quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saiba como acelerar seu metabolismo

Quem deseja emagrecer sempre está lutando contra os ponteiros da balança e comete inúmeros sacrifícios para atingir esse objetivo. Algumas pessoas não conseguem eliminar todos os quilinhos indesejados no período em que programou.

O metabolismo é o conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam no interior de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo funcionando. Esse processo resulta em uma perda energética denominada gasto calórico total. Este é influenciado por fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, exercícios físicos entre outros fatores.
A eficiência do mesmo é um ponto fundamental para o equilíbrio do nosso organismo. "Ele é o executor dos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula que constituem a base da vida", explica o nutricionista funcional e clínico Fábio Bicalho.
metabolismo é um dos mais importantes e vitais processos biológicos."Ele é diretamente responsável pelo crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes".
Segundo Bicalho, o metabolismo é importante no processo de perda de peso, pois deixa em pleno funcionamento o organismo e seus compartimentos, fazendo a degradação, conversão e aproveitamento de todos os nutrientes ingeridos. "Ele fica lento por falta de aporte de nutrientes e água. Como consequência reduz a reprodução celular e diminui a taxa de metabolismo".
Alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição atrapalham o funcionamento do mesmo. "Para acelerá-lo é necessários adequar a ingestão hídrica. Por isso é que devemos tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Além disso, deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, diminuir o consumo de industrializados e optar por orgânicos certificados", orienta o nutricionista.
Ingerir água é fundamental para o metabolismo, pois ela está presente na maioria das funções do organismo. "A água é componente importante na reforma celular e funcionamento de todos os compartimentos do ser humano. Necessitamos de boa hidratação e consumo amplo de nutrientes através da alimentação diária", diz Dr. Fábio.
O sono atrasado  também interfere nas funções do organismo. "Um sono produtivo e regular é constituinte para melhorar o metabolismo", afirma Bicalho. "Com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento, mas podemos minimizar os danos com bons hábitos na alimentação, além da prática de exercícios físicos regulares", finaliza.
Fonte: CyberDiet
CLIQUE AQUI e conheça os Alimentos Termogênicos que ajudam no emagrecimento

18 comentários:

  1. Oi então eu acho que meu probema está sendo o sono, tenho dormido pouco, e o fator idade que atrapalha um pouco, mas enfim continuarei com meu foco. Beijo e uma ótima quarta.

    ResponderExcluir
  2. Essa me fez lembrar de quando comecei a parar de beliscar:isto mesmo, tomava água quando dava vontade de 'beliscar',virou vicio, nunca mais parei. Acho que isto deu uma boa acelerada no metabolismo!!!

    Beijos, Gatíssima e um ótimo dia!!!

    Cleide.

    ResponderExcluir
  3. Super texto Rô!!

    veja bem...água e sono!!!....alimentos naturais, frutas e legumes....tá tudo em nossas mãos!!...é só se focar e pensar na saúde que estamos ganhando a cada escolha!!

    beijos e paz pra ti!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rô!

    Adoro seu blog, bebo bastante água durante o dia e a tarde me sinto muito inchada, como faço para melhorar essa sensação? Fibras?

    Mil bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luigia
      Algumas dicas para vc:

      http://www.romassoterapeuta.com/2011/02/dicas-para-fugir-do-inchaco-abdominal.html

      http://www.romassoterapeuta.com/2011/01/ameixa-ajuda-combater-o-inchaco-e.html

      http://www.romassoterapeuta.com/2011/02/aprenda-fazer-cinco-sucos-anti-inchaco.html

      Beijossssss

      Excluir
  5. ÓTIMAS DICAS, SEMPRE NOS ENSINANDO A ANDAR NA LINHA.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!
    O funcionamneto de nosso metabolismo é fantástico!
    A informação é otima e me reforça que tenho de tomar bastante agua mesmo!
    Bj e um otimo dia!

    ResponderExcluir
  7. EU COMPROVO!! Depois que eu comecei a ingerir mais água (mas tem que ser no mínimo 2L mesmo...para mim, funciona muito bem acima de 2,5L), cortar industrializados, investir em frutas, verduras e integrais e fazer exercício regularmente, meu organismo acelerou, melhorou e proporcionou emagrecimento! Mas se eu diminuo essas coisas que venho fazendo, o metabolismo cai também.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Achei seu blog pela net. Também estou nesta luta para poder perder uns 10 kg. Este ano me caso na igreja e quero entrar no vestido dos meus sonhos. Estou te seguindo. Dê uma passadinha lá no meu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Passando para te contar que inspirada em vc comecei na academia! bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga Ro,
    Engordei horrores nas ferias..a gente acha q nunca mais..mas eu ainda me deixei ter essa recaida..Arrasada, to de volta p contar c vc e suas dicas maravilhosas!
    Bj linda!
    Cris.

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Eu bebo muita água, durmo bastante, mas o metabolismo tá mais lento que eu..rsrs
    Adorei a dica

    Beijos Diva

    http://geumanovamulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Excelente, Rô, só não se ajuda quem não quer, porque é muito fácil a gente conseguir acelerar o metabolismo, são dicas infalíveis ! Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Amiga, ontem tive minha primeira aula de fisiologia, lembrei de ti e dos teus post. Acho que vou adorar essa disciplina, porque ajuda a enteder o funcionamento do organismo. Engraçado é que muita coisa eu já sabia, porque falamos bastante aqui nos blogs..principalmente sobre o metabolismo!

    beijoooooosss

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post Rô, uma outra coisa que já li sobre metabolismo é a importância de investir na musculação. Pois, um corpo com maior percentual de massa magra precisa de mais energia. Por isso que hoje em dia planejo minha alimentação para 2.000Cal, o limite do meu metabolismo basal, e consigo o emagrecimento com as atividades físicas. Acredito que com isso o meu metabolismo funciona muito bem.

    Respondendo sua pergunta lá no blog. Ainda estou treinando sem assessoria. Corro com alguns amigos que já tem alguma experiência e estou estudando um pouco sobre o assunto. Mas concordo que seria muito melhor ter um acompanhamento profissional, tanto para melhora de performance, como para evitar lesões. Por enquanto ainda não dá para contratar, aqui está um pouco caro.

    Obrigado pelos elogios e incentivo.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!
    Realmente manter o metabolismo acelerado é uma luta, ainda mais quando o fator idade interfere.
    Quando quero dar um gás no treino, recorro às cápsulas de óleo de cártamo. É tiro e queda na gordura.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  16. Andando com a garrafinha de água e tentando regular meu sono! :)
    Adorei a matéria!
    Bom final de semana. Beijos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...