quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rita: de sedentária a Corredora!

Domingo dia 03/06 foi aniversário da minha linda Rita!
Ela iniciou a consultoria motivacional comigo em maio de 2011, desde então começou a se dedicar a uma vida mais saudável e incluiu a atividade física em sua vida. Há um ano ela tem uma nova paixão: a corrida
 Como ainda podemos comemorar e celebrar o aniversário dessa guerreira, segue o relato dela depois das mudanças em sua vida.



Começo este breve relato com um pequeno texto que li um dia desses.
Games require skill. Running requires endurance, character, pride, physical strength, and mental toughness. Running is a test, not a game. A test of faith, belief, will, and trust in ones self. So hardcore that it needs a category all to itself to define the pain. When game players criticize, it's because they aren't willing to understand, not because they're stronger. Running is more than a sport; it's a lifestyle. If you have to ask us why we run, you'll never understand, so just accept.”

E é bem isso que aconteceu comigo. Transformei a corrida de rua em um estilo de vida.  Tudo o que faço, para onde vou ou o que vou comer, são pensados relacionando com os treinos e provas.  A “brincadeira” começou com o intuito de perder peso.  Só as dietas não faziam efeito, a musculação era uma tortura e eu não via o corpo mudar.
 Um belo dia, futricando os sites e blogs da vida, encontrei o da Rô e deu um estalo: “Epa! Quero isso pra mim!”  E fui provar se aquilo era bom mesmo... Sozinha, comecei a correr na esteira e um mês depois encarei minha primeira corrida na rua: 1k!! Parece pouco? Foi o suficiente para me apaixonar por todas as sensações provocadas pela corrida. Os treinos foram acontecendo e eu vi meu corpo mudar: peso baixando, curvas aparecendo, pernas torneando. Eu estava muito feliz com o que acontecia. Eu me encontrei! 
Minha vida mudou. As saídas noturnas só acontecem se não tiver treino ou prova no dia seguinte, o que como precisa influenciar no meu desempenho, reduzi a bebida alcoólica a quase zero, meu humor é outro. A alma tá diferente.  Estou leve e as pessoas reconhecem isso. É muito bom quando alguém diz: “acho massa o que você faz” “queria ser assim” “você mudou muito”. Sinto que estou no caminho certo. Mas não é fácil. Mesmo!  Tem que ter foco, determinação, disciplina e objetivos.

E é me desafiando sempre que já concluí 25 provas e tenho orgulho de cada uma. Já corri 1k, 3k, 4k, 5k, 8k, 9k, 10k e 21k(capítulo a parte). Todas têm sua história, aprendizados e erros.  Em uma eu exagerei e machuquei, em outra eu venci minhas pernas e terminei com a cabeça e o coração e na última, quebrei meu recorde pessoal.  Isto aconteceu no último domingo (27/5). Fui para a prova despreocupada, sem pensar em tempo ou percurso. Eu só queria correr. E assim foi. Percurso bacana, com suas dificuldades e com o sol cearense. No último quilômetro da prova, olhei para o relógio, vi o tempo e pensei: “Vai dar pra diminuir!” Energia extra! Segurei o ritmo para guardar o último esforço para o sprint final. Passei o pórtico de chegada e quase explodi quando vi o tempo. Muito abaixo das últimas provas. Todo cansaço e calor foram embora. Aqueles números me revigoraram! Tocava Black Eyed Peas e eu parei em frente ao meu marido e comecei a dançar. Sensação indescritível!  E de imediato veio o pensamento no próximo desafio: Meia Maratona do Rio.
Estou treinando para ela, malhando para ela, comendo para ela. Só quero e preciso completar a prova bem.
E assim vou seguindo minha vida... Treinando e me desafiando. Essa é minha “receita” para eliminar 18kgs, manter a alimentação saudável e ser feliz!

Vamos correr?!


"As limitações só existem se você as deixa existir"

20 comentários:

  1. Nem ligo se vão me criticar, mas eu chorei....ja passei por esse porcesso e vencer com o seu propio esforço e uma sensação inexplicavel....
    Conheço essa linda e sei o quanto ela realmente ama tudo isso...
    Parabéns as 2 ...minhas queridas maigas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tive que ir para o Google tradutor para traduzir o texto da Rita. Mas valeu a pena. As pessoas não entendem o que acontece com que corre (ou quer correr como eu). E não adianta explicar. Tem que experimentar para entender.

    Rita, parabéns mesmo!! Meia maratona vai ser fácil, fácil!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo incentivo, Rô!

    Nem imagino como eu estaria se, ao acaso, não tivesse lido teu blog e comprado isso p mim. Aliás,imagino sim. Peso lá em cima, recalques e vergonhas...

    Sedentarismo nunca mais!!!! \o/

    ResponderExcluir
  4. Ah, que legal! Acompanho o blog da Rita e já me motivei lendo suas palavras! Parabéns, Rita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeeeeeeel!

      Brigada!!

      Tudo aqui é mão dupla,motivo de cá e vcs daí. =D

      Excluir
  5. Quanto orgulho ter tantas amigas assim dedicadas corredoras e magrelas...
    Fico muito feliz em ver todas essas histórias, e principalmente a da Rita, que acompanho desde o inicio...

    Parabéns as duas...

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!!

    Rô você é ótima mesmo...sempre incentivando as pessoas!!!

    Já já sou eu contando minha história!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. rsss....ninguem entende essa "sensação" maravilhosa que a corrida nos proporciona...e o que muda nao so no nosso corpo mas na nossa mente!
    Bom demais!
    Lindona parabens de novo e mais uma pro meu rol de divas que eu me espelho...quero chegar la...e vendo historias como a sua, me motiva cada vez mais!
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Corrida vicia! Não tem jeito, fui picada por esse bichinho e mal posso esperar para minha primeira corrida de rua oficial! rs

    ResponderExcluir
  9. Nossa Ro, que bacana este relato. Eu também quero isso pra mim. Este bichinho ainda vai me picar, mas devagar eu vou, sem desistir e sei que um dia eu chego lá.
    Orgulho danado de ti e da sua história e da sua vontade em ajudar as pessoas, imagino o que sentes vendo e lendo estas histórias de pessoas que foram inspiradas por ti e mudaram suas vida pra melhor.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Nossa fui la no google tradutor para entender o que a Rita disse, achei lindo demais...parabens Rita...tu és uma guerreira um exemplo a seguir, ja te falei isso no teu blog...e agora entendo a animação de voces, a vontade de correr e se superar, mais uma vez parabens!
    beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehehe
      Fui má,né Geovana?!

      É essa superação que motiva mesmo...

      =****

      Excluir
  11. A Rita já era bonita, ficou mais bonita, ainda, depois da corrida !! Tudo o que ela descreve aí em cima eu sinto, também ... Ela relatou com VERACIDADE total como a gente se sente ! Parabéns pela postagem, Rô e para a Rita, também, uma excelente corredora ! Ela está se dedicando, de alma e corpo, às corridas, MARAVILHA ! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivaaaaaaaaaana,SuaLinda!!!

      Quero ter tua disposição para evoluir cada vez mais!
      =***

      Excluir
  12. Olá!
    Conhecendo seu blog e sua historia e mais a da Rita, que vitória!
    Parabéns pelos seus resultados tão positivos e por sua carinha feliz!

    Um bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia,uma vitória diferente,Esther. =D

      Não dá pra parar,só manter o foco!

      Excluir
  13. Oii! Ai Rô quando leio esses relatos vejo que eu tb posso conseguir! Dá uma vontade de sair correndo pela rua rsrsr! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Rita, exemplos como o seu são para ser seguido. Boa preparação para a meia do Rio. Já estou na torcida por você, depois pede para Rô contar aqui como foi sua prova.

    Abrçs

    Danilo Confessor
    http://confessoesdeumconfessor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada,Danilo!!!

      Ansiosa para a Meia mas até lá,tem muuuuuuito treino!

      Volto p contar sim! =d

      Excluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...