sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ajuda extra no emagrecimento

Efeito emagrecedor 

Na extensa lista da Anvisa, com 67 espécies noti cadas, existem as que ajudam a baixar o ponteiro da balança. “No geral, elas eliminam as toxinas pela ação diurética e aceleram o metabolismo, auxiliando no emagrecimento”, a rma Lucyanna Kalluf. A sensação de saciedade também é outro benefício das ervas. Determinados tipos são ricos em bras solúveis e formam um gel que, ao cair no estômago e intestino, preenche os espaços, dando a impressão de volume, de barriga cheia. “O uso mais comum é em chás, uma vez que as ores e folhas das plantas precisam ser colocadas em água quente para liberar seus princípios ativos. Depois dessa preparação, a bebida pode ser tomada até fria”, explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murto. Mas não adianta tomar chá o dia inteiro e abusar de uma alimentação rica em açúcares e gorduras. O ideal é associá-las a um cardápio de baixas calorias para otimizar os efeitos. Veja a seleção exclusiva de plantas que a nam e a maneira correta de usá-las em casa
CARQUEJA > a barriga é a primeira a sumi
Ela regula as atividades intestinais e, assim, evita a prisão de ventre, um dos motivos da barriguinha saliente. Também atua na quebra de gordura abdominal, onde há maior concentração de células adiposas (a gordura é eliminada pelas fezes). O corpo em geral dá uma murchada com a eliminação de líquidos. Como tomar: coloque 2,5 colheres (chá) de folhas de carqueja em 150 ml de água fervente, deixe em ebulição por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe o recipiente, deixe por 10 minutos e coe em seguida. Beba 3 xícaras do chá por dia. Contraindicações: a carqueja não é indicada para grávidas, pois promove contrações uterinas, nem para hipertensos e diabéticos. A planta provoca queda de pressão.
LARANJA AMARGA > acelera a queima de gordura 
São vários os compostos químicos que estimulam a taxa metabólica e auxiliam a perda de peso. A fruta contém pectina, fi bra solúvel que provoca sensação de saciedade. No intestino, também difi culta a absorção de carboidrato, colesterol e lipídios, evitando o acúmulo de gordura. Sua casca ainda contém sinefrina, substância que ajuda na queima de gordura. Como tomar: é preciso passar a casca da laranja amarga por um processo de maceração. Pique bem ou amasse-a com um pilão. Depois coloque duas colheres (chá) da casca macerada em 150 ml de água fria e deixe descansar por 24 horas. Coe a mistura em um tecido fi no. Tome 2 xícaras de chá por dia. Contraindicações: doses excessivas podem elevar a pressão arterial e alterar o ritmo cardíaco. Portanto, a laranja amarga não deve ser utilizada por portadores de doenças cardiovasculares.
GENGIBRE > poderoso moderador de apetite 
O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, eleva a temperatura de nosso corpo. Isso acelera o metabolismo e provoca a queima de gordura. Também aumenta a saciedade e diminui o apetite, impedindo os excessos. Como tomar: o correto é fazer uma decocção. Coloque 2 colheres (café) de gengibre picado em uma chaleira com 150 ml de água fria. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos. O recomendado é beber até 4 xícaras do chá por dia. Contraindicações: em excesso, o gengibre pode machucar o intestino. Se você faz uso de anticoagulantes, tem cálculo biliar, irritação gástrica ou hipertensão deve fi car longe desta raiz.
CAVALINHA > para afinar e desinchar 
Reconhecida por suas propriedades diuréticas, adstringentes e antiinfl amatórias, a cavalinha diminui a retenção de líquidos, ameniza a celulite e é altamente desintoxicante. Ajuda a baixar a ansiedade, fator que dispara a vontade de comer, por isso, é excelente coadjuvante nos processos de emagrecimento. Como tomar: faça a infusão de 1 colher (sopa) de cavalinha (folhas) em 150 ml de água. Tome 1 xícara de chá 4 vezes ao dia. Contraindicações: não é recomendada para gestantes, pessoas com sensibilidade à nicotina (uma das substâncias da composição) e com insufi ciência renal e cardíaca. O uso excessivo pode provocar irritação gástrica e no sistema urinário, diarreia, pressão baixa, taquicardia e ainda reduzir os níveis de vitamina B1.
ALCACHOFRA > tenha uma digestão mais tranquila 
Altamente digestiva, auxilia na desintoxicação do organismo, especialmente do fígado, regulando a atividade desse órgão e acelerando o metabolismo. Colabora na digestão de gorduras, tornando-as mais líquidas e difi cultando sua absorção pelo organismo. Como tomar: faça a infusão de 1 colher (sobremesa) de alcachofra (folhas) em 150 ml de água. Beba uma xícara de chá 3 ou 4 vezes ao dia. Contraindicações: pessoas com doenças da vesícula biliar e disfunções hepáticas.

13 comentários:

  1. ontem te perguntei sobre a garcinia pq justamente li uma materia parecida com essa,falando sobre chas, capsulas e farinhas...bom,minha cota de cha do dia aumentou,inclui o gengibre!mas confesso, sou uma mala pra tomar qq coisa...rssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!
    Acredito muito na fitoterapia, aliada com ingestão de água dá muita diferença mesmo! Desde o início da gestação (estou de 33 semanas) tenho tomado bastante chás (os liberados pela GO) e melhorei em tudo, na pele, no funcionamento do intestino e principalmente nos inchaços!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou começar a tomar carqueja ,ela regula o intestino e to precisando muito disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiiii lindinhaaa!! To de volta, com todo pique!! E vou precisar da tua ajuda...Passa lá!beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Não acho cavalinha aqui. =/
    Tive queda de pressão com a carqueja. =/

    Mas o de gengibre é maaaara!!!

    =*

    ResponderExcluir
  6. Miga, os meus chás acabaram geral...e como tá muito calor fico sem ânimo pra comprar. Não sou muito fã de chá gelado mas, fazer o quê? Sem os chazinhos tudo "tranca".

    beijooooossss

    ResponderExcluir
  7. . estou precisando de um certo "gás" para retomar o caminho da RA Rô, então imprimi a listinha e vi que posso tomar a carqueja, laranja amarga e alcachofra, os demais têm contraindicação para mim, valeu por sempre estar a postos para nos animar, até compartilhei no TT.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo um chazinho, Rô

    Gelado ou quente é tudo de bom*

    Meu preferido é o de erva doce, como diurético: chá verde.

    Beijus

    ResponderExcluir
  9. Tinha lido ontem, mas não tinha comentado. Excelente post, muito instrutivo aos teus leitores, parabéns, Rôsangela ! ivana.

    ResponderExcluir
  10. Pq sera q a maioria deles e amarga? Confesso, romo na marra pq sei q os beneficios compensam

    Bj paula beca


    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...