sábado, 10 de abril de 2010

Atitudes simples para o Emagrecimento


- Aprender a identificar quando se tem fome ou vontade de comer. Fome é uma sensação ruim dentro da barriga, como se fosse um nó. A vontade de comer se diferencia, porque se come, e a vontade de continuar ingerindo comida não passa, e voltamos à geladeira, ao armário a procura de mais alimento. É como se fosse um saco sem fundo.
- Aprender a colocar para fora os sentimentos que incomoda, coisas que são importantes que sejam faladas, e resolvidas. “Os famosos engolidores de sapo” engolem tudo junto com a comida, o que não conseguem colocar para fora.
- Praticar o prato único – Sempre se servir uma vez só, de forma equilibrada e com qualidade.
- O planejamento alimentar é necessário. Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras. Faça uma lista de alimentos magros, adequados ao seu processo de emagrecimento. Organize seu armário, não armazenando alimentos que fazem com que perca o controle , ou que consuma alimentos calóricos sem necessidade.
- Em confraternizações, aniversários, aproveitar esses momentos para dar risadas, trocar idéias, contar um pouco da vida, saborear cada garfada, devagar, conversando, olhando ao redor, apreciando o ambiente e as pessoas, ou seja, comer para sua fome, e não usar essas oportunidades para se empanturrar de comida.
- Sempre parar o carro algumas quadras antes do local que pretende ir, e fazer o resto do caminho a pé, aproveitando esse momento para dar uma caminhada.
- Estabeleça metas a curto prazo e que possa cumprir sem se frustrar. Comece diminuindo uma pequena parte da comida que ingere durante o dia. Exemplo: Se come normalmente dois pães no café da manhã, passe para 1 1/2 pão . Conforme vai se acostumando, passe para 1 pão. Em todas as refeições, vá tirando um pouco, e quem controla é você, de acordo com o que pode dar conta. Desta forma vai se sentindo confiante, e novos padrões alimentares irão se estabelecendo.
- Faça um diário alimentar colocando o que ingere, os horários e as quantidades. Esta é uma importante ferramenta que permitirá conhecer seus hábitos alimentares, e lhe auxiliará no auto monitoramento. Relacione os sentimentos presentes nessas situações, desenvolvendo a percepção desse processo de ingestão da comida com as questões emocionais.

Luciana Kotaka - Psicológa Clínica

5 comentários:

  1. Adorei o seu blog e as dicas que vc dá, viu?
    Estou seguindo e obrigada pela visita, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita. ótimas dicas na sua ultima postagem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA,OBRIGADA PELA VISITINHA.TB ADOREI SEU BLOG E SUAS DICAS.ESSA DA ESTEIRA FOI UM MAXIMO rsrsrs.VAMOS NOS SEGUIR?????1000BJS.TENHA UMA OTIMA SEGUNDA.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Emagrecer não é fácil mesmo, mas com pequenas mudanças tudo fica mais fácil, até a gente conseguir resultados e se empolgar!

    Bjocas e uma ótima semana!!!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...