Pular para o conteúdo principal

Malhar, persistir e sem desistir!


Planeje seu treino para não desistir no caminho

No início de ano, quando as promessas de vida mais saudável e de eliminação dos quilos acumulados nos últimos invernos incentivam o ingresso em massa nas academias, entra em cena uma verdadeira leva de “malhadores de primeira viagem”.
Em linhas gerais, o “malhador de janeiro” está na faixa etária de 20 a 50 anos, ensaiou por anos – sem sucesso – a estréia na academia e quer o resultado imediato, de preferência já ao final dos primeiros 50 minutos de treino. “Costumo dizer que o ingressante de janeiro quer um milagre e não realmente fazer academia”, define como primeiro erro o presidente do Conselho Nacional de Educação Física, Jorge Steinhildel.
O fato da estética, inicialmente, encabeçar o ranking de preocupações dos ingressantes novatos é sempre um problema, alerta o educador físico Wilmar dos Santos Villas, gerente e coordenador da Companhia Athlética – academia com sede em diversos Estados brasileiros.
“Os primeiros resultados demoram, no mínimo, oito semanas para aparecer. Não adianta querer perder tudo de uma vez. O eixo é alimentação, malhação e descanso”, afirma Villas.
O diretor do Sindicato das Academias de Minas Gerais, Fernando Sander, alerta para outra falha cometida pelos atletas de início de ano: a maioria não faz um planejamento correto do quanto irá investir com custos de academia. Não pensa também no tempo que precisa destinar à atividade e geralmente é surpreendida pela falta de tempo para malhar.
“São essas surpresas que, por vezes, fazem as pessoas desistirem de malhar já em março, sem desfrutar dos benefícios dos exercícios”.
Para Rogério Moura, gerente da Fórmula Academia, de São Paulo, outro fator que pode servir de desestímulo é a falta de ambiente. “Como a maioria das pessoas que chega em janeiro nunca pisou em academia antes, por vezes pode se sentir deslocada, sem ambiente. Isso exige um acompanhamento mais personalizado, especialmente porque a maioria deste público está na faixa acima dos 30 anos”, completa o treinador.
Não há um levantamento estatístico sobre o aumento do movimento nas academias em janeiro, mas os treinadores são categóricos ao retratar o fenômeno. Ao mesmo tempo em que a “espécie” nasce no início do ano, contam eles, costuma entrar em extinção antes de terminar abril. Isso, garantem, seria evitado com mais planejamento e mais acesso às informações sobre os benefícios da malhação prolongada. Entre eles estão a melhora do humor e a prevenção de doenças.
Segundo Areza Gomes, gerente geral da academia Prócorpo, de Salvador, é preciso lembrar que a decisão de malhar tomada em período de férias vai ter de conviver com o estresse do trabalho quando o tempo de descanso acabar. “Por isso alertamos para as pessoas que ingressam em janeiro com o propósito de adquirir qualidade de vida. A academia ajuda inclusive a melhorar o nervosismo do trabalho” conclui.
Nada de desistir, persista e faça por merecer, cada passo dado poderá ser uma grande vitória no final!!!
Muito foco e determinação em 2012!

Comentários

  1. Oi Rô!!
    Ainda bem que comecei a malhar em janeiro do ano passado...e já to a 1 ano nessa...nada de desistir.Guria...tô pegando o gosto por correr....coisa boa isso. ainda não consigo correr direto...mas to numa intensidade doa...corre e caminha e tal...bom demais isso.Em breve em alguma maratona contigo...hahahaha...bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!
    Em 2010, comecei a frequentar a academia em janeiro... em abril eu já tinha largado (ontribuindo com as estatísticas, hhehe). Mas em janeiro passado resolvi tentar mais uma vez e me rematricular na academia. Não deixei de ir desde então. Agora no final do mês faz um ano que estou lá :) Firme e forte!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. vc é um exenplo a ser seguido e eu me inspiro muito em vc na minha luta diária contra a balança,passa lá no meu cantinho bjsssssssss

    ResponderExcluir
  4. Comecei a academia ( graças a seus incentivos) somente em setembro, época que o povo já sumiu de lá ahhaah, não quero parar nunca mais!!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. . RÔ nem malhadora de janeiro posso ser! Ainda não virei o ano, recomeço dia 10 Rô.
    . Espero que seu marido e vc estejam ótimos pós quimio.
    . Espero que esteja bem e que 2012 seja o melhor ano nossas vidas! Tentando nestes últimos dias de mini férias retribuir os comentários recebidos já neste ano, se estou aqui foi porque vc apareceu em um dos meus dois bloguitos e me deixou mega feliz.
    . Beijinhos mil. Reitero sempre ao longo desse mês meu desejo de um excelente ANO NOVO a você, familiares e amigos queridos. Fiquem com DEUS e um pensamento Nele: "Que Deus nos dê coragem para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para mudar o que pudermos e sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro, adorei a méteria, sempre fui apaixonada por corrida, e mesmo tão acima do peso, noto que minha resistência é ótima, quando cmecei a correr emagreci 16kg em pouco mais de 2 meses, mas desisti de mim,parei de correr e engordei tudo de novo, agora estou recomeçando, já voltei a correr e logo logo a balança vai sorrir pra mim... não vou mais parar de correr...bjokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Ro adorei o post...eu to assim com musculação,não sou fã não começo e paro rapidamente,mas dessa vez sera diferente pq se quero continuar a correndo vou ter q fazer musculação p fortalecer meu joelho aff.
    Beijos Shai

    ResponderExcluir
  8. Oi querida???!!!Passando para ti desejar um otimo ano,cheio de saúde,paz e harmonia.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. To precisando de foco! Muito Foco!
    Disposição aqui tá sumidinha, sumidinha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Isso é verdade, assim como a R.A a A.F deve ser continuada o ano inteiro, mas o que acontece são pequenos tropeços que nos desanimam durante o ano. Por isso estou trabalhando diariamente a minha perseverança pra não desistir nunca! Grande beijo e obrigada pela matéria. Ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Linda e atleta,
    Vim te desejar um 2012 maravilhoso! Com essa energia e motivaçao que precisamos para nos manter focadas no objetivo!!!
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rosângela!!
    Muito boa essa matéria! Adorei! Pretendo entrar numa academia e assim permanecer, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Isso mesmo amiga..chega de ser malhadora só do verão e das férias..bora eliminar os pneuzinhos..gordurinha gordurão vai saindo de montão..e vamo q vamo pq tenho 30 kl te pneuzinho pra eliminar.bjs shai

    ResponderExcluir
  14. Amei seu blog parabéns pelo seu emagrecimento!!

    ResponderExcluir
  15. Descobri hoje o seu blog e já sou fã!!! adoro as suas dicas, espero que elas me consigam ajudar a alcançar os meus objetivos. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …