quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quinua é alimento perfeito, segundo a ONU

Um pequeno grão, do tamanho de um gergelim, está conquistando a fama de ser a proteína do século 21. Devido a suas ricas propriedades nutricionais, e por ser de fácil cultivo, a quinua é considerada hoje um “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Seu valor nutritivo é comparável ao do leite materno. No Brasil, a quinua ainda é pouco consumida, mas não é difícil encontrar pontos de venda. O produto é comercializado grão, farelo ou farinha.

Cultivada pelos incas da Bolívia e do Peru há oito mil anos, a quinua é considerada um pseudoceral por não se encaixar totalmente na classificação de cereal ou leguminosa. Rica em proteína de alto valor biológico e em carboidratos, a quinua também esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem o depósito de gorduras maléficas nas artérias.

Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo o sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome. Segundo especialistas, a quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos.

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. A variedade de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua.

Outra boa notícia: a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz integral, porém tem ainda mais fibras, o que aumenta a sensação de saciedade durante as refeições e melhora o funcionamento intestinal. A embalagem com meio quilo do grão custa, em média, de R$ 11 a R$ 15.

O preço é um pouco salgado, mas a quinua chega a triplicar de tamanho depois de cozida. Ou seja, um pacote dá para várias receitas. Como a quinua é livre de glúten, pães e bolos feitos substituindo a farinha de trigo ficam com sabor semelhante ao tradicional.

Quinua em grão - Tabela nutricional por 100 gramas

Calorias 347
Gorduras totais 5,7 g
Fibras 5 g
Proteínas 15 g
Carboidrato 60 g
Cálcio 112 mg
Magnésio 204 mg
Ferro 10,9 mg
Vitamina C 3 mg
Vitamina E 4 mg

Para saber se há quinua à venda na sua cidade acesse www.quinuareal.com.br

clicrbs.com.br/vidasaudavel

4 comentários:

  1. querida,

    muito obrigada por suas palavras de carinho em meu Blog, adorei e fiquei muito feliz.
    vc sempre postando matérias maravilhosas hein, adorei!!
    beijos e um lindo dia para vc

    ResponderExcluir
  2. Ola´, vcé minha conterranea, ai que legal, eu jamais pensei que um dia alguem aki da minha terrinha iria me achar !!!!

    Que bom!!!

    hó to precisando de umas massagens, to com umas dores nas lombar, vichi ta dificil - mais eu to persistindo na hora de fazer jump......to tomando Dorflex, porque ta froid!!!

    Mais é isto

    Estou te seguindo ok!


    beijos!!!

    Vou falar sempre daki da nossa terra.....depois vc ve o proximo post!!!

    bejo bejo

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, obrigada pelo carinho no meu blog!
    A quinua é mto boa mesmo, eu já inclui juntamente com a linhaça!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida muito obrigada pelas suas palavras e estimulo isso faz a diferença.
    beijosss

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...