segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Hora do chá: combinações que auxiliam no emagrecimento


Quem me conhece ou me acompanha pelo facebook sabe que sou super fã dos chás, são meus companheiros e aliados no meu dia.
Os meus preferidos são: chá branco ou verde, cavalinha, gengibre e hortelã, tomo sempre entre as refeições, pois ajudam a acelerar o metabolismo, desinchar e enganar a fome.
Algumas dicas na Revista Viva Mais sobre os chás:

Conheça os efeitos dos chás e as melhores combinações para emagrecer -  Poderoso combinado de ervas acelera o metabolismo, desincha, regula o organismo e auxilia o emagrecimento:

Se um chá pode ajudar você a emagrecer, imagine três!  Ao fazer um poderoso combinado de ervas, você acelera e emagrece ainda mais. Mas para que funcione, você precisa seguir algumas regrinhas, como combinar os chás certos e, claro, alimentar-se com um cardápio equilibrado e fazer exercícios físicos. O mais importante pra bombar sua dieta com as infusões, porém, é saber aliá-las corretamente. Como? Tome chás termogênicos (que queimam gordura), diuréticos (que ajudam a desinchar) e desintoxicantes (que limpam o organismo). “Eles têm efeito digestivo, diurético, ajudam a eliminar toxinas, auxiliam no controle do apetite e completam a ingestão diária de líquidos”, enumera a nutricionista Priscila Rosa. Lembre-se que é preciso preparar os chás do modo certo e saber os horários de tomá-los. Isso faz muita diferença! Outra boa dica da nutricionista Gabriela Maia é trocar as ervas a cada quatro dias para não enjoar.
Tipos e efeitos dos chás emagrecedores
Termogênicos

Ajudam na queima de gordura e aceleram o metabolismo.
Tipos: Chá verde, branco e vermelho, casca de laranja amarga, fucus, hibisco, carqueja e mate.
Melhor hora pra tomar: Procure ingeri-los no começo do dia. Como têm cafeína, não devem ser consumidos depois das 17 h para não atrapalhar o sono.

Diréticos

Ativam o funcionamento dos rins e a eliminação das toxinas, diminuindo, assim, o inchaço
Tipos: Cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra e alfafa.
Melhor hora pra tomar: Esses chás aumentam a vontade de fazer xixi. Por isso, evite tomá-los à noite, para que não tenha de se levantar várias vezes para ir ao banheiro.

Desintoxicantes

Atuam no fígado, órgão importante no processo de desintoxicação. Além disso, reduzem gases.
Tipos: Boldo, alcachofra, hortelã, camomila, dente-de-leão, erva-doce, sálvia, espinheira-santa, salsaparrilha, chá de romã e chá de anis.
Melhor hora pra tomar: Por terem nenhuma ou pouca concentração de cafeína, podem ser ingeridos a qualquer hora.

Misturas Potentes

A nutricionista Priscila Rosa indica quatro combinações ótimas (e gostosas!) que vão ajudá-la a perder peso. Não tem problema combinar chás do mesmo grupo, OK?

  • Cavalinha + hibisco + chá verde = Acelera o metabolismo
  • Chá vermelho + chá de romã + chá de anis = desintoxica e diminui o inchaço
  • Boldo + hortelã + camomila = Alto poder digestivo
  • Chá branco + chá de fores brancas + tangerina = Queima as gordurinhas

Aproveite todos os benefícios do chá
♦Depois que a água começar a borbulhar, desligue o fogo. Despeje por cima das ervas, em uma xícara. Isso evita que elas queimem e percam propriedades
♦Abafe por cinco minutinhos, para apurar bem os princípios ativos. Depois, coe
♦Dá para armazenar por 24 horas. Depois, perde os ativos.
♦Não faz diferença beber quente ou frio.
♦Não consegue beber chá sem estar adoçado? Acrescente apenas uma colher de açúcar mascavo ou orgânico. Pode usar adoçante, mas saiba que ele altera o sabor das ervas.
♦Compre apenas ervas de boa procedência e vendidas em sacos lacrados!
Fonte: M de Mulher

2 comentários:

  1. Oi, amiga querida ! Eu sou fã do verde com gengibre, adoro !!! Praticamente todos os dias eu faço esta combinação. Aliás, quando tu vens aqui, eu sempre acabo deixando de lado o gengibre, engraçado, né ? Beijo carinhoso e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Qual o melhor horario para tomar os chás e sucos detox?

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...