Pular para o conteúdo principal

Lazer, boa alimentação e exercício físico contra a depressão

bem estar 1

Um dos males deste século, juntamente com o estresse e a ansiedade é a depressão. Estima-se que quase 30% da população mundial possa estar com depressão sem saber. Como a maioria da população desconhece a doença depressão (suas causas e efeitos) o seu tratamento torna-se problemático.

Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina e endorfina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Quando há algum problema nesses neurotransmissores, a pessoa começa a apresentar sintomas como desânimo, tristeza, autoflagelação, perda do interesse sexual, falta de energia para atividades simples, e muitas vezes é tachado de preguiçoso, irresponsável, sofrendo ainda mais com esta situação.

Estudos desenvolvidos a partir da constatação epidemiológica, apesar de terem somente alguns anos, apontam para a tese de que não são os hormônios em si os “culpados”, mas o fato de algumas pessoas, principalmente as mulheres terem sua “química” cerebral mais vulnerável às oscilações hormonais.

Em geral, em algum momento de suas vidas, uma em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio depressivo. Embora se trate de um distúrbio químico, a depressão sempre tem, em sua raiz, algum motivo psicológico. Assim, seu tratamento inclui, necessariamente, a psicoterapia. “O remédio ajuda muito, mas ele não é eterno. Se a causa primeira não for tratada, a depressão voltará”.

Realizar com regularidade atividades que lhe dão prazer, ajuda tanto na prevenção como no tratamento da depressão. Uma alimentação adequada é essencial para o estado de humor. Dietas muito restritivas, ou espaços longos entre uma refeição e outra (mais que 4horas) baixam muito a quantidade de glicose cerebral e tiram a sua alegria. Os níveis cerebrais de serotonina (substância que melhora o humor de uma maneira geral) são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido, triptofano (substancia presente na banana e outros) e de carboidratos. Se o desânimo está ameaçando sua segunda-feira, procure comer salmão, atum ou sardinha, estes alimentos são ricos em Ácidos Graxos tipo Ômega-3, uma substância útil para combater a depressão, o mau-humor e a impulsividade. A água é um dos ingredientes essenciais para seu humor não afundar. Acalme seu sistema nervoso com pelo menos 08 copos diários.

Os exercícios físicos, principalmente os aeróbios (caminhadas, esteira, bicicleta e outros), liberam as substâncias chamadas endorfina e serotonina (esta última quando o exercício é feito com prazer), que estão relacionadas ao prazer e bem-estar. Mas precisam ser realizados nas quantidades e intensidades adequadas para que se alcance estes efeitos. O treinamento personalizado com pesos (musculação) também é um excelente estimulo hormonal, sendo que alguns hormônios são responsáveis diretos pelo estado de humor.

É importante destacar que a depressão não escolhe idade, profissão ou classe social e que sobram preconceitos por falta de informação. Com os cuidados simples de prevenção (lazer, boa alimentação e exercício físico) e um bom acompanhamento profissional com a necessidade de tratamento medicamentoso e terapêutico, farão com que a pessoa desfrute de todos os prazeres, alegria e bem-estar que a vida oferece!

CUIDE-SE!!! Sua saúde é seu maior patrimônio!

bemcomvoce.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …