segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O jeito certo de correr

Eu correndo na Maratona Paquetá Asics

O corpo inteiro precisa estar na posição certa durante o exercício. Saiba qual a postura ideal!

Sentido!

Pensa que só os pés trabalham enquanto você corre? Que nada. O corpo inteiro precisa estar na posição certa durante o exercício. E se não estiver? “Além de causar dores e do risco de contusões, a postura incorreta interfere no rendimento e faz a pessoa se cansar mais”, comenta a professora Clarice Penna Firme, da Cia. Athletica, no Rio de Janeiro. Esses são bons motivos para você manter a linha e escapar de erros comuns.

Braços
“Os cotovelos devem estar flexionados formando um ângulo de 90 graus, com o punho relaxado, a fim de ajudar no equilíbrio e na impulsão do corpo
para a frente”, explica Sidney Schapiro, ortopedista especializado em traumatologia do esporte.

Costas
Devem estar em alinhamento perfeito com o pescoço (relaxado, olhando para a frente), os ombros (abertos e soltos) e os quadris (encaixados). “O tronco pode estar levemente inclinado para a frente quando o objetivo é ganhar velocidade”, acrescenta Clarice Penna Firme.

Abdômen
Nem completamente relaxado, de maneira a entortar as costas, nem totalmente contraído, porque aí o corpo fica tenso e o movimento prejudicado. “A barriga levemente contraída ajuda a endireitar a região lombar e a esticar as costas, tornando o movimento mais efi ciente”, diz Clarice.

Joelhos
Cada vez que a perna é lançada para trás, dobre os joelhos. “Assim, você compensa a sobrecarga que a articulação sofre a cada contato com o chão e previne traumas por esforço repetitivo”, orienta a personal trainer Simone Diniz.

Pés
“A cada passada, o certo é tocar o solo primeiro com o calcanhar, transferir o peso para a planta do pé e, então, para os dedos, dando impulso para o
passo seguinte”, descreve Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, em São Paulo.

Revista Boa Forma

Precisa de um treino de corrida? AQUI TEM

9 comentários:

  1. Ro, vc sempre com dicas maravilhosas! Vou pra POA dias 2 e 3, para o Planeta Atlantida. Quem sabe a gente não se encontra? Topa?
    Bjos, Cris

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Tô amando aprender a correr...a gente pensa que nasce sabendo, ledo engano até pra correr temos que aprender!

    Um beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Dicas valiosasss!!! Estou amando seu blog...está me ajudando muito!!!bjão*

    ResponderExcluir
  4. Rosangela,
    Por enquanto, do jeito que estou pesada, correr nem pensar... rsrsrs
    Mas adoraria um dia conseguir correr. Acho tão saudável!
    Tenha uma ótima semana!
    Ah eu já ia esquecer... Sua barriguinha zero na foto está um arraso! Parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Como Sempre Maravilhosa!!! Obrigada pelo carinho! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei essa postagem! Parabéns... eu comecei a caminhar tem duas semanas, tive um probleminha digestivo (refluxo) e passei muito mal nesses dois dias e suspendi, mas logo que melhorar voltarei firme e forte na caminhada, agora correr vai demorar um pouco. Chego lá.
    Bjks e um ótimo dia.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...