segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quer Mandar embora as gordurinhas ???

Os nove princípios para secar

1. Nunca pule o café-da-manhã
Pesquisas comprovam que quem toma um bom café-da-manhã perde peso. Já as pessoas que pulam a refeição acabam consumindo mais calorias durante o dia. Por dois meses, a autora Tammy Lakatos Shames fez do seu almoço a sua primeira refeição matinal. Resultado: sua gordura corporal aumentou 2,9% e ela chegou a engordar quase 2 kg, apesar de ter mantido o total de calorias diárias.

2. Coma na hora certa

Faça seis pequenas refeições diárias e não fique sem comer por mais de quatro horas. Após esse tempo, o organismo pisa no freio e começa a economizar calorias. Mas é importante prestar atenção às quantidades para não extrapolar e comer ainda mais. A porção de carboidratos (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. Já a de proteínas (filé de frango, peixe) deve ter o tamanho da sua mão aberta.

3. Escolha os melhores carboidratos

Os carboidratos de baixo índice glicêmico (grãos e massas integrais, legumes, verduras, frutas) mantêm estáveis os níveis de insulina, prolongando a saciedade. Os carboidratos refinados (arroz branco, açúcar e doces), com alto valor glicêmico, são digeridos com uma maior velocidade.

4. Consuma proteínas magras

As proteínas (ovos, carnes magras, soja feijões e laticínios) são essenciais porque facilitam a constituição de músculo magro. Além do mais, diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos, prolongando a ativação metabólica. Atenção: opte por carnes magras. "A gordura na proteína atrapalha a absorção de nutrientes, além de tornar o alimento mais calórico", explica o nutricionista Carlos Bassualdo, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo

5. Beba dois litros de água por dia

O desafio de Tammy foi beber apenas três copos (230 ml) de água e duas latas de refrigerante diet por dia, durante um mês. Normalmente, ela tomava mais de dois litros de água por dia. Seu porcentual de gordura subiu 3,7% e ela engordou 1 kg. Ao voltar a ingerir a quantidade normal de água, a autora do livro perdeu 2 kg!

6. Consuma gordura boa

As gorduras retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais equilibrada. De quebra, ainda prolongam a saciedade. Aposte nas gorduras "do bem", como azeite de oliva, castanha-do-pará, amêndoa, amendoim, nozes, abacate e gergelim. As gorduras "do mal" (manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada), contribuem para o entupimento das artérias e devem ser evitadas.

7. Durma pelo menos oito horas por noite

Dormir apenas cinco horas por noite está muito longe da qualidade de sono da qual seu corpo necessita e ainda afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo de fome e saciedade. Como consequência, você desconta o cansaço na comida, principalmente nos doces, o que equivale a ativar o botão do comando estocar gordura. Sem nenhum valor nutricional, o açúcar é rapidamente absorvido e transformado em tecido adiposo!

8. Pratique exercícios aeróbicos

Pular corda, subir escadas, caminhar, dançar... A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso do plano de ativar o metabolismo. E só precisa de pelo menos meia hora de exercício, três vezes por semana. O melhor: você continua com o metabolismo à toda até oito horas após o término. Quer mais um motivo? A atividade física é o remédio perfeito para acabar com o mau humor, pois libera endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar.

9. Mexa-se e ganhe músculos

Além de deixar suas pernas torneadas e seu bumbum definido e durinho, a massa muscular aumenta o gasto calórico. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia por dia para se manter do que o tecido adiposo.

mdemulher.abril.com.br


3 comentários:

  1. Oi Flor
    Boa dicas no seu blog, a gente sempre sabe destas coisas, mas gosta de reler para não esquecer...Tenha uma bela semana.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Regina, nunca é demais ler. Só lamento que já faço tanta coisa e mesmo assim há coisas que não resultam em mim. Metabolismo difícil o meu. Mas vou sempre tentando e agora fazendo exames para tentar determinar o qeu bloqueia o meu organismo.
    Adorei seu blog. Muito, muito útil e interessante.
    beijocas e continua mandando dicas e informações que nunca são demais ler e relembrar.

    ResponderExcluir
  3. Vim retribuir a visitinha, adorei as dicas o difícil é seguir né?!!!rsrsrs
    Beijoca

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...