Pular para o conteúdo principal

Suplementos Nutricionais

No reduto das academias, quem malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade costuma recorrer a suplementos nutricionais. A eficácia de muitos deles não está comprovada cientificamente, mas seu uso tem o objetivo de ajudar o organismo a eliminar gordura e ganhar músculos.

Embora sejam comercializados sem controle em lojas especializadas, é importante consultar um especialista antes de comprar. A sobrecarga de certos nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado.

Importante também é não confundir suplementos nutricionais com esteroides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e cujo uso continuado causa disfunções sexuais e até câncer.

A seguir, as nutricionistas de São Paulo Alessandra Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Estudo da Obesidade, e Natalia Bisconti, especialista em nutrição nas doenças crônicas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, explicam o que são e como atuam no organismo os suplementos alimentares mais consumidos.

Albumina
O que é: substância extraída da clara do ovo, usada como auxiliar no ganho de massa muscular e recuperação pós-treino.
Como é encontrado: pó e tabletes.
Contraindicação: em dietas ricas em proteínas, porque pode ocorrer sobrecarga renal e hepática.
Comprovação científica: seu uso por pacientes desnutridos é eficaz durante a recuperação.

Arginina
O que é:
aminoácido que estimula a liberação do hormônio do crescimento. Desenvolve o músculo e ajuda a eliminar gordura.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: não é recomendado devido ao risco de sobrecarga renal.
Comprovação científica: não há.

BCAA
O que é
: conjunto de aminoácidos que auxiliam na recuperação do estresse muscular provocado pelo exercício.
Como é encontrado: cápsulas, pó e tablete.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: em atletas, previne infecções respiratórias.

Cafeína
O que é
: composto químico que atua como estimulante cerebral e termogênico. Auxilia na endurance do treino e melhora a performance.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: pode liberar excesso de adrenalina e levar à desidratação devido ao seu poder diurético. Estudos mostram que indivíduos podem ser prejudicados pelo seu poder viciante.
Comprovação científica: não há.

Creatina
O que é:
complexo de aminoácidos que proporciona melhor desempenho em atividades de força e auxilia na rápida recuperação de energia.
Como é encontrado: cápsulas, pó e líquido.
Contraindicação: embora os estudos não sejam conclusivos, sugere-se que o suplemento pode provocar lesões renais e hepáticas.
Comprovação científica: não há.

Glutamina
O que é:
aminoácido que auxilia no aumento de massa muscular e melhora da função imunológica.
Como é encontrado: pó.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: não há.

Proteínas
O que são
: suplementos à base de proteínas animais e vegetais, como whey protein (proteína extraída do soro do leite), soy protein (proteína isolada de soja) e barra de proteína (alimento enriquecido com proteínas animais e vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis). Fornecem nutrientes essenciais para o ganho de massa muscular e a recuperação pós-treino.
Como são encontrados: pó (whey e soy protein) e barras.
Contraindicação: não há, mas uma dieta rica em proteínas não é sinônimo de aumento de massa muscular. O ganho está mais relacionado à prática de física.
Comprovação científica: não há.

CUIDADOS NA HORA DA COMPRA

Antes de utilizar qualquer suplemento alimentar, procure orientação de um especialista, que poderá orientar e prescrever de forma adequada e individualizada, de acordo as suas necessidades.

Procure na embalagem a sigla MS seguida de um número que corresponde ao registro do produto no Ministério da Saúde.

clicrbs.com.br/vidasaudavel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …