Pular para o conteúdo principal

Desafio da Rô: Faça trocas saudáveis


A alimentação saudável, possível de ser feita e que traz bons resultados deve ser individualizada, flexível, versátil, associada a bem estar e satisfação, favorecer a manutenção da massa magra, compatível com qualquer atividade social, adaptável a rotina diária; além de colorida, de baixo índice glicêmico, rica em fibras e pobre em açúcar, sal, gordura saturada e trans. O segredo é comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo acelerado e de tudo um pouco para assimilar a maior variedade de nutrientes. Sempre levar em consideração também a forma de preparo (cru, cozido, assado e grelhado) e ingredientes utilizados na receita (quanto menos industrializados, melhor).

Trocas inteligentes que emagrecem:


Trocas inteligentes que emagrecem 

Não existe diferença significativa entre as calorias do pão de forma comum (branco) e do pão integral. No entanto, as versões integrais apresentam maior quantidade de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade por mais tempo.

Trocas inteligentes que emagrecem

Prefira o leite desnatado e queijos brancos. Todos são excelentes fontes de cálcio. O que difere, é que a versão integral do leite e os queijos amarelos, são ricos em gorduras e calorias.

Trocas inteligentes que emagrecem

Iogurte light, desnatados ou probióticos são sempre bem vindos ao invés dos integrais ou os que contêm muito açúcar, calorias e poucos nutrientes como os do tipo flans. Os probióticos são microorganismos adicionados no alimento que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde e equilibram a flora intestinal.
Trocas inteligentes que emagrecem

Biscoitos integrais: com a troca, você substitui a farinha refinada pela integral, consome menos açúcar, menos gordura e mais fibras quando comparados aos recheados e amanteigados.

Trocas inteligentes que emagrecem

Legumes in natura diante dos enlatados, são mais saborosos e possuem menos sódio, boa alternativa para quem está de olho na pressão arterial.

Trocas inteligentes que emagrecem

É comum as pessoas acharem que os cereais não são engordativos. Porém não é bem assim! A maioria deles é feito exclusivamente com farinha refinada, que não contém fibras e aumenta mais rapidamente a glicemia, fazendo você sentir fome de novo mais rapidamente. Procure pelas versões integrais, sem açúcar, ou pela aveia, cereal muito nutritivo, pouco calórico, de baixo índice glicêmico e funcional (previne a obesidade, o diabetes, doenças cardiovasculares e reduz o colesterol).

Trocas inteligentes que emagrecem

A batata frita tem 3 vezes mais calorias do que a cozida!

Trocas inteligentes que emagrecem

O salmão é uma carne magra, rica em proteína e em ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. As carnes vermelhas (picanha, cupim, costela, carne seca e maminha) possuem muita gordura saturada, que além de calorias, aumentam o colesterol ruim (LDL).

Trocas inteligentes que emagrecem

Uma taça de salada de frutas ao invés de uma tortinha de fruta! Quem quer emagrecer, fuja dessas tortinhas. A massa delas é pura manteiga e açúcar! Muito calóricas, gordurosas e pouco nutritivas.

Mais algumas trocas inteligentes que emagrecem:
  • Carne suína gorda (costela, bacon, paio e bucho).
  •  Carne suína magra (pernil e lombo).
  • Lingüiça, salame, copa, mortadela, patê de fígado e presunto.
  • Peito de peru, chester e blanquet de peru.
  • Molhos brancos, quatro queijos e gratinados.
  • Molhos ao sugo.
  • Maionese.
  • Maionese light ou 0% colesterol.
  • Frango com pele.
  • Frango sem pele (antes do preparo).
  • Hambúrguer, almôndegas e salsicha de carne e porco.
  • Hambúrguer, almôndegas e salsicha de frango, peru ou peixe.
  • Croissant.
  • Pão branco, integral ou light.
  • Massa folhada.
  • Massa simples.
  • Arroz branco.

"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula." (Mahatma Gandhi)

BBel-Uol
  • Arroz integral.


Comentários

  1. :( desde quinta fazendo tudo errado, estou muito inchada, chega arder... snif.... desanimada....

    ResponderExcluir
  2. Rosângela, mto bom essa post, mto bom mesmo, mtas vezes a gente acaba nao fazendo essas trocas, e é isso que acaba estragando nossa dieta....adorei o post...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. É Rô, é preciso fazer trocas, se adaptar para se alcançar o que se deseja, mas o bom é que muitas das trocas são tão gostosas qto as coisas engordativas né!!1 Eu depois que comecei RA melhorei demais meu paladar!!!
    Sentindo falta de vc no meu cantinho, acho que depois que mudei de blog, vc nao foi lá nem uma veizinha... te espero viu??/
    www.amandoserquemsou.blogspot.com

    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Muito boa as dicas como sempre... mesmo fazendo essas trocas dá pra comer coisas gostosas...
    Na festa do meu niver mesmo, não fiz nada frito, todos salgados foram assados e alguns com farinha integral... e ninguém nem percebeu...rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Rô,tá difícil tô me arrastando....tô indo.Drirecife.

    ResponderExcluir
  6. Rô sua linda, que post tudão amiga, vc indicar hoje, posso? beijosssss.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as trocas, algumas já estou pondo em prática por aqui. Bjoo
    Pholy
    pholynhah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. amiga fico tão feliz quando vejo estas postagem que nos dias o que devemos fazer para emagrecer,e percebo que estou sim no caminho certo,agora é seguir enfrente.
    bjos.

    ResponderExcluir
  9. Estas trocas, no final das contas, fazem MUITA diferença, certo, Rô ?? Eu já me habituei há três anos com as tais trocas. É fácil, pois a gente acostuma a comer os alimentos corretos. É um benefício e tanto pra todo o organismo, pois além de ajudar a reduzir o peso, a gente fica mais saudável e forte em termos gerais. Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. amei as dias... e as trocas não são tão complicadas em seguir. bjs e valeu por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Rô, essas pequenas trocas fazem MUITA diferença no final.

    Comecei aos poucos e agora acho que já troco quase tudo!!!

    Beijos lindaaa!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom todas as dicas. Tenho feito justamente essas trocas no meu dia-a-dia.
    Geralmente as pessoas perguntam se estou fazendo uma dieta muito difícil para emagrecer. Eu sempre respondo que não estou de dieta! Estou apenas comendo corretamente. Isto é, me alimentando a cada 3-4 horas e de opções saudáveis.
    Essas trocas dão muito resultado e o melhor é que não precisamos passar fome para emagrecer.

    Abçcs

    ResponderExcluir
  13. Ai RO to desesperada,sai do meu foco a meses e tá tão dificil de voltar,e com isso fico irritada anciosa e acabo comendo mais e mais.Preciso da sua ajuda,nem a corrida q amo to indo..aff sentindo vergonha de mim

    ResponderExcluir
  14. Essas dicas funcionam mesmo. Desde que comecei minha RA troquei todos os alimentos que eu costumava comer, e já mandei embora 23 kilos em quase 7 meses. Ótimo post! Abçs

    ResponderExcluir
  15. Amei o post, muito esclarecedor. Obrigada! Bjokas e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Ro as suas dicas são sempre maravilhosas!! :)

    Parabéns!!
    :)

    ResponderExcluir
  17. Minina otimas dicas....vou anotar!!! Bjoks

    ResponderExcluir
  18. Obriiigada, Rooo.. pelas dicas e pelas palavras no meu blog.
    bj bj, tenha um dia ótiiimo ;)

    ResponderExcluir
  19. Bom diaaaaaaaa lindona...
    Essas dicas são realmente verdadeiras e infalíveis..
    Troquei a farinha branca pela integral e vi os resultados maravilhosos..
    Super beijooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …