quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Erros que você deve evitar


1- Malhar de manhã, sem comer nada, queima mais calorias
Segundo o professor de educação física Ricardo Wesley, treinar de estômago vazio não é bom, já que o organismo utilizará a massa muscular como fonte de energia, ao invés de queimar gordura. “A médio e longo prazo, esse processo vai queimar cada vez menos calorias, e a pessoa passará a não emagrecer. O ideal é acordar um pouco mais cedo e tomar um café da manhã leve, cerca de uma hora e meia antes de ir para a academia. Pão integral, queijo branco, blanquet de peru e suco de frutas formam uma refeição completa, mas recomendo consultar um nutricionista, já que os objetivos e necessidades são individuais”, explica Ricardo.



As pesquisas apontam mais motivos para incluir o café da manhã na rotina. Publicado na revista científica "American Journal of Epidemiology", estudo norte-americano sugere que as pessoas que não tomam café da manhã são quatro vezes mais propensas a desenvolver obesidade do que aquelas fazem a refeição todos os dias. Os cientistas explicam que quem pula a primeira refeição do dia tende a consumir mais calorias ao longo do dia.

2- Para emagrecer é preciso ficar, pelo menos, duas horas por dia na academia
Segundo o professor da Cia Athletica Ricardo Wesley, a longo prazo, praticar atividades intensas (por exemplo, praticar spinning ou correr) por mais de 50 minutos seguidos pode até engordar. “Até completar os 50 minutos de exercícios intensos, o nível de testosterona se mantém elevado, enquanto o hormônio cortisol, responsável pelo estresse, decai. A partir de 50 minutos, a taxa de cortisol aumenta muito. Vale lembrar que pesquisas recentes indicam que níveis elevados de cortisol estimulam o acúmulo de gordura, principalmente na barriga, e a perda de massa muscular”, orienta o professor Ricardo. 

3- Não pratico musculação porque o treino queima poucas calorias
De acordo com o personal trainer Ricardo Wesley, enquanto é praticada, a musculação queima menos calorias do que os exercícios aeróbios. “A vantagem da musculação é proporcionar gasto calórico considerável quando a pessoa está em repouso. O treino mais recomendado deve incluir exercícios aeróbios, como caminhada, corrida e spinning, além da musculação”, explica o professor.



Para quem pratica as modalidades no mesmo dia e deseja perder peso, o preparador físico orienta a começar pela musculação e então seguir para os exercícios aeróbios. “A prática de duas modalidades no mesmo dia leva ao que chamamos de treinamento concorrente, quando uma atividade física interfere na outra. Para estimular a perda de peso, comece pela musculação, que demanda mais esforço e gasta mais calorias em repouso. Dessa forma, seu desempenho será melhor nas duas modalidades e o gasto calórico aumentará”, recomenda o preparado físico Ricardo Wesley.

4- Quando sinto que consigo levantar mais peso, aumento a carga dos aparelhos, mesmo sem orientação
As séries de musculação são propostas pelos professores levando em conta o nível em que o aluno se encontra. “Levantar mais peso do que está previsto na série personalizada não significa que você esteja superando limites de forma saudável, já que as articulações não estão preparadas para aquela carga. Fazer agachamentos com muito peso, por exemplo, pode lesionar a lombar e os joelhos. Além disso, pode haver sobrecarga em algum músculo da região que esteja mais apto, levando a dores e lesões”, orienta o professor. 

5- Malhar 3 vezes pode semana por 30 minutos é suficiente para perder peso
O preparador físico Ricardo Wesley explica que essa frequência de exercícios é indicada para evitar problemas de saúde, mas é preciso um pouco mais de empenho para ver o ponteiro da balança se mover. “Até para ser saudável é preciso dedicar-se mais. Hoje, o Colégio Americano de Medicina do Esporte também considera que é preciso praticar 30 minutos de exercícios, 5 vezes por semana, para ter o mínimo de saúde e qualidade de vida. Para perder peso seria ideal comprometer-se a praticar 1 hora de exercícios físicos, 5 vezes por semana”, diz Ricardo.



Ele explica que frequentar academia menos do que 3 vezes na semana pode ser um risco para o coração, já que recai na mesma questão dos atletas de final de semana, que se exercitam apenas aos sábados e domingos, e correm maior risco de sofrer infartos.
Segundo o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa, “se mantiver um bom condicionamento, melhorar a condição cardiorrespiratória, circulatória, muscular e fizer uma dieta, é possível jogar bola no fim de semana sem preocupações, mas frequentar academia poucas vezes na semana não trará benefícios”.

http://gnt.globo.com

Na minha humilde opinião:
Malhar 3x na semana traz muitos benefícios sim, mas a questão toda é a perda de peso, que fique claro que é a opinião do preparador físico, segundo ele precisamos nos exercitar todos os dias para perder peso...fica para analisarmos se ele está correto ou não.
E claro, optaria mil vezes malhar 3x na semana, do que ficar na frente da TV.
Entãooo bora mexer o corpinho para fazer o teste!!
Beijosss

12 comentários:

  1. ahn :/ 3x na semana não traz benefícios????
    Será?

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o post.. me ajudou muito a entender melhor.
    Não sei como fazer para colocar a Atividade Fisica na minha rotina...
    Trabalho das 8h as 18h saiu e vo p faculdade entro as 19h e saiu as 23h... sei q tem o horario da manha.. mas não consigo ter animo para isso... passo o dia pensando.. hj eu vo fazer AF.. mas ai qdo chega a hora que eu me propus a fazer me bate o desanimo.. ai gostaria de algumas dicas suas.. por favor...
    Super bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas.
    Tenho que aumentar um pouco mais na AF fisica entao ,faço 40 minutos de bike ,mais tem dias que faço 30 ,depende do animo.
    Vou me esforçar mais
    beijos

    ResponderExcluir
  4. "5- Malhar 3 vezes pode semana por 30 minutos é suficiente para perder peso" - Sou completamente contra essa parte!
    Um cara falando isso é a mesma coisa que simplesmente: é melhro ficar na frente da TV do que pegar o pouco tempo que vc tem pra ir na academia... desanimador Rô...

    Eu trabalho das 08 as 18:00 longe pra burro da minha casa... o tempo que eu tenho é 30 minutos e acho que ajuda e MUITO essa minha "ida" a academia...


    beijos linda! Saudade!

    ResponderExcluir
  5. Malhar 3x na semana traz muitos befefícios, mas a questão toda é a perda de peso, que fique claro que é a opinião do preparador físico, segundo ele precisamos nos exercitar todos os dias para perder peso...fica para analisarmos se ele está correto ou não.
    Entãooo bora mexer o corpinho para fazer o teste!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho que essa parte sobre malhar 3x por semana por 30 min foi exagero, acho que essa quantidade é valida sim, melhor do que nada!!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, eu fazia três vezes na semana e obtive resultados, sim. Só não foram tão rápidos.

    ResponderExcluir
  8. Ro... me tira uma duvida.. eu fico na academia cerca de 1:4o min..

    sempre vou, faço meu treino de musculação e depois faço aero (jump, fight, esteira ou bike)

    quando li ele falando que ficar mais de 50 min pode engordar fiquei preocupada...rs

    ResponderExcluir
  9. nénão.... tb fiquei preocupada com a informação acima.... mais que 50 minutos pode engordar...
    sempre fiz musculação pra queimar o tal glicogênio do músculo e só depois ia pro aeróbico pra queimar a pança... mas as vezes a gente se empolga e quer fazer outras aulas, e não voltar pra musculação... será que procede isso que ele disse????

    ResponderExcluir
  10. Bom, não sei se 3x por semana por 30 minutos resolvem, mas acho que melhor do que ficar em casa coçando, ah isso é sim!!!

    Que bom que comentou no meu blog Rô. Obrigada!

    Beijooos sua lindaa!!!

    ResponderExcluir
  11. dicas valiosas eu concordo plenamente com o educador físico , ele sabe demais...

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, precisamos nos mexer para ter uma vida saudável. Quanto a quantidades, tempo e tipo de treino, o profissional da educação física estuda, caso a caso, o mais apropriado para cada pessoa. Parabéns pelo post, Rô ! Grande beijo. Ivana.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...