Pular para o conteúdo principal

O que comer antes e depois do treino

Neste domingo acontecerá em Porto Alegre a Eco Run com percursos de 5km e 10km. A largada será às 8h no Parque Marinha do Brasil. Vou participar dos 10km, será uma corrida para comemorar meu aniversário que é amanhã \o/
A querida amiga Ivana também vai participar...quem mais vai?


Muitas pessoas me perguntam o que comer antes e depois dos treinos, segue abaixo algumas dicas do site http://www.atletx.com.br


O que comer antes, durante e depois da corrida?

Antes de mais nada, é preciso ficar claro: “NUNCA INVENTE NADA NOVO NO DIA DA PROVA”. Isso é muito comum, já que muitas provas são realizadas em outras cidades e o atleta tem que viajar, se alojar em hotéis ou casa de parentes e tem sua rotina alterada. Portanto, se você está treinando a 6 meses e sempre come 2 bananas antes da corrida e nunca teve problemas com isso, na hora da prova, não invente!
Com o estômago muito cheio, ou seja, realizar refeições pesadas antes da corrida pode causar indigestão. Já com o estômago vazio, pode faltar energia para sua corrida.
Alimentos para comer antes da corrida: 1 hora antes do treino
Carboidratos complexos. Principalmente em corridas ou treinamentos de longa distância, comer bastante carboidrato é interessante. O carboidrato é a primeira fonte de energia que o corpo vai utilizar durante a corrida. A transformação de carboidrato em energia é um processo muito simples no corpo e fornece grande quantidade de energia. Para uma atividade moderada, recomenda-se a ingestão de 200 a 300 gramas, no mínimo 1 hora antes da atividade.
Alguns carboidratos complexos:
» aveia, trigo, pães integrais;
» espaguete, macarrão, massas em geral;
» frutas, vegetais e legumes: maçã, pera, espinafre, uva, alface, damasco, ameixa, morango, laranja, quiabo, repolho, cenoura

Alimentos para NÃO comer antes da corrida
A principal causa de desistência em provas é a má alimentação antes da prova. O pensamento é um só: “Bom, amanhã tenho a corrida da minha vida. Treinei 8 meses para essa prova, então preciso de um super-alimento para render melhor na prova.” Evite surpresas durante a prova.
Alimentos com muito açúcar processado devem ser evitados.
Alimentos com alto teor de gordura. A gordura é uma ótima fonte de energia para o corpo. Após o fim do estoque de carboidratos, o corpo começa utilizar gordura como fonte de energia. Porém, esse processo de “quebra” da gordura é bastante complexo e não imediato. Por esse motivo, alguns especialistas defendem que exercícios de baixa intensidade e longa duração são indicados para perder peso.
Alimentos especiais para comer antes, durante e depois a corrida
Existem alguns suplementos específicos para consumo durante o esforço físico.
Gel energético – são basicamente carboidratos na forma de gel. A maioria combina carboidratos simples, como a frutose, e carboidratos complexos, como a maltodextrina. Alguns produtos mais modernos contêm proteínas e aminoácidos para intensificar a recuperação muscular após o esforço físico. Cada embalagem individual possui de 100 a 200 calorias e cerca de 25 a 35 miligramas de cafeína.
A maioria desses suplementos são feitos com sabor muito doce. Muitas pessoas não conseguem consumi-los durante a corrida. Portanto, experimente vários sabores e tipos durante seus treinamentos e só leve para o dia da prova o que você gostar.
Abaixo um vídeo bem interessante da nutricionista Lenycia Neri, ela orienta os corredores sobre ingestão de alimentos antes e depois dos treinos de corrida.

Comentários

  1. Só não vale correr sem comer nada,viu?

    Tem cada doido no mundo...

    ResponderExcluir
  2. Rô Lindona ... eu vou tb .. kkkkk
    Mas em SP na Mizuno 2012 - 10 miles ....kkkkkk
    Minha primeira corrida ... será que vou conseguir ?
    Irei participar da série de 4 km .. hhiihihihi
    Seu post veio me salvar .. hj acordei pensando em procurar no seu blog o que comer antes de correr .. rsss

    Ameiiii ...
    Bjss e aguarde "fotenhasss"da minha primeira corrida uhuuuu

    ResponderExcluir
  3. Para ser atleta tem que ter disciplina...
    aind avou participar de uma corrida...
    obrigada pelo incentivo de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post Rô. Tirei algumas dúvidas!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vouuuuuuuuuuu rsrs .. mas nos 5 km !! Ótimas, dicas, Rô, sempre a ilustrar com excelentes posts pra todos nós ! Beijos, até domingo.

    ResponderExcluir
  6. Me inscrevi em uma caminhada/corrida de 5km q será dia 13/05, preciso me empolgar de novo!!! E uma prova de rua é sempre empolgante.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  7. mas báh guria .. kkkk hoje que fui ver seu vídeo .. tava mostrando blog pro meu pai .. ele ta seu fã ... kkkk igual eu ...rs ...

    adoreiii te ver falando kkkkk e tão engraçado ... por que sigo seu blog tem mais de anos .. e estranha essa relação ..de uma ajudando a outra .. apesar que nessa historia so vc ajuda neh ..rsrsrsrs... bjus flor .... sei que seu desafio se encerra amanhã ... mas vou continuar a postar suas regras ... quero me mantar firme ... bjus

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Quando fui participar de minha primeira corrida passei um bom tempo pesquisando esse assunto.

    Espero que tenha ido bem em sua corrida hoje.

    Abçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …