo é oq tem de melhor... to de volta na luta, estarei sempre por aqui...conto com seu apoio tbm...bjokas

    ResponderExcluir
  5. Ah esqueci de falar, correr tbm é minha paixão... há anos atrás emagreci quase 20 quilos correndo, me abandonei e engordei tudo de novo, mas estou recomeçando e emagreci 2,6kg em 2 semanas só correndo sem RA, (porque ainda não consegui engrenar)... imagine quando eu conseguir unir AF e RA? ...bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi Amada,ontem li seu depoimento e fiquei mto motivada a começar.Antes de usar anticoncep Diane,pesava 47k dai engordei e permaneci 4 anos c/ 54k +ou-.Qdo engravidei meu peso foi p/ 72k.Hj 5anos depois estou c/68k. Fruto de alimentação errada e falta de ativ.fisica. A uma semana estou investindo nas saladas e passei a tomar + o caldo de feijao do q caroço, então emagreci 1k.O fato é q virei uma vaca gorda e comecei a fragrar as pessoas falando do meu peso,isso me encomodava ate meu pai acabou falando que eu nao tinha esse corpo. fiquei enormemente triste e passei 3 dias de cama chorando.Nas ultimas ferias fui p/ casa dos meus pais e acabei n saindo p q ninguem me visse acima do peso, encontro de ex-alunos na Faculdade nem pensar seria um mico comparecer engordei 20quilos em 12anos.Mas, hj espelhando em vc corrigi a alimentação e fiz 1h de caminhada.Estou sentindo disposição espero continuar firme e atingir me objetivo de emagrecer 13k! Te escrevo!!! Bjos, Jeferssany

    ResponderExcluir
  7. Amiga, como pensei em ti essa semana..lembrei das nossas conversas sobre as pessoas que só reclamam e não fazem nada pra mudar ou, pior, ficam julgando quem tem...
    Adorei esse post, muito verdadeiro

    Beijos, que a tua semana seja iluminada

    ResponderExcluir
  8. Ro continuo firme hj fiz caminhada novamente.Comida fracionada em 3 em 3hs, muita salada, muita agua e cha de gengibre. Não posso desistir de mim!!! Bjos!!! Jeferssany

    ResponderExcluir
  9. Pra mim o que tem me ajudado nessa nova fase de emagrecimento e treino é a primeira parte do texto , sobre ampliar o foco de interesse, quando eu pensava que precisava emagrecer por emagrecer, não conseguia ir adiante, logo vacilava e não conseguia retomar meu objetivo... hoje não... com a corrida meu foco não está na "futilidade" da dieta pela dieta, mas na saúde e de como fazer meu corpo se mexer mais rápido..... e continuo a vacilar num dia ou outro, mas tenho objetivos e metas bem a minha frente e isso me impulsona a continuar tanto nos treinos quanto na R.A.

    tenha um lindo dia florzinha

    ResponderExcluir
  10. Bom dia sua LINDAAAAAAA!!! Nossa vir aqui me dá uma injeção de ânimo e tanto vc nem imagina.

    Muito legais as dicas viu, adorei! Háaaaa não vá correr mais que 60km/h hein....obedeça as plaquinhas....rsrsrsr

    Bjossss Rô fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Oie, passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
    Olha o cafezinho!!!
    Saindo fresquinho!!!
    Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
    Bju
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rô...
    Maravilhosas as dicas. Principalmente a primeira, no meu caso.
    Um grande beijo.
    Ótima semana.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...