Pular para o conteúdo principal

Suplementos Nutricionais

No reduto das academias, quem malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade costuma recorrer a suplementos nutricionais. A eficácia de muitos deles não está comprovada cientificamente, mas seu uso tem o objetivo de ajudar o organismo a eliminar gordura e ganhar músculos.

Embora sejam comercializados sem controle em lojas especializadas, é importante consultar um especialista antes de comprar. A sobrecarga de certos nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado.

Importante também é não confundir suplementos nutricionais com esteroides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e cujo uso continuado causa disfunções sexuais e até câncer.

A seguir, as nutricionistas de São Paulo Alessandra Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Estudo da Obesidade, e Natalia Bisconti, especialista em nutrição nas doenças crônicas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, explicam o que são e como atuam no organismo os suplementos alimentares mais consumidos.

Albumina
O que é: substância extraída da clara do ovo, usada como auxiliar no ganho de massa muscular e recuperação pós-treino.
Como é encontrado: pó e tabletes.
Contraindicação: em dietas ricas em proteínas, porque pode ocorrer sobrecarga renal e hepática.
Comprovação científica: seu uso por pacientes desnutridos é eficaz durante a recuperação.

Arginina
O que é:
aminoácido que estimula a liberação do hormônio do crescimento. Desenvolve o músculo e ajuda a eliminar gordura.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: não é recomendado devido ao risco de sobrecarga renal.
Comprovação científica: não há.

BCAA
O que é
: conjunto de aminoácidos que auxiliam na recuperação do estresse muscular provocado pelo exercício.
Como é encontrado: cápsulas, pó e tablete.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: em atletas, previne infecções respiratórias.

Cafeína
O que é
: composto químico que atua como estimulante cerebral e termogênico. Auxilia na endurance do treino e melhora a performance.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: pode liberar excesso de adrenalina e levar à desidratação devido ao seu poder diurético. Estudos mostram que indivíduos podem ser prejudicados pelo seu poder viciante.
Comprovação científica: não há.

Creatina
O que é:
complexo de aminoácidos que proporciona melhor desempenho em atividades de força e auxilia na rápida recuperação de energia.
Como é encontrado: cápsulas, pó e líquido.
Contraindicação: embora os estudos não sejam conclusivos, sugere-se que o suplemento pode provocar lesões renais e hepáticas.
Comprovação científica: não há.

Glutamina
O que é:
aminoácido que auxilia no aumento de massa muscular e melhora da função imunológica.
Como é encontrado: pó.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: não há.

Proteínas
O que são
: suplementos à base de proteínas animais e vegetais, como whey protein (proteína extraída do soro do leite), soy protein (proteína isolada de soja) e barra de proteína (alimento enriquecido com proteínas animais e vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis). Fornecem nutrientes essenciais para o ganho de massa muscular e a recuperação pós-treino.
Como são encontrados: pó (whey e soy protein) e barras.
Contraindicação: não há, mas uma dieta rica em proteínas não é sinônimo de aumento de massa muscular. O ganho está mais relacionado à prática de física.
Comprovação científica: não há.

CUIDADOS NA HORA DA COMPRA

Antes de utilizar qualquer suplemento alimentar, procure orientação de um especialista, que poderá orientar e prescrever de forma adequada e individualizada, de acordo as suas necessidades.

Procure na embalagem a sigla MS seguida de um número que corresponde ao registro do produto no Ministério da Saúde.

clicrbs.com.br/vidasaudavel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…