Pular para o conteúdo principal

Desafio da Rô: Estratégias para perder peso

Um Estilo de vida saudável é para vida toda, e não apenas uma fase em sua vida, só assim teremos bons resultados para nossa saúde e corpo em dia! 

Quem deseja chegar a um peso saudável precisa enfrentar um processo que envolve disposição e disciplina para mudar os hábitos de vida que permitiram a soma dos quilos extras. Entre as várias opções existe um consenso sobre o que realmente funciona: prática regular de exercícios físicos e eliminação do excesso de calorias da dieta diária
"As pessoas não devem fazer dieta, mas sim mudar estilo de vida", diz Amélio Godoy Matos, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Alguns fatores podem ajudar - ou atrapalhar -  O site de VEJA preparou uma lista com os principais passos para alcançar o objetivo.

Personalize seus objetivos - Defina metas que estejam dentro da sua realidade e que levem em conta suas limitações. É essencial pensar em questões como aptidão pessoal, saúde, tempo disponível e motivação. Ou seja, não adianta se matricular em uma aula diária de boxe se você não tem tempo e odeia lutar.

Comece devagar - Exagerar na primeira semana da academia e cortar radicalmente a alimentação são atitudes que podem tirar seu fôlego para continuar com o objetivo. Destine suas forças ao processo de emagrecimento, que envolve a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. Por isso, é importante ter metas a curto e a longo prazo.  “Cada um perde peso de uma forma diferente. Então, é importante não se comparar com outras pessoas”, afirma Matos.

Faça metas realistas - Perder peso de forma saudável acontece de forma lenta e progressiva. Se o desejo é perder peso, é preciso queimar calorias a mais  diariamente. Outra dica: não estabeleça metas impossíveis, como querer peder 30% do peso atual em um curto período.  “Se a pessoa não alcança a meta, fica desesperada e sente-se incapaz”, diz Amélio Godoy Matos, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Elas ficam desestimuladas e podem desistir mais rápido”, explica.

Anote -  Ao planejar suas metas, anote tudo para não perder nenhum detalhe. Faça uma programação das atividades e também da dieta. Por exemplo: em quais dias da semana é possível malhar e quais lanches poderão ser cortados da alimentação. Então, acompanhe o progresso para ver se você está cumprindo suas metas. “As pessoas mais organizadas conseguem cumprir melhor as metas”, diz Matos. 

Planeje contratemposImprevistos fazem parte de qualquer rotina que envolva mudança de comportamento. Para se antecipar, identifique os possíveis obstáculos – como exagerar no banquete de Natal, páscoa, festas e deixar os exercícios de lado por uma situação fora do comum. Desenvolva estratégias específicas para lidar com esses contratempos para que eles não coloquem tudo a perder. “A sensação de culpa é terrível. E as pessoas se entregam: ‘já que eu comi um chocolate, vou enfiar o pé na jaca’. Isso está errado”, diz Matos. Para ele, é natural se deparar com eventos atípicos e as pessoas devem entender que não há problema em fazer uma variação de um hábito natural. Mas sem exageros.


Avalie o progresso - Reveja seus objetivos a cada semana. Avalie se você conseguiu cumprir o que se propôs na semana anterior. Caso a resposta seja negativa, entenda o que pode ter dado errado. Depois planeje a semana atual e a seguinte. “Tenho pacientes que não funcionam muito bem com planejamentos extremamente regrados. O mais importante é não fazer dieta, mas sim mudar hábitos de vida”, afirma Matos.


"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."  

Thomas Edison




As perguntas feitas nos comentários do post, vou responder no próprio comentário, por favor volte para ver a resposta ;)

Comentários

  1. Rô vc é uma diva mesmo!!!
    Sempre leio suas dicas que são reais e viáveis pra mim!!
    Adoroooooooo..
    Super beijo e uma linda páscoa pra vc e sua família!!
    An@

    ResponderExcluir
  2. Amei...

    Vem em uma hora perfeita na minha vida!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. a noite leio com carinho .... bjus ... divulguei no meu blog tb...

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro, acabei de chegar do treino mais uma vez kkkk... ontem e hj não estava muito animada, o corpo pesado... corri mas intercalei com caminhadas... bem, o importante é não desistir né? muita correria no trabalho, mesmo assim, faço questão de me trocar e sair, um grande bj adorei o post de hj!

    ResponderExcluir
  5. Ro,meu caso, imprevistos, td semana tem alguma coisa, qdo nao de ultima hr, como ontem...

    Outra coisa, nao desanimar, na primeira semana a gente emagrece horrores, a seg a balança ja nao vai da mesma forma, e como vc viu, eu quase desisto...hehehehe

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei Rô!
    É realmente dificil mudar velhos hábitos, mas com muita força de vontade podemos conseguir!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas.
    Preciso perder pouquinho, mas esse pouco é difícil.
    Como vc sugeriu tomar chá líquido, comprei o chá branco de saquinho da TAEQ orgânico. Pode ser de saquinho? Mto ruim =/
    Tbm continuo tomando 3 cápsulas de chá verde por dia.
    Obrigada!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, experimente o chás da Dr Oetker, faça 300ml para um sachê.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Rô, tudo bem??...me tira uma dúvida...em quanto tempo vc emagraceu esses 30 e poucos quilos???....

    Estou fazendo acompanhamento com nutricionista e comecei a caminhar tb...mas no mês passado só emagreci 3kgs...acho mto pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla o emagrecimento saudável é gradativo, sem pressa para não recuperar o peso.
      Emagreci 33kg em 1 ano e meses, ou seja, 2,5kg por mês.
      Bjs

      Excluir
  9. Vou anotar já já na minha agenda, hj bebi mais água e não tomei café, agora cometi uns errinhos mais vou tentar compensar a noite. Pra dizer a verdade comi um "Suflair" branco, não resisti... fui comprar ovos, barras e bombons para a páscoa e me "dei mal". Vamos ver se amanhã resisto as tentações.

    ResponderExcluir
  10. Tuas dicas são exatas e coerentes, Rô. Tudo que está aqui é PERFEITAMENTE correto pra gente emagrecer e manter o peso saudável !! E é isso aí mesmo, para termos um emagrecimento saudável, nada melhor do que baixar de peso deste jeito, aos poucos, nada de radicalismo ! É a maneira mais certeira pra um peso duradouro. Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ro, estou amando suas dicas, mesmo que não esteja participando do desafio! Lembrei de vc no domingo, pois foi minha primeira corrida de rua. Amei, fiquei louca e quero outra logo!!! Até vou "roubar" aquele vídeo que colocou esses dias sobre loucos por corrida no meu blog, pode?! Haha... como ficou aquele assunto?! Bjos, Cris

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Rô, pela sua dedicação!

    ResponderExcluir
  13. CARA QUE POST MANEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    VOU COPIAR TUDINHO NO MEU CADERNO!!!!
    BJÃO E OBRIGADA POR TUDO ROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  14. Linda, magra e esbanjando saúde!
    Sou fã incondicional!
    Saudades! Bjão, Mágnor

    ResponderExcluir
  15. Vendo esse antes e depois vejo que seu corpo ficou perfeito!! Você fez alguma plástica por conta da pele que fica? Ta tudo em cima! Ta linda demais!!!

    Me conta!! Ando tão receosa de nunca mais poder ter meu corpinho saradinho de novo por conta das estrias e do estrago da pele!

    Bjaummm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …