sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Exercícios que ajudam a perder peso

Fica Dica!

Se você está enfrentando o dilema de não querer esconder o corpo durante o verão, saiba que é possível eliminar peso com os exercícios aeróbicos. Segundo Givanildo Holanda Matias, fisiologista e diretor da Test Trainer é durante a atividade aeróbica que a gordura estará sendo predominantemente usada como fonte de energia e contribuirá para o emagrecimento.
"As atividades aeróbicas são aquelas que possuem um principio básico de longa duração e baixa ou média intensidade. Por isso, conseguimos realizá-las por um período bem maior do que uma atividade anaeróbia", explica o fisiologista. Esses exercícios possuem uma duração mínima de 30 minutos e podem chegar até 1h30h, dependendo do grau de intensidade e do perfil do praticante.
Conheça cinco atividades que ajudam a reduzir o excesso de peso, de acordo com Givanildo Matias:
Boxe
É uma modalidade que se enquadra dentro das artes marciais e está muito bem difundida nas academias do Brasil. O boxe melhora o condicionamento físico geral, a percepção de tempo e espaço, o tempo de reação, a velocidade, a socialização, a coordenação motora e a definição de braços. Gasto calórico médio em 1h de treino é de até 700 calorias.
Cuidados antes de praticar: saber se não possui nenhuma lesão nas articulações dos joelhos, ombros e coluna e não se empolgar muito nos treinos.
Corrida
É a modalidade que mais cresce no Brasil e, sem dúvida, a atividade física mais democrática, porque pode ser praticada em qualquer lugar. O gasto calórico médio em 1h de treino é de até 600 calorias. A prática melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui o stress e a melhora autoestima.
Cuidados antes de praticar: como é uma atividade que tem muito impacto, não a realize se tiver problemas nos joelhos e tornozelos. Utilize trajes e calçados adequados e nunca ultrapasse seus limites. Se possível, acompanhe seu treino com um monitor de frequência cardíaca.
Ciclismo indoor (spinning)
É uma aula de ciclismo dentro da academia, porém, com uma bicicleta diferenciada. Como é praticado com som intenso nas academias, o aluno tem maior motivação. O gasto calórico em 1h é de até 700 calorias. Além de definir as pernas, a modalidade melhora o sistema cardiorrespiratório.
Cuidados antes de praticar: por ser uma aula muito puxada não é interessante para iniciantes. Fora isso, procure evitar fazer um trabalho muscular de membros inferiores no mesmo dia.
Pular Corda
Um exercício que também é muito democrático, pois o único acessório usado é a corda e tendo ela em mãos, pode ser realizada em qualquer lugar. Consiste em uma atividade muito desafiadora e intensa. O gasto calórico em 1h de execução é de até 800 calorias. E ela proporciona força muscular em pernas, melhora a coordenação motora, o condicionamento físico e a capacidade de equilíbrio.
Cuidados antes de praticar: é uma atividade muito intensa, por isso não pode ser sustentada por muito tempo como as demais. O ideal é fazer algumas pausas. Fora isso, a outra preocupação é para quem possui qualquer lesão que pode ser comprometida com o alto impacto que a atividade provoca.
Elíptico
É uma máquina usada para simular a subida de escadas, caminhada ou corrida. Sua principal diferença é o fato de fazer isso usando também os braços como apoio, o que acaba trazendo um gasto energético muito interessante. Outra vantagem é a ausência de impacto que diminui o risco de lesões. A prática melhora o condicionamento cardiorrespiratório e ajuda na definição de braços e pernas. O gasto calórico em 1h é de até 700 calorias.
Cuidados antes de praticar: algumas pessoas usam achando que estão sentados em uma bicicleta e isso é errado. Portanto, para o movimento sair mais próximo do ideal é preciso movimentar o quadril junto com o movimento das pernas.
Matias salienta que, para a perda de peso eficaz, uma alimentação saudável e em menores quantidades é fundamental. A hidratação também deve ser diferente. "Essas atividades vão trazer uma desidratação maior para o organismo que, por sua vez, alertará sobre a necessidade de beber mais água", finalizou.
Por Stefane Braga (MBPress) Fonte: Cyber Diet
Dica da Rô:
Mesmo dedicando-se aos exercícios, para obtermos bons resultados você precisa fazer reeducação alimentar, não descuidar da alimentação é fundamental. 
Foco em seu objetivo e não esqueça: os resultados não aparecem da noite para o dia, é necessário persistência, dedicação e paciência!!!!!




11 comentários:

  1. Olá... Gostei do post.
    As vezes a atividade física se torna algo tão distante de alcançar... Eu por exemplo, porque ainda estava bem acima do peso, dançava e pulava corda pelo menos 3 vezes na semana... Agora... com menos 15kg... parei... O que sei que não é certo. Preciso me movimentar... Eu faço o possível durante o dia... subo escadas, ando até o ponto para pegar transporte mais longe... Mas parar para fazer estou devendo para mim mesma...

    Pular corda tenha como uma ótima opção para pessoas que não tem tempo de ir a uma academia ou fazer caminhas...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai!! Não tem milagre! Tem determinação e muita força de vontade! Querer mudar e suar a camiseta né!? Colocar a máquina pra funcionar!! :) Vamo que vamo Ro! Estamos juntas!! Besos!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. To adorando fazer AF, tanto que qdo não vou fico muito chateada.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou correndo, estou conseguindo fazer mais ou menos 5km (se a metragem do Google Maps estiver correta) e me sinto cada vez melhor. Fiquei interessada na corda.

    ResponderExcluir
  5. Oi..

    Eu ainda estou só na caminhada :)
    50min diários.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A duplinha reeducação alimentar e atividade física, SEMPRE TEM QUE ESTAR PRESENTES, de preferência, JUNTAS !! Boas dicas, amiga ! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  7. estou tentando o Air Climber, é uma maneira que encontrei de me exercitar sem sair de casa, pois com filhos pequenos é um pouco complicado arranjar um tempinho para academia, que eu adoro, e concordo só exercício não faz milagre, é necessário a reeducação alimentar... Sendo assim arregaço as mangas e vamos que vamos, bjos

    ResponderExcluir
  8. kkkkk adorei a tirinha, "vou quebrar a tua cara" kkkkkk
    beijos lindona!

    ResponderExcluir
  9. Amei a tirinha..ahahaha

    me vi dela, pois desisti de tentar correr efetivamente...por enquanto.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rô!
    Também não consigo viver sem atividade física. Se não faço, fico diferente, mole, desanimada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Estou me encorajando pra correr... bjs

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...