sábado, 24 de abril de 2010

Massagem faz mais que relaxar

Graças à liberação de hormônios calmantes, como endorfina e oxitocina, uma boa sessão de massagem é capaz de aliviar tensões e dores musculares e aumentar a sensação de bem-estar. Mas as manobras sobre o corpo fazem mais do que apenas relaxar.

Pesquisas realizadas pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, comprovam que submeter-se a massagens regulares fortalece o sistema imunológico contra gripes, resfriados e alergias, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e ainda auxilia no emagrecimento, quando aliada a dieta e exercícios físicos.

Outros estudos norte-americanos recentes também apontam a eficiência da massagem no combate a irritabilidade e depressão, sintomas relacionados a vários tipos de doenças. Apesar dos fins terapêuticos, massagens como a modeladora e a drenagem linfática são as mais procuradas em clínicas devido aos benefícios estéticos.

Além da massagem manual os tratamentos costumam ser realizados como tratamentos auxiliares para redução de medidas, como na drenagem linfática, eletrossucção (o vácuo promove uma vasodilatação momentânea, auxiliando na drenagem) e aparelhos modernos de infravermelho, ultrassom e laser, estes usados para quebrar as células de gordura.

Algumas Massagens:

- Drenagem linfática: massagem de ação anti-inflamatória que facilita o escoamento do líquido linfático que fica retido nos tecidos subcutâneos, causando inchaço e desconforto. Ajuda no controle dos edemas, inclusive após cirurgias como lipoaspiração.

- Massagem modeladora: técnica que visa a reduzir celulite e flacidez e a eliminar gordura, reduzindo medidas. É executada com movimentos vigorosos e precisos para desbloquear os nódulos de gordura. Também melhora a tonicidade muscular.

- Massagem relaxante: técnica mais suave, que utiliza movimentos deslizantes e leves, proporcionando conforto e descanso. É indicada para fins de relaxamento e efeito antiestresse.

- Shiatsu: técnica oriental que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. Pode ser aplicado para diversos fins, como problemas de rins, depressão e ansiedade etc.

clicrbs.com.br/vidasaudavel

Um comentário:

  1. Ótimo artigo!
    Trabalho com a Quick Massage, ou Shiatsu Expresso, e mesmo com a curta duração desta massagem já dá pra sentir os benefícios muito bem citado neste post.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...