Pular para o conteúdo principal

Quinua é alimento perfeito, segundo a ONU

Um pequeno grão, do tamanho de um gergelim, está conquistando a fama de ser a proteína do século 21. Devido a suas ricas propriedades nutricionais, e por ser de fácil cultivo, a quinua é considerada hoje um “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Seu valor nutritivo é comparável ao do leite materno. No Brasil, a quinua ainda é pouco consumida, mas não é difícil encontrar pontos de venda. O produto é comercializado grão, farelo ou farinha.

Cultivada pelos incas da Bolívia e do Peru há oito mil anos, a quinua é considerada um pseudoceral por não se encaixar totalmente na classificação de cereal ou leguminosa. Rica em proteína de alto valor biológico e em carboidratos, a quinua também esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem o depósito de gorduras maléficas nas artérias.

Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo o sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome. Segundo especialistas, a quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos.

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. A variedade de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua.

Outra boa notícia: a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz integral, porém tem ainda mais fibras, o que aumenta a sensação de saciedade durante as refeições e melhora o funcionamento intestinal. A embalagem com meio quilo do grão custa, em média, de R$ 11 a R$ 15.

O preço é um pouco salgado, mas a quinua chega a triplicar de tamanho depois de cozida. Ou seja, um pacote dá para várias receitas. Como a quinua é livre de glúten, pães e bolos feitos substituindo a farinha de trigo ficam com sabor semelhante ao tradicional.

Quinua em grão - Tabela nutricional por 100 gramas

Calorias 347
Gorduras totais 5,7 g
Fibras 5 g
Proteínas 15 g
Carboidrato 60 g
Cálcio 112 mg
Magnésio 204 mg
Ferro 10,9 mg
Vitamina C 3 mg
Vitamina E 4 mg

Para saber se há quinua à venda na sua cidade acesse www.quinuareal.com.br

clicrbs.com.br/vidasaudavel

Comentários

  1. querida,

    muito obrigada por suas palavras de carinho em meu Blog, adorei e fiquei muito feliz.
    vc sempre postando matérias maravilhosas hein, adorei!!
    beijos e um lindo dia para vc

    ResponderExcluir
  2. Ola´, vcé minha conterranea, ai que legal, eu jamais pensei que um dia alguem aki da minha terrinha iria me achar !!!!

    Que bom!!!

    hó to precisando de umas massagens, to com umas dores nas lombar, vichi ta dificil - mais eu to persistindo na hora de fazer jump......to tomando Dorflex, porque ta froid!!!

    Mais é isto

    Estou te seguindo ok!


    beijos!!!

    Vou falar sempre daki da nossa terra.....depois vc ve o proximo post!!!

    bejo bejo

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, obrigada pelo carinho no meu blog!
    A quinua é mto boa mesmo, eu já inclui juntamente com a linhaça!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida muito obrigada pelas suas palavras e estimulo isso faz a diferença.
    beijosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…